No Dia Mundial do Meio Ambiente, a Goodyear reforça o seu compromisso com a sustentabilidade. A empresa, uma das maiores fabricantes de pneus do mundo e que está presente no Brasil há mais de 100 anos, atua em prol do meio ambiente com uma série de práticas em suas plantas industriais no país e realiza várias ações para preservar os recursos naturais, desde a condução de seus processos na fabricação dos pneus, a utilização de matérias-primas sustentáveis, até o estabelecimento de parcerias com instituições focadas na conservação ambiental.
A Goodyear apoia um ecossistema saudável em sua cadeia de abastecimento e atua de forma proativa para gerenciar com responsabilidade os materiais utilizados em suas operações. A empresa está comprometida com as gerações futuras, buscando alternativas para atender as suas necessidades. “O cuidado com as pessoas e o meio ambiente são valores da Goodyear em nossa forma de gestão e são fortalecidos diariamente por meio de nossas práticas e projetos”, comenta o Gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Goodyear no Brasil, Jesualdo Bizoffi.
Ações que fazem a diferença
Entre as iniciativas da unidade industrial da empresa em Americana (SP, BR), destacam-se:
1. O Sistema de Reúso de Água no processo produtivo: Implantado em 2010, hoje 50% em média de toda água usada no processo de manufatura da unidade é reutilizada, passando por uma estação de tratamento de água (ETA) e distribuída para os processos produtivos, como a geração de vapor, resfriamento de borrachas, máquinas e motores.
2. Processo sustentável no Campo de Provas: Na área de pista molhada (Pistas de Frenagem, Skid Pad, North Approach (Teste wet Grip) e Área de Dinâmica Veicular, os testes são realizados com água de reúso, mantendo um sistema cíclico graças a um reservatório de água e bombas que possibilitam molhar de forma controlada a pista com lâmina de água, retornando ao reservatório após o uso.
3. Certificação de energia renovável: Desde abril de 2022, a Goodyear do Brasil estabeleceu um acordo para obter créditos internacionais de energia renovável para cobrir 100% da eletricidade comprada em sua planta em Americana.
4. “Aterro Zero” em suas plantas industriais: Desde 2007, 100% dos resíduos gerados na fábrica de Americana e, posteriormente, na fábrica de Santa Bárbara D’Oeste são enviados para destinação final ambientalmente correta, de acordo com as características dos resíduos, por meio de tecnologias de reciclagem, compostagem, coprocessamento, entre outros processos. Essa ação fortalece a responsabilidade da Goodyear ao longo de todo o ciclo de vida de seus produtos e processos.
Matérias-primas cada vez mais sustentáveis
A Goodyear também investe no desenvolvimento de soluções para as demandas de mobilidade e sustentabilidade. Em 2020, a empresa anunciou a meta de criar um pneu feito com materiais 100% sustentáveis em 10 anos. A companhia já conta com alguns produtos que sinalizam essa trajetória:
• Em 2022, a empresa lançou no Brasil o Wrangler Workhorse AT, pneu produzido no país que traz o óleo de soja em sua composição, em substituição aos derivados de petróleo. Algumas medidas do pneu para picapes e SUVs já estão disponíveis no mercado brasileiro.
• No mesmo ano, a Goodyear Tire & Rubber Company apresentou um pneu de demonstração, desenvolvido com 70% de sua composição a partir de materiais sustentáveis, como um tipo de sílica produzida com cinzas de casca de arroz. O pneu apresenta 13 ingredientes em nove componentes de pneus diferentes.
• Já no início de 2023, a Goodyear Tire & Rubber Company anunciou outro pneu de demonstração, desta vez com 90% de materiais sustentáveis, tendo 17 ingredientes em 12 diferentes componentes.
Conservação da biodiversidade
A empresa também apoia iniciativas de conservação da biodiversidade. Desde 2021, é parceira da ONG Onçafari, que tem como objetivo preservar a vida selvagem no Brasil. A Goodyear fornece pneus da linha Wrangler para os veículos usados nos passeios de safári na Caiman Pantanal. São pneus que têm excelente tração off-road e se adaptam a vários tipos de terrenos por onde percorrem.
Esse ano a parceria com o Onçafari evoluiu e serão instaladas 10 câmeras traps em pontos estratégicos dentro das instalações da Goodyear em Americana (SP), que conta com uma área de conservação de aproximadamente 180.000,00 m². Essa ação visa proporcionar um maior conhecimento científico dos animais selvagens, sem interferir no comportamento natural de cada espécie por meio do monitoramento.
A equipe do Onçafari poderá analisar a cada dois meses todas as informações captadas que contribuirão com a pesquisa e compreensão da vida silvestre presente no entorno.