Hora de definir a segunda safra

0
111

Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

idalinepessoa@hotmail.comJosé Celson Braga Fernandes

Engenheiro agrônomo e doutorando em Biocombustíveis – UFU/UFVJM celsonbraga@yahoo.com.br

Girassol – Crédito Shutterstock

O Brasil é um País que tem apresentado uma grande diversidade climática. Nesse aspecto, suas extensões territoriais têm contribuído para esse fator, podendo assim realizar diversos plantios com diversas culturas agrícolas.

Atualmente, os plantios agrícolas no Brasil dependem exclusivamente das condições climáticas. A chuva, por exemplo, é o fator principal para os nossos plantios. Em regiões onde a chuva tem se prolongado, junto às condições climáticas favoráveis, esses plantios são realizados em dois momentos.

Por exemplo, na safra de soja 2020/21 na região do Cerrado, o plantio iniciou entre os meses de outubro e novembro do ano de 2020, sendo colhida no ano de 2021. Em seguida entra a cultura safrinha, que aproveita o restante do período de chuvas, portanto, resultando em uma nova colheita.

Para esse momento são utilizadas diversas culturas, que vão de acordo com o planejamento agrícola, rotação de culturas e disponibilidade de recursos. Lembrando que essas nomenclaturas referindo à safra 2020/21 são oriundas dos órgãos responsáveis, como a CONAB.

Programação

Antes de tudo, o produtor deve ter um planejamento de sua propriedade. Assim ele determinará o que será plantado na safra e safrinha. Esse entendimento e escolha vão depender muito das oscilações do mercado, como a valorização da cultura que se pretende trabalhar e a situação do clima econômico atual.

O produtor ainda deve se perguntar: Quais insumos serão usados na produção e como está o mercado para estes materiais? Como está a base alimentar? Então, a partir desses e outros questionamentos o agricultor deve buscar a melhor cultura que possa trazer desempenho, resultando sempre em eficiência e custo-benefício favorável.

Como escolher a cultura

Definido seu planejamento, a escolha do material é de suma importância. É neste momento que o produtor estará tomando suas decisões sobre quais culturas escolher. Dependendo do tamanho da área e o manejo escolhido, podemos encontrar produtores que têm utilizado mais de uma cultura na safrinha.

Para ler o restante deste artigo você tem que estar logado. Se você já tem uma conta, digite seu nome de usuário e senha. Se ainda não tem uma conta, cadastre-se e aguarde a liberação do seu acesso.