14.3 C
Uberlândia
segunda-feira, julho 15, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiHíbridos: Novidade no mercado mamoeiro

Híbridos: Novidade no mercado mamoeiro

Autora

Deniete Soares MagalhãesPós-doutoranda na Universidade Federal de Lavras (UFLA)denieteagro@yahoo.com.br

Mamão – Crédito: Sérgio David

Durante quatro décadas, desde as primeiras introduções dos mamoeiros dos grupos Solo e Formosa no País, as áreas de cultivo se basearam em cerca de uma dezena de variedades e apenas um híbrido, sendo este importado (Tainung nº 01).

Devido à falta de alternativa quando da escolha de cultivares e híbridos comerciais para o plantio, cujos frutos atendam tanto às exigências do mercado nacional quanto internacional, o interesse por sementes híbridas produzidas internamente no Brasil aumentou consideravelmente, principalmente para o grupo Formosa, para reduzir a dependência dos produtores por sementes importadas, o que elevava o custo de produção.

Assim, o lançamento de novos híbridos de mamoeiro adaptados às condições do Brasil se revelou uma excelente alternativa devido ao seu desempenho superior a campo, com altas produtividades e qualidade superior, e em alguns casos com variedades resistentes a doenças que atacam o mamoeiro, muitas vezes com alto grau de agressividade.

Vantagens dos híbridos

As principais vantagens dos mamões híbridos em relação às variedades convencionais são o maior vigor e produtividade, alcançando produtividade média superior a 120 t/ha/ano. Além disso, os híbridos apresentam outras vantagens, como teores de sólidos solúveis mais altos, normalmente acima de 12 °Brix, polpa suculenta e de consistência firme, com coloração variando de vermelho a vermelho-alaranjado.

Tais características contribuem para aumentar a atratividade perante o consumidor e indústria, promovem maior resistência ao transporte e vida útil de prateleira, entre outras. O peso médio dos frutos variando de 1.200 a 2.400 gramas é outra vantagem que possibilita o atendimento de quase metade da demanda do mercado brasileiro, que prefere os tipos Formosa, de maior tamanho e peso.

Opções

Atualmente, no Brasil estão disponíveis mais facilmente no mercado sementes dos híbridos Tainung nº 1 e Calimosa, sendo este último o primeiro híbrido lançado no Brasil. Existem ainda outros híbridos disponíveis, cadastrados no Registro Nacional de Cultivares (RNC), todos pertencentes ao grupo Formosa. 

Viabilidade

[rml_read_more]

Embora o custo de produção de mamoeiros híbridos seja alto, quando comparado às variedades (cerca de 35% a mais), especialmente devido ao custo das sementes e sua maior demanda nutricional, a rentabilidade final tende a superar as variedades, graças à alta eficiência em utilização dos fertilizantes e a alta produtividade, que pode alcançar o dobro das variedades.

O sucesso do uso dos híbridos, tanto como monocultivo quanto em consórcio, se deve principalmente à alta produtividade e qualidade dos frutos, especialmente quando se visa mercados com melhor remuneração.

A demanda por frutos do grupo Formosa no mercado externo tem aumentado consideravelmente nos últimos anos. Essa melhor aceitação se deve, em grande parte, pelo fato desses híbridos se adequarem melhor às exigências de qualidade para exportação.

ARTIGOS RELACIONADOS

Alfaces especiais

Dentre as hortaliças folhosas, a alface representa a mais popular e consumida em todo o planeta ...

Mercado de biológicos está se consolidando no Brasil

A produção nacional de alimentos deve crescer e o mercado de biológicos vai no mesmo caminho.

Escolha: Semente ideal para milho safrinha

O milho safrinha, ou de segunda safra, é semeado entre os meses de janeiro a abril, normalmente após a colheita de soja, sendo cultivado nos Estados do Paraná, São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.

Esteiras ganham mercado agro no Brasil

Sistema de rodagem compacta bem menos o solo, o que possibilita produtividade maior das lavouras; Pivot comercializa maquinário da Soucy em Goiás e Minas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!