23.3 C
São Paulo
quinta-feira, junho 30, 2022
- Publicidade -
-Publicidade-
Inicio Revistas Hortifrúti Híbrido ideal de cenoura de verão

Híbrido ideal de cenoura de verão

 

Laércio Boratto de Paula

Engenheiro agrônomo, DSc em Fitotecnia e professor de Olericultura do IF Sudeste de MG – câmpus Barbacena

lpboratto@yahoo.com.br

Todas as empresas que comercializam sementes híbridas têm, no seu portfólio, boas opções, como cenoura resistentes ao pendoamento precoce e à incidência de anomalias de modo geral, notadamente da raiz - Crédito Shutterstock
Todas as empresas que comercializam sementes híbridas têm, no seu portfólio, boas opções, como cenoura resistentes ao pendoamento precoce e à incidência de anomalias de modo geral, notadamente da raiz – Crédito Shutterstock

A cenoura é uma hortaliça de clima frio, com uma faixa ótima de temperatura variando de 10 a 25º C. Embora existam cultivares e híbridos adaptados às condições tropicais e subtropicais, pode-se dizer que o verão, especialmente em regiões mais quentes, não é a melhor condição de plantio de cenoura.

A associação de alta temperatura e alta umidade, típicas do verão, favorece a incidência de doenças fúngicas, notadamente a chamada “queima das folhas“, causada por um complexo de patógenos que compreende dois fungos (Alternaria dauci e Cercospora carotae) e uma bactéria (Xanthomonas hortorum pv carotae).

Prejuízos

Essa doença provoca a desfolha da planta, causando reflexos negativos na produção e na qualidade das raízes de cenoura. Um detalhe relacionado à temperatura é a síntese de carotenoides, que é maior numa faixa de 16 a 25º C.

Carotenoides são um grupo de substâncias relacionadas ao caroteno, que são pigmentos naturais. Na cenoura, são os carotenoides que dão a cor alaranjada típica, especialmente o β-caroteno. Estes carotenos, por sua vez, são precursores da vitamina A, e também poderosos antioxidantes naturais.

Assim, cenouras cultivadas no verão, em altas temperaturas, tendem a ser menos coloridas, ter um nível menor de pigmentação e, consequentemente, de carotenoides. Por fim, pode-se inferir também que temperaturas superiores a 30º C, de maneira geral, reduzem o ciclo vegetativo, afetando o desenvolvimento da raiz.

Características ideais do híbrido de verão

Além do bom potencial produtivo, que seria uma característica óbvia, uma maior resistência a doenças, especialmente a chamada “queima das folhas“, a boa conformação e uniformidade da raiz, uma coloração mais uniforme (tanto interna como externamente) e, se possível, níveis maiores de caroteno, são características desejáveis do híbrido de cenoura de verão.

Todas as empresas que comercializam sementes híbridas têm, no seu portfólio, boas opções, como cenoura resistentes ao pendoamento precoce e à incidência de anomalias de modo geral, notadamente da raiz.

Devem-se buscar aquelas com bom histórico de produção na região, de empresas que ofereçam as melhores condições ao produtor e que sejam idôneas e responsáveis.

Cuidados visando uma boa produção

Os cuidados exigidos para uma boa produção não diferem muito dos exigidos em qualquer época: escolha de híbridos/cultivares mais adaptados à condição climática local, preparo adequado da área de plantio (fator de suma importância para a cenoura), correção e adubação (com macro e micronutrientes, de preferência) baseados numa boa análise de solo (precedidas de uma amostragem de solo bem feita), escolha de boas sementes, semeio feito de modo adequado, execução correta dos tratos culturais (irrigação, manejo fitossanitário e manejo de plantas invasoras, entre outros que se fizerem necessários), colheita feita no momento certo, e um bom beneficiamento.

Devemos levar em consideração que o verão não é a época mais adequada de se cultivar cenoura. Sendo assim, um cultivo nesta época deve ser feito procurando resguardar, ao máximo, qualquer tipo de estresse à cenoura, para que a cultura possa expressar um bom potencial produtivo.

Essa matéria completa você encontra na edição de outubro da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Clique aqui e adquira já a sua!

 

Inicio Revistas Hortifrúti Híbrido ideal de cenoura de verão