16.6 C
Uberlândia
quarta-feira, maio 29, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioAnimaisApiculturaHorizontina sedia o 1º Seminário de Meliponicultura

Horizontina sedia o 1º Seminário de Meliponicultura

Divulgação

A região Noroeste do Rio Grande do Sul vai receber pela primeira vez um seminário voltado às abelhas sem ferrão. Promovido pela Associação de Meliponicultores do Vale do Alto Taquari (Amevat), o evento contará com uma programação diversificada na cidade de Horizontina. Além de palestras com nomes renomados, serão oferecidas diversas oficinas relacionadas às atividades da meliponicultura, como a confecção de cosméticos com produtos e subprodutos dessas abelhas também conhecidas como nativas. Ocorrerão, ainda, ações de conscientização sobre a importância em preservar as mais de 300 espécies existentes no Brasil, fundamentais para a manutenção da biodiversidade e conservação do meio-ambiente.

O Primeiro Seminário Noroeste de Meliponicultura vai acontecer nos dias 29 e 30 de abril e contará com uma exposição de mais de 25 espécies de abelhas sem ferrão e degustação dos diversos tipos de méis. Já as palestras abordarão temas relevantes para o setor. O engenheiro agrônomo Paulo Conrad vai falar sobre “A realização harmoniosa entre plantas e abelhas, polinizações, comportamentos e etapas de vida das abelhas”. O doutor Mikhael Marques, professor da pós-graduação de Fitoterapia e plantas Medicinais da Escola de Educação Permanente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, e a doutora em Ciências Agrárias, Genna Souza, coordenadora do Setor de Meliponicultura da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, trarão o tema “Confecção de cosméticos, meliproduto: Propriedades terapêuticas dos produtos das abelhas sem ferrão”. E o doutor Althen Teixeira Filho, professor do Instituto de Biologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), vai palestrar sobre “Sistema nervoso, Fauna, Edáfica, Abelhas e Agrotóxicos”.

O presidente da Amevat, Nelson Angnes, informa que durante o seminário ocorrerá o Primeiro Concurso Estadual do Melhor Mel das ASF”. O público que participar do evento também terá a oportunidade de ganhar mudas de árvores, estacas e sementes apícolas. O evento será realizado no CTG Carreteiros de Horizonte.

ARTIGOS RELACIONADOS

Toledo anuncia unidade mista de pesquisa da Embrapa

A UMIPI vai funcionar no Biopark, parque tecnológico de Toledo, e promoverá estudos para que a empresa pública conheça a realidade e as demandas dos setores e cadeias produtivas.

ISLA participa do 2º Campo Acelerador de Inverno

O principal destaque da marca no evento será a Beterraba Merlot.

My Wood Home, agora em versão online

O congresso My Wood Home nasce como sendo o maior evento da América ...

Portfólio completo e atuação pela cadeia da horticultura serão destaque da Isla

  Na constante missão de disponibilizar um portfólio completo em sementes para horticultura e atuar para o desenvolvimento de toda a cadeia, a Isla Sementes...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!