18.1 C
São Paulo
segunda-feira, agosto 8, 2022
-Publicidade-
Inicio Revistas Hortifrúti Híbridos de cebola - Maior durabilidade pós-colheita

Híbridos de cebola – Maior durabilidade pós-colheita

Nathalia Campos Vilela Resende

Graduanda em Agronomia pela UFLA, membro do Núcleo de Estudos em Genética e Melhoramento de Plantas (GEN) e do grupo PET-Agronomia UFLA

nathcvr@gmail.com

Lucas Alexandre Batista

Graduando em Agronomia pela UFLA e membro do GEN

lukasp01@hotmail.com

 

 Crédito Luize Hess
Crédito Luize Hess

Atualmente, a cebola híbrida vem mostrando aumento substancial no seu cultivo, e vários têm sido os motivos para tal. Dentre eles destaca-se que as cultivares híbridas são melhoradas para regiões específicas, o que permite o seu cultivo em diversas partes do País.

Além de diversas características favoráveis de pós-colheita, a cebola híbrida também apresenta elevada produção, e em algumas cultivares várias resistências associadas.Ademais, apresentam maior uniformidade, rendimento e acabamento dos bulbos.

Dentre as características de pós-colheita, o maior período de conservação dessa cebola tem destaque. Isso é evidente, pois permite ao agricultor armazená-la por mais tempo, e assim ter a possibilidade de vendê-la em épocas de preço mais elevado.

Outra característica de suma importância da cebola híbrida seria a característica de precocidade que diversas cultivares possuem. Isso significa que, hoje, o agricultor consegue colher a cebola entre 90 e 95 dias após o plantio.

Portanto, ela dá a oportunidade ao agricultor de apresentar o produto ao consumidor com antecipação. Dessa forma, ele pode obter melhores preços e oferecer ao consumidor a cebola em épocas do ano na qual se tem déficit no mercado.

Características da cebola híbrida

A elevada produtividade da cebola híbrida é umas das características que mais atrai o produtor desta hortaliça. Tal produtividade é explicada justamente pela heterose ou vigor de híbrido que proporciona essa superioridade.

Ademais, a precocidade, aliada à uniformidade da lavoura, proporcionam ao produtor uma maior lucratividade, que poderá comercializar em várias épocas do ano. Soma-se a essa questão a maior vida de prateleira que os híbridos de cebola garantem, podendo ser armazenadas por até seis meses sem que haja nenhum tipo de dano.

A qualidade do bulbo da cebola é também característica dos híbridos. A resistência a pragas e doenças que são inseridas nesses híbridos é outroatributo que atrai os produtores.

Investimento

O manejo da cebola híbrida varia de acordo com a cultivar utilizada, sendo que algumas são mais exigentes em disponibilidade hídrica,enquanto outras têm exigência maior em adubação.

Com um maior investimento em manejo, consegue-se explorar com mais eficiência o máximo potencial produtivo da cebola híbrida.Entretanto, alguns estudos mostram que não há diferença no manejo de cebola híbrida e convencional, sendo a variação entre elas mostrada apenas na resposta de cada uma em produtividade.Desse modo, destaca-se como um investimento necessário somente a obtenção da semente híbrida,que tem um preço mais elevado devido à complexidade de produção.

Crédito Fernando Gomes
Crédito Fernando Gomes

Entre uma e outra

A obtenção de híbridos é um tanto quanto trabalhosa, sendo necessário, primeiramente, a obtenção das linhagens, cada qual com as características desejadas, que darão origem ao híbrido.

Posteriormente, faz-se o cruzamento para assim obter o híbrido simples. Portanto, devido ao trabalho e tecnologia envolvidos no processo de obtenção de sementes híbridas de cebola, esta tem um custo mais elevado, se comparado à semente de cebola convencional. Entretanto, esse valor se torna irrisório, já que a produtividade é praticamente o dobro da convencional.

Adubação

A cebola híbrida reduz a demanda de nitrogênio devido a sua alta capacidade produtiva quando comparada com cebolas de polinização aberta, e também pelo grande número de híbridos adaptados a diferentes regiões de cultivo no Brasil.

Embora não recomendada a utilização de resgate de sementes por mais de três plantios consecutivos, suas médias produtivas podem ser maiores.

A redução da adubação nitrogenada em cebola híbrida pode chegar a 60% na adubação nitrogenada de cobertura, gerando uma produtividade de até 90%, quando comparada à adubação convencional para cebolas de polinização aberta.

Produtividade

A produtividade da cebolicultura está diretamente ligada ao nível tecnológico usado pelos produtores, e dentre as tecnologias empregadas durante o cultivo está a semente, que pode influenciar, e muito, na produtividade de cebola.

A produção de cebola com semente híbrida pode gerar uma produtividade em torno de 60 a 100 toneladas por hectare, enquanto que sementes de polinização aberta possuem médias produtivas de 20 toneladas por hectare, com teto produtivo máximo de 60 toneladas.

 

Essa matéria completa você encontra na edição de novembro 2017  da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira já a sua para leitura integral.

Inicio Revistas Hortifrúti Híbridos de cebola - Maior durabilidade pós-colheita