18.1 C
São Paulo
sexta-feira, agosto 12, 2022
-Publicidade-
Inicio Eventos Horizontina sedia o 1º Seminário de Meliponicultura

Horizontina sedia o 1º Seminário de Meliponicultura

Divulgação

A região Noroeste do Rio Grande do Sul vai receber pela primeira vez um seminário voltado às abelhas sem ferrão. Promovido pela Associação de Meliponicultores do Vale do Alto Taquari (Amevat), o evento contará com uma programação diversificada na cidade de Horizontina. Além de palestras com nomes renomados, serão oferecidas diversas oficinas relacionadas às atividades da meliponicultura, como a confecção de cosméticos com produtos e subprodutos dessas abelhas também conhecidas como nativas. Ocorrerão, ainda, ações de conscientização sobre a importância em preservar as mais de 300 espécies existentes no Brasil, fundamentais para a manutenção da biodiversidade e conservação do meio-ambiente.

O Primeiro Seminário Noroeste de Meliponicultura vai acontecer nos dias 29 e 30 de abril e contará com uma exposição de mais de 25 espécies de abelhas sem ferrão e degustação dos diversos tipos de méis. Já as palestras abordarão temas relevantes para o setor. O engenheiro agrônomo Paulo Conrad vai falar sobre “A realização harmoniosa entre plantas e abelhas, polinizações, comportamentos e etapas de vida das abelhas”. O doutor Mikhael Marques, professor da pós-graduação de Fitoterapia e plantas Medicinais da Escola de Educação Permanente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, e a doutora em Ciências Agrárias, Genna Souza, coordenadora do Setor de Meliponicultura da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, trarão o tema “Confecção de cosméticos, meliproduto: Propriedades terapêuticas dos produtos das abelhas sem ferrão”. E o doutor Althen Teixeira Filho, professor do Instituto de Biologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), vai palestrar sobre “Sistema nervoso, Fauna, Edáfica, Abelhas e Agrotóxicos”.

O presidente da Amevat, Nelson Angnes, informa que durante o seminário ocorrerá o Primeiro Concurso Estadual do Melhor Mel das ASF”. O público que participar do evento também terá a oportunidade de ganhar mudas de árvores, estacas e sementes apícolas. O evento será realizado no CTG Carreteiros de Horizonte.

Inicio Eventos Horizontina sedia o 1º Seminário de Meliponicultura