22.6 C
Uberlândia
domingo, abril 20, 2025
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosGrãosGHPD na Expocafé - Mais conhecimentos para os visitantes

GHPD na Expocafé – Mais conhecimentos para os visitantes

 

A Expocafé reuniu mais de 100 instituições, representadas por empresas de toda a cadeia produtiva do café, cooperativas, imprensa, pesquisa e também instituições de ensino como a Universidade Federal de Lavras ” UFLA.

Entre as instituições de pesquisa que estavam apresentando seus resultados, o Grupo de Estudos em Herbicidas, Plantas Daninhas e Alelopatia ” GHPD teve a oportunidade de representar o setor de Plantas Daninhas da UFLA. Na ocasião, o grupo realizou a divulgação de trabalhos realizados na universidade, assim como novas tecnologias na aplicação de defensivos agrícolas e também estratégias consorciadas no manejo de plantas daninhas na agricultura.

Minicursos

Durante a realização da maior feira do agronegócio café, o GHPD pôde oferecer aos cafeicultores minicursos que tinham por objetivo a capacitação e o treinamento. Na ocasião, os cafeicultores puderam esclarecer suas dúvidas, e também foram desmistificando alguns conceitos na área de herbicidas e plantas daninhas.

A atuação do GHPD não ficou restrita apenas à teoria – o grupo pôde demonstrar, na prática, as novas tecnologias de aplicação, os procedimentos mais seguros antes, durante e após a aplicação de defensivos agrícolas. A conscientização ambiental não foi esquecida durante a dinâmica de campo. Foram distribuídas cartilhas sobre como realizar a tríplice lavagem das embalagens de defensivos, e a forma correta de se retirar o equipamento de proteção individual (EPI).

Na estação de campo, foram demonstradas técnicas de controle de plantas daninhas e também aplicações importantes desta área aos cafeicultores, tais como o manejo integrado de controle de plantas daninhas e cuidados importantes na aplicação dos herbicidas para evitar a deriva, que pode causar grandes prejuízos às lavouras.

O GHPD ressalta a importância destes tipos de treinamento e capacitação aos produtores, visto que muitas das vezes os cafeicultores têm pouco acesso a estas informações e acabam realizando as atividades de maneira inadequada.

Capacitação dos cafeicultores na dinâmica de campo
Capacitação dos cafeicultores na dinâmica de campo

O descarte incorreto de embalagens, assim como a não utilização de EPI’s pode resultar em multas e outras penalidades ao produtor. Desta forma, o GHPD acredita que está desempenhando seu papel profissional e social, em difundir as informações que estão fora do alcance dos produtores, contribuindo, assim, para uma agricultura mais sustentável e rentável.

O GHPD é parceiro da revista Campo & Negócios, colaborando mensalmente com matérias convenientes à agricultura, assim como no aperfeiçoamento dos sistemas de produção agrícola.

Email: contato.ghpd@hotmail.com

Curta nossa pagina no Facebook: www.facebook.com/GHPD.UFLA

Essa matéria você encontra na edição de julho da Revista Campo & Negócios Grãos. Adquira o seu exemplar.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Programa Aplique Bem leva treinamento gratuito sobre defensivos agrícolas a produtores do Circuito das Frutas

Iniciativa para uso seguro de defensivos agrícolas une Instituto Agronômico, prefeitura da cidade de Jundiaí e a empresa americana Arysta LifeScience; agricultor será membro...

Poda programada do cafeeiro – Que vantagens há?

Adelber Vilhena Braga Administrador de empresas, cafeicultor e pós-graduando em Cafeicultura pelo IFsul de Minas, campus Muzambinho adelbervbraga@hotmail.com   A poda programada é um sistema desenvolvido para o...

Por que a olivicultura atrai produtores de todo o Brasil?

AutoresLuiz Fernando de Oliveira da Silva Engenheiro agrônomo, doutor em Fitotecnia, pesquisador e coordenador do Programa Estadual de Pesquisas em Olivicultura da Empresa de...

Café: Exportações de Conilon caem em janeiro, mas 24/25 caminha para o recorde

Em janeiro, o Arábica seguiu com um bom volume exportado, enquanto o Conilon teve forte recuo devido à menor oferta e demanda, à medida que compradores podem esperar a entrada da safra 25/26 para novas compras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!