Gesso: Quanto aplicar na formação e produção do cafeeiro?

0
175

Autores

Mariana Thereza Rodrigues VianaEngenheira agrônoma e doutora em Fitotecnia – Universidade Federal de Lavras (UFLA)marianatrv@gmail.com

Harianna Paula Alves de Azevedo Engenheira agrônoma e mestra e doutoranda em Fitotecnia – UFLAharianna_tp@hotmail.com

Plantação de café – Crédito: Ana Maria Diniz

A indicação de uso do gesso muitas vezes superestima seus efeitos, fazendo crer que o produto resolve ou traz vantagens para todos os casos. No entanto, na sua recomendação devem ser observados os resultados experimentais do uso em cafezais.

O uso do gesso agrícola nos cultivos brasileiros hoje já está bastante difundido. Os produtores, que antes não acreditavam nos seus benefícios, têm visto na prática todas as vantagens de utilizar este insumo nas lavouras.

A maioria dos solos brasileiros que são utilizados nos cultivos, atualmente, são ácidos e bastante pobres em alguns nutrientes, principalmente nas camadas subsuperficiais. E o gesso tem auxiliado no manejo dessas camadas mais profundas do solo.

Antes de tudo, análise de solo

A utilização do gesso agrícola deve ter por base a análise de solo na camada de 20 a 40 cm ou 30 a 60 cm. Assim, se apresentarem teores de Ca2+ menor ou igual a 0,4 cmolc/dm3, ou teor de Al3+ maior que 0,5 cmolc/dm3, ou saturação por Al3+ maior que 30%, deve-se proceder com a aplicação.

Para a aplicação é necessário utilizar alguns critérios, levando em consideração a textura do solo (Tabela 1) e o teor de fósforo remanescente (Tabela 2). Outro meio bem simples que pode ser utilizado é com base na necessidade de calagem, incorporando 25% da NC. Deve-se sempre lembrar de fazer a correção para a espessura da camada que se deseja corrigir, quando houver a possibilidade de incorporar ao solo.

Tabela 1. Necessidade de gesso (NG) de acordo com o teor de argila de uma camada subsuperficial de 20 cm de espessura.
Argila (%) NG (t/ha)
0 a 15 0,0 a 0,4
15 a 35 0,4 a 0,8
35 a 60 0,8 a 1,2
60 a 100 1,2 a 1,6

Para ler o restante deste artigo você tem que estar logado. Se você já tem uma conta, digite seu nome de usuário e senha. Se ainda não tem uma conta, cadastre-se e aguarde a liberação do seu acesso.