25.6 C
Uberlândia
quarta-feira, dezembro 11, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesGuia de Qualidade da Farinha aprofunda relações

Guia de Qualidade da Farinha aprofunda relações

Trigo – Crédito: shurtterstock

Desenvolvida pela Abitrigo, em parceria com a Biotrigo, publicação visa informar os produtores e cerealistas sobre os processos realizados na farinha de trigo pela indústria moageira

A Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo) e a empresa Biotrigo Genética produziram, em parceria, o Guia de Qualidade da Farinha, publicação que possui enfoque na qualidade do trigo sob aspecto reológico, adequando-o a diferentes aplicações.

O objetivo do guia é informar os produtores e cerealistas sobre os processos realizados na farinha de trigo pela indústria moageira, considerando o cenário atual de crescimento populacional e o consequente aumento no consumo do cereal. “O guia possui o propósito de aprofundar e especializar a relação do campo com os fabricantes”, ressalta o presidente-executivo da Abitrigo, Rubens Barbosa.

O presidente explica, ainda, que grande parte da qualidade dos produtos da indústria se define pelas especificações do trigo, o que, por sua vez, depende da escolha de cultivares na semeadura. “Ao definir melhor seus padrões de qualidade já na fase inicial, surgem oportunidades de melhoria na qualidade e custos da cadeia como um todo”.

A união da cadeia também foi um fator levado em consideração para a produção do Guia de Qualidade da Farinha, como reforça o superintendente da Abitrigo, Eduardo Assêncio. “Iniciativas focadas em informar o produtor sobre as demandas que ocorrem na ponta da cadeia são fundamentais. Quanto mais fizermos essa integração, mais conseguiremos fazer com que a cadeia tritícola caminhe de uma forma homogênea e gerando valor em todos os seus elos”.

A produção deste guia recebeu a colaboração de diversos moinhos associados da Abitrigo, que representam 70% da moagem brasileira, segundo o representante de relações institucionais e coordenador de projetos da Associação, Silvio César Souza. “Esses moinhos entenderam a importância da criação desse material, demonstrando o quão relevante é a qualidade do trigo para se desenvolver uma boa farinha”.

“Nós acreditamos que a informação gera conhecimento e queremos fazer com que o produtor, um elo muito importante dessa cadeia, saiba da importância dessas análises e classificações”, finaliza a gerente de desenvolvimento de produto para indústria da Biotrigo, Kênia Meneguzzi.

ARTIGOS RELACIONADOS

Produção de sorgo é alternativa viável no período de poucas chuvas

Resistente à seca e às altas temperaturas, multifuncionalidade do sorgo garante renda para o produtor neste cenário de falta de água   Importante fonte nutricional para...

Exportação de amendoim in natura cresce 38% em 2020

No acumulado de janeiro a dezembro de 2020, o setor de amendoim in natura apresentou resultado positivo em sua balança comercial. Dados da ComexStat, organizados pela ABICAB, mostram um resultado superavitário de US$ 314,4 milhões.

Equipamentos e a importância da capacitação dos operadores

Autor Rômulo José Nicolau Engenheiro mecânico e consultor técnico – Momesso Você certamente já sabe que o investimento em equipamentos de tratamento de sementes de...

Liberado trigo transgênico no Brasil

A CTNBio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança) aprovou, no ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!