Grupo Vittia adquire a JB Biotecnologia

0
234
Soja – Créditos: shurtterstock

União das duas empresas aumenta a oferta de agentes macrobiológicos no campo e amplia presença do Grupo nesse setor, com foco em produtividade e sustentabilidade

O Grupo Vittia, empresa brasileira de fertilizantes especiais, inoculantes e defensivos biológicos com 50 anos de atuação, acaba de adquirir a JB Biotecnologia, companhia mineira que atua na produção, desenvolvimento e comercialização de agentes macrobiológicos para o manejo integrado de pragas na agricultura e silvicultura.

O mercado de controle biológico encontra-se em plena expansão no mundo e principalmente no Brasil, que soma nos dois últimos anos um crescimento de 100%, chegando a um total de R$ 1,033 bilhões na safra 2019/2020 (IHS Markit 2020*). Os produtos utilizados neste mercado se dividem em dois grandes grupos, os produtos microbiológicos e os macrobiológicos. Até o momento desta aquisição, o Grupo Vittia possuía um amplo portfólio de produtos microbiológicos. A JB Biotecnologia é uma empresa focada no mercado de produtos macrobiológicos. Com esta aquisição, o Grupo passa a possuir um portfólio completo para acessar e desenvolver o mercado de controle biológico, entregando ainda mais produtividade e sustentabilidade ao produtor rural e à sociedade.

O foco do Grupo Vittia é cada vez mais atuar de acordo com o seu compromisso com a sustentabilidade, garantindo mais produtividade ao agricultor. “A JB Biotecnologia, tem um profundo conhecimento voltado ao desenvolvimento de soluções para o controle de pragas, nos mercados de eucalipto, cana-de-açúcar, soja, milho e HF. Agora se unem à nossa experiência e acesso ao mercado, tendo o produtor rural como o principal beneficiado”, destaca o engenheiro agrônomo José Roberto Pereira de Castro, diretor de Marketing do Grupo Vittia.

Ampliação de soluções no mercado de macrobiológicos

A JB Biotecnologia é especializada na produção de agentes macrobiológicos (predadores e parasitoides) para o manejo integrado de pragas em culturas agrícolas e florestais, contribuindo para proteção dos cultivos e sustentabilidade do agronegócio. Atualmente, possui produtos registrados para o controle de mais de 15 pragas de grande relevância econômica. E a junção das operações trazem sinergias em pesquisa e desenvolvimento, capacidade produtiva, logística e acesso ao mercado.

“O uso dos agentes macrobiológicos do portfólio da JB Biotecnologia, associado aos produtos microbiológicos já desenvolvidos pelo Grupo Vittia, possibilitará um manejo integrado de pragas e doenças muito mais eficiente e sustentável frente ao manejo convencional. O controle biológico, com soluções provenientes da natureza, garante a produtividade e a qualidade dos cultivos visando a proteção da saúde humana e do planeta”, completa Castro.

Estão incluídas na aquisição as operações fabris da JB Biotecnologia, localizadas no município de Paraopeba – MG, contando hoje com a produção em massa dos seguintes agentes macrobiológicos: Trichogramma pretiosum; Trichogramma galloi; Telonomus podisi; Palmistischus elaiseis; Tetrastichus howardi; Chrysoperla externa. Sendo os últimos três, tecnologias de produção exclusivas da JB Biotecnologia. Além desses, outros organismos no pipeline de P&D estão em fase final de desenvolvimento.

Unem-se também ao Grupo Vittia o patrimônio humano e intelectual da JB Biotecnologia, liderado pelos diretores Bianca Vique e Júlio Cruz.

Sobre o Grupo Vittia

O Grupo Vittia, empresa brasileira de biotecnologia e insumos agrícolas, está presente há 50 anos no país com a missão de permitir aos produtores, ganhos de rentabilidade por área e melhoria do balanço socioambiental, entregando excelência em produtos e serviços para a agricultura.

Sempre expandindo sua atuação a favor do agronegócio por meio de pesquisa, tecnologia e desenvolvimento, o Grupo, dedicado à produção de insumos de alta tecnologia para a agricultura, conta com diversos produtos nas linhas de inoculantes (fertilizantes biológicos), defensivos biológicos, fertilizantes foliares, fertilizantes organominerais, condicionadores de solo, micronutrientes granulados para solo e sais para a agricultura e pecuária.

Atuando por meio das marcas Vittia, Biosoja, Samaritá, Biovalens, Vitória Fertilizante e agora JB Biotecnologia, o Grupo possui oito unidades industriais localizadas em São Joaquim da Barra (2), Serrana, Ituverava e Artur Nogueira, no estado de São Paulo, e em Uberaba, Paraopeba e Patos de Minas, no estado de Minas Gerais. Atualmente, conta com cerca de 900 colaboradores entre equipes administrativas, de produção e especialistas de campo. Comprometido com os princípios da sustentabilidade, o Grupo visa criar valor por meio da inovação e ampliação de negócios com aquisições estratégicas no mercado. Em 2020, a prévia de faturamento do Grupo é de R﹩ 578 milhões no Brasil (valor sujeito a variações em função do processo de auditoria).

Para mais informações acesse nosso site: https://www.vittia.com.br e acompanhe nossas redes sociais em: youtube.com/grupovittia; Instagram: @grupovittia; linkedin.com/company/grupo-vittia; facebook.com/grupovittia/