Gotejamento subterrâneo, tecnologia que facilita o dia a dia no campo na produção de café arábica

0
111

Por Gabriela Terra, Especialista Agronômica Netafim

Gabriela Terra/Divulgação

A irrigação localizada já é realidade para muitos cafeicultores brasileiros, pois trás a oportunidade de produzir com mais segurança e qualidade ficando menos dependente de chuva em períodos críticos da cultura como a florada e enchimento dos frutos.

Com intuito de facilitar ainda mais o dia a dia do cafeicultor, o processo operacional das propriedades e redução de mão de obra, a Netafim criou o gotejamento subterrâneo para a cultura do café arábica, tecnologia já validada e consolidada, onde possuímos áreas com mais de 12 anos de instalação em regiões produtoras.

O gotejamento subterrâneo para a cultura do café arábica permite a irrigação e fertirrigação gota a gota diretamente nas raízes, além do maior aproveitamento das operações da fazenda como a colheita, poda, capina, desbrota, varrição de café do chão, incluindo menores danos com roedores e maior vida útil do sistema.

A Netafim possui produtos específicos para o gotejamento subterrâneo, que dispõe da tecnologia antisifão, que impede a sucção de partículas de fora para dentro do emissor. Foram anos de estudo para alcançar o protocolo ideal de enterrio dos tubos gotejadores que não causasse danos nos gotejadores e permitisse mantermos água disponível para as plantas.

Para a realizar o enterrio dos tubos gotejadores recomendamos realizá-los com implemento adequado, respeitando a distância de 30 a 40 centímetros da planta ao tubo gotejador e a profundidade de 10 a 20 centímetros, para que não se tenha risco de estrangulamento das raízes nos tubos gotejadores e ao mesmo tempo tenhamos água disponível para as plantas. Indispensável realizar o enterrio no momento adequado entre 1 ano e 1 ano e meio, para que não se tenha desestruturação das mudas recém-plantadas, e enterrio com solo úmido para evitar torrões de solo e dificuldade de percolação de água.

Além da importância e cuidados no momento do enterrio, é indispensável após o enterrio realizar a aplicação do herbicida Trifluralina via água de irrigação para evitar a intrusão radicular, sendo essa aplicação realizada 2 vezes ao ano, no início do estresse hídrico e após o término chuvoso, pois nesses momentos se tem menos água disponível no solo, as raízes procuram água e entram nos emissores. O gotejamento subterrâneo para a cultura do café arábica permite produzir mais gastando menos com manutenção e recursos da fazenda. Se você é produtor e se interessou pela tecnologia de gotejamento subterrâneo para a cultura do café arábica procure a Netafim ou os canais parceiros.