23.3 C
São Paulo
terça-feira, julho 5, 2022
- Publicidade -
-Publicidade-
Inicio Revistas Hortifrúti Hidroponia reduz o consumo de água e mão de obra

Hidroponia reduz o consumo de água e mão de obra

 

Adriano de Lima Mendes

Técnico agrícola especialista em hidroponia

adrianohidro2008@hotmail.com

Hidroponia reduz o consumo de água em 70% - Crédito Alinor
Hidroponia reduz o consumo de água em 70% – Crédito Alinor

Quando se fala em hidroponia, logo surge a ideia de que tudo deve ser bem protegido e vedado, sem nenhum tipo de vazamento no sistema de irrigação e coletores por inteiro, ou seja, um sistema onde a água aplicada é toda absorvida pelas plantas.

Já os nutrientes e água não absorvidos voltam para o reservatório de solução nutritiva ou de água, eliminando por completo as perdas por lixiviação, já que se trata de um ambiente controlado.

Há pouco tempo comparamos dois tipos de cultivo de alface: a céu aberto e em hidroponia. Montamos uma bancada de alfaces de dois metros largura por seis metros de comprimento, e criamos um canteiro com a mesma dimensão, cada um com 260 plantas. O teste da hidroponia gastava 80 litros de água a cada dois dias, enquanto oconvencional gastava 170 litros de água por dia.

O primeiro fator responsável por isso é que a hidroponia compõe um sistema de irrigação todo fechado, sem perdas por lixiviação ou deriva. Há, ainda, o fato de que tudo o que não é absorvido pelas plantas volta para o reservatório, por meio dos coletores.

Por fim, esse tipo de cultivo traz uma economia de, no mínimo, 60% de água e mão de obra. Um grande exemplo claro é a hidroponiaonde trabalho ” lá, apenas uma pessoa toma conta de 30 mil pés de alfaces, enquanto no sistema convencional seriam necessárias, no mínimo, quatro pessoas para a mesma produção.

Baseado nessa realidade, acredito que a hidroponia é o futuro da produção agrícola, especialmente em se tratando da falta de água, que já foi vivida de perto em tempos recentes. Garanto que esta é uma tecnologia que vale a pena.

 

Essa matéria você encontra na edição de janeiro da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Clique aqui para adquirir já a sua.

Inicio Revistas Hortifrúti Hidroponia reduz o consumo de água e mão de obra