26.6 C
Uberlândia
sexta-feira, junho 14, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesGuia de Qualidade da Farinha aprofunda relações

Guia de Qualidade da Farinha aprofunda relações

Trigo – Crédito: shurtterstock

Desenvolvida pela Abitrigo, em parceria com a Biotrigo, publicação visa informar os produtores e cerealistas sobre os processos realizados na farinha de trigo pela indústria moageira

A Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo) e a empresa Biotrigo Genética produziram, em parceria, o Guia de Qualidade da Farinha, publicação que possui enfoque na qualidade do trigo sob aspecto reológico, adequando-o a diferentes aplicações.

O objetivo do guia é informar os produtores e cerealistas sobre os processos realizados na farinha de trigo pela indústria moageira, considerando o cenário atual de crescimento populacional e o consequente aumento no consumo do cereal. “O guia possui o propósito de aprofundar e especializar a relação do campo com os fabricantes”, ressalta o presidente-executivo da Abitrigo, Rubens Barbosa.

O presidente explica, ainda, que grande parte da qualidade dos produtos da indústria se define pelas especificações do trigo, o que, por sua vez, depende da escolha de cultivares na semeadura. “Ao definir melhor seus padrões de qualidade já na fase inicial, surgem oportunidades de melhoria na qualidade e custos da cadeia como um todo”.

A união da cadeia também foi um fator levado em consideração para a produção do Guia de Qualidade da Farinha, como reforça o superintendente da Abitrigo, Eduardo Assêncio. “Iniciativas focadas em informar o produtor sobre as demandas que ocorrem na ponta da cadeia são fundamentais. Quanto mais fizermos essa integração, mais conseguiremos fazer com que a cadeia tritícola caminhe de uma forma homogênea e gerando valor em todos os seus elos”.

A produção deste guia recebeu a colaboração de diversos moinhos associados da Abitrigo, que representam 70% da moagem brasileira, segundo o representante de relações institucionais e coordenador de projetos da Associação, Silvio César Souza. “Esses moinhos entenderam a importância da criação desse material, demonstrando o quão relevante é a qualidade do trigo para se desenvolver uma boa farinha”.

“Nós acreditamos que a informação gera conhecimento e queremos fazer com que o produtor, um elo muito importante dessa cadeia, saiba da importância dessas análises e classificações”, finaliza a gerente de desenvolvimento de produto para indústria da Biotrigo, Kênia Meneguzzi.

ARTIGOS RELACIONADOS

Nitrogênio de liberação lenta ou controlada

A batata apresenta cadeia de produção crescente. A maior parte da produção brasileira ...

Influência do Azospirillum na cana-de-açúcar

  Valéria Rosa Lopes Engenheira agrônoma e doutora em Produção Vegetal agroval@yahoo.com   O gênero Azospirillum é um dos mais conhecidos e estudados no mundo entre as bactérias promotoras...

SAFRA MINEIRA DE GRÃOS – Sai a primeira previsão para a safra 2015/2016: recorde histórico

  Próxima colheita deve ter volume de 12,86 milhões de toneladas. Os dados fazem parte do primeiro levantamento de safra da Conab   Minas Gerais deve...

Longping High-Tech lança Forseed, sua nova marca premium de sementes

A Longping High-Tech apresentou no último dia 29 de maio sua nova marca comercial que irá abrigar o portfólio de híbridos de milho que...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!