22.2 C
Uberlândia
segunda-feira, março 17, 2025
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiHíbridos são as melhores opções na escolha de repolho

Híbridos são as melhores opções na escolha de repolho

 

Ivanilson Scalzer

Técnico agrícola e gerente de irrigação da Coopeavi

 

Híbridos são as melhores opções na escolha de repolho - Crédito Shutterstock
Híbridos são as melhores opções na escolha de repolho – Crédito Shutterstock

O híbrido de repolho apresenta melhor aproveitamento de plantas, resistência maior, mais rendimento por área, maior produtividade, resultando em menos perdas finais e, ao mesmo tempo, mercado mais acessível, já que a qualidade do produto atende as exigências dos consumidores finais.

Em algumas regiões do Brasil o plantio de repolho ocorre durante o ano todo, mas o período mais indicado ainda é o inverno.

Manejo dos híbridos

A plantação dos híbridos é feita com um espaçamento menor que os demais repolhos, já que as plantas apresentam um crescimento padronizado. O manejo em geral varia muito de cada tipo de sementes híbridas, pois cada uma tem características peculiares.

Em geral, o espaçamento recomendado para os produtores do Espírito Santo é de 35 por 40 cm.

Mais produtividade

Existe um acréscimo considerável de produtividade no plantio de híbridos, devido ao espaçamento menor e ao crescimento padronizado das plantas. Na região serrana do Espírito Santo, em geral, os produtores já adotaram o híbrido como padrão, e por isso, não há dados recentes de repolhos comuns para comparar com o híbrido.

Opções interessantes

A Coopeavi trabalha com algumas variedades de híbridos. Atualmente, disponibilizamos para os nossos cooperados sementes de híbridos como: Green Valley, Avatar e Musashi.

O Green Valley tem uma coloração verde azulada, precoce, resistente a xanthomonas e a rachadura, com ótimo pós-colheita. Em regiões acima de 600 metros de altitude (região fria) o repolho é plantado durante todo o ano, enquanto em regiões abaixo de 600 metros de altitude (região quente) o semeio é mais indicado para os meses de abril até o dia 15 de julho.

O Musashi também tem características bem parecidas com a variedade Green Valley. Já o Avatar é indicado para regiões frias e quentes, quando o plantio pode ser feito durante todo o ano. No período do verão há um pequeno risco, devido ao calor.

Essa variedade é resistente a xanthomonas, tem coloração verde azulada, é resistente a rachaduras, tem boa “cerosidade“ de folha e é mais resistente no momento do transporte.

Crédito Coopeavi
Crédito Coopeavi

Investimento

Para produzir um produto de qualidade há a necessidade de investir em diversas frentes, como mão de obra, fertilizantes, preparo do solo, irrigação, controle sanitário, Equipamentos de Proteção Individual (EPI), caixas para armazenar o produto final e o transporte até um centro de compras, como a Ceasa.

No total, o produtor precisa investir, em média, R$ 7 mil por hectare.

Viabilidade

Em uma boa lavoura de repolho hibrido, o horticultor colhe cerca de três mil caixas por hectare. O produtor tem que vender cada caixa, no mínimo, por R$ 5,00. O mercado do repolho é muito instável, há uma variação muito grande de preço da caixa de repolho, e por isso o híbrido ganhou quase 100% do mercado capixaba.

Com uma planta mais homogênea e qualidade padronizada o produtor consegue vender a produção com mais facilidade e a um preço maior.

 

Essa matéria completa você encontra na edição de março da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira a sua para leitura completa.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Novo diagnóstico avalia o manejo do solo no sistema plantio direto

A Rede de Pesquisa SoloVivo busca desenvolver ferramentas para a avaliação do sistema plantio direto em propriedades rurais e microbacias hidrográficas. Seguindo este caminho...

Sistema de previsão da requeima evita danos maiores

  A requeima é a principal doença da cultura da batata, e muito fácil de diagnosticar. Entretanto, é importante que seja detectada o mais cedo...

Como controlar a sigatoka amarela na bananeira

José Clélio de Andrade Engenheiro agrônomo, DSc.e pesquisador da Epamig - Lavras jclelio@epamig.br Os prejuízos são da ordem de 50% da produção, podendo atingir 100%, uma...

Agrocinco apresenta sua linha de híbridos

  A Agrocinco, neste ano, apresentou os maracujás híbridos da Embrapa: BRS Sol do Cerrado, BRS Rubi do Cerrado e BRS Gigante Amarelo. Atualmente, este...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!