Guia do café em português será lançado durante a Semana Internacional do Café

0
695
Crédito Divulgação

A Semana Internacional do Café (SIC), que será realizada entre os próximos dias 16 a 18, em Belo Horizonte (MG), será palco do lançamento da 4ª edição do Guia do Café, que é o mais abrangente e prático material do mundo como fonte para o comércio internacional de café.

Desenvolvido pelo International Trade Center (ITC), por meio de sua iniciativa Alliances for Action, o guia em português teve a colaboração de mais de 70 especialistas e organizações do setor cafeeiro de todo o mundo, e contém informações da semente à xícara, traçando um caminho para um futuro mais sustentável para a indústria.

O lançamento oficial será no dia 17, entre 14h30 às 17h30, nos stands D17 e F18, do Sistema Fairtrade. Esta nova edição do Guia do Café atualiza as tendências da última década, especialmente em qualidade, digitalização, mudanças climáticas, finanças e risco e preferências do consumidor. Também apresenta dados recentes da indústria, que classifica os números de produção e consumo por segmento de qualidade do café (padrão, premium e especializado) em vez da classificação tradicional de dados arábica/robusta.

O guia foi concebido para ser uma ferramenta prática para produtores, exportadores e demais interessados para apoiar uma transformação positiva do setor. Pode ser acessado globalmente e sem carregar. O material também foi desenvolvido em inglês, francês e espanhol.

A tradução foi facilitada graças ao apoio da Coordenadora Latino-Americana e do Caribe de Pequenos Produtores e Trabalhadores de Comercio Justo (CLAC), Organização Internacional do Café (OIC) e a Specialty Coffee Association (BSCA).

“Para a OIC, é muito importante ser incluído em iniciativas inclusivas. Do produtor ao consumidor, as pessoas precisam ser educadas. Para este guia, alteramos o nome e removemos a palavra ‘exportadores’. O guia é acessível a todos, em toda a cadeia de valor, e estamos orgulhosos em fazer parte disso”, destacou Vanusia Nogueira, diretora executiva da OIC.

“A pandemia fez com que o setor cafeeiro questionasse sua forma tradicional de fazer negócios, criando desafios e oportunidades para os pequenos produtores. Os consumidores procuram agora produtos mais limpos e sustentáveis. À medida que os negócios recomeçam on-line, as cooperativas de pequenos agricultores estão agora explorando mercados que antes eram difíceis para eles acessarem”, enfatizou João Mattos, diretor comercial da CLAC.

PEQUENOS PRODUTORES – Durante a SIC, a Associação das Organizações de Produtores Fairtrade do Brasil (BRFAIR) e a CLAC terão uma programação voltada ao Comércio Justo, que a partir do próximo ano terá uma campanha voltada ao mercado interno brasileiro para os produtos certificados Fairtrade. Será uma nova oportunidade de acesso a mercados, ampliando a geração de renda e transformando vidas.

Os pequenos produtores são a espinha dorsal da indústria, mas pelo menos 5,5 milhões vivem abaixo da linha de pobreza de US$ 3,20 por dia. O programa Alliances for Action do ITC, por meio de sua parceria com a CLAC, a OIC e outros parceiros importantes da indústria estão trabalhando ativamente para unir esse conhecimento para fechar essa lacuna, com ações como a divulgação do Guia do Café e outros projetos e programas no setor cafeeiro, que funcionam no apoio aos produtores de café e micro, pequenas e médias empresas na América Latina e no mundo todo.

Outra ação da CLAC e da BRFAIR, que conta com diversas parcerias, entre elas da ITC, é a realização da 8ª Edição do Golden Cup, que reconhece os melhores cafés Fairtrade do Brasil. A cerimônia de premiação será no dia 16, durante a SIC, a partir de 17h30, ao final do fórum “Sustentabilidade e Qualidade: construindo um futuro justo”.

Essa é uma oportunidade de fomentar relacionamentos com potenciais compradores e conectar produtores diretamente para comerciantes e torrefadores. As amostras vencedoras são levadas para importantes feiras internacionais, como a Specialty Coffee Expo (EUA) e World of Coffee (Europa).

Programação da CLAC e da BRFAIR na SIC

Dia 16 a 18 (quarta a sexta-feira)

Degustação de produtos licenciados; tasting dos finalistas do Golden Cup, apresentação de produtos FAIRTRADE, reuniões e encontros de negócios e visita de caravanas de produtores(as) – (Stands D17 e F18)

Dia 16/11 (quarta-feira)

17h30 às 19h – Fórum “Sustentabilidade e Qualidade: construindo um futuro justo” e premiação do Golden Cup Brasil – (Auditório Conexão)

Dia 17/11 (quinta-feira)

8h30 até 12h – Capacitação: Critérios de Café para Organizações de Pequenos Produtores Fairtrade – exclusiva para os produtores do Comércio Justo

14h30 às 17h30 – Lançamento da 4ª edição em português do Guia do Café – (Stands F17 e F18)

16h às 18h – Cupping com finalistas da 8ª edição do Golden Cup – (Sala de Cupping)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!