22.8 C
Uberlândia
quarta-feira, julho 17, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosGrãosGHPD na Expocafé - Mais conhecimentos para os visitantes

GHPD na Expocafé – Mais conhecimentos para os visitantes

 

A Expocafé reuniu mais de 100 instituições, representadas por empresas de toda a cadeia produtiva do café, cooperativas, imprensa, pesquisa e também instituições de ensino como a Universidade Federal de Lavras ” UFLA.

Entre as instituições de pesquisa que estavam apresentando seus resultados, o Grupo de Estudos em Herbicidas, Plantas Daninhas e Alelopatia ” GHPD teve a oportunidade de representar o setor de Plantas Daninhas da UFLA. Na ocasião, o grupo realizou a divulgação de trabalhos realizados na universidade, assim como novas tecnologias na aplicação de defensivos agrícolas e também estratégias consorciadas no manejo de plantas daninhas na agricultura.

Minicursos

Durante a realização da maior feira do agronegócio café, o GHPD pôde oferecer aos cafeicultores minicursos que tinham por objetivo a capacitação e o treinamento. Na ocasião, os cafeicultores puderam esclarecer suas dúvidas, e também foram desmistificando alguns conceitos na área de herbicidas e plantas daninhas.

A atuação do GHPD não ficou restrita apenas à teoria – o grupo pôde demonstrar, na prática, as novas tecnologias de aplicação, os procedimentos mais seguros antes, durante e após a aplicação de defensivos agrícolas. A conscientização ambiental não foi esquecida durante a dinâmica de campo. Foram distribuídas cartilhas sobre como realizar a tríplice lavagem das embalagens de defensivos, e a forma correta de se retirar o equipamento de proteção individual (EPI).

Na estação de campo, foram demonstradas técnicas de controle de plantas daninhas e também aplicações importantes desta área aos cafeicultores, tais como o manejo integrado de controle de plantas daninhas e cuidados importantes na aplicação dos herbicidas para evitar a deriva, que pode causar grandes prejuízos às lavouras.

O GHPD ressalta a importância destes tipos de treinamento e capacitação aos produtores, visto que muitas das vezes os cafeicultores têm pouco acesso a estas informações e acabam realizando as atividades de maneira inadequada.

Capacitação dos cafeicultores na dinâmica de campo
Capacitação dos cafeicultores na dinâmica de campo

O descarte incorreto de embalagens, assim como a não utilização de EPI’s pode resultar em multas e outras penalidades ao produtor. Desta forma, o GHPD acredita que está desempenhando seu papel profissional e social, em difundir as informações que estão fora do alcance dos produtores, contribuindo, assim, para uma agricultura mais sustentável e rentável.

O GHPD é parceiro da revista Campo & Negócios, colaborando mensalmente com matérias convenientes à agricultura, assim como no aperfeiçoamento dos sistemas de produção agrícola.

Email: contato.ghpd@hotmail.com

Curta nossa pagina no Facebook: www.facebook.com/GHPD.UFLA

Essa matéria você encontra na edição de julho da Revista Campo & Negócios Grãos. Adquira o seu exemplar.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Safra agrícola bem planejada é mais lucrativa

Decio Zylbersztajn Membro do CCAS (Conselho Científico para Agricultura Sustentável), engenheiro agrônomo - economista agrícola e professor da Faculdade de Economia e Administração da USP/SP Tal...

Cafeicultores buscam informações, conhecimento e inovações na Femagri

Feira organizada pela Cooxupé aconteceu entre os dias 12 e 14 de fevereiro, em Guaxupé (MG) A cidade de Guaxupé (MG) foi o ponto de encontro de...

Fertilizantes organominerais diminuem perdas por volatilização de nitrogênio

Vanessa Junia Machado vanessajm@unipam.edu.br Carlos Henrique Eiterer de Souza carloshenrique@unipam.edu.br Engenheiros agrônomos, doutores e professores do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) O nitrogênio figura entre...

Microaspersão – Soluções para a crise hídrica

As mangueiras Santeno são planas, feitas com polietileno linear perfuradas a raio laser (maior precisão) para garantir a uniformidade dos emissores e a eficiência...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!