27.3 C
Uberlândia
sexta-feira, julho 19, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesHortitec 2024: soluções da BASF para proteção dos plásticos apoiam agricultura sustentável

Hortitec 2024: soluções da BASF para proteção dos plásticos apoiam agricultura sustentável

Divulgação

Produtos que oferecem proteção e longa vida aos plásticos agrícolas fazem parte do portfólio de soluções da BASF que será levado à edição deste ano da Hortitec, Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas, que será realizado entre 19 e 21 de junho, em Holambra. A empresa destaca a tecnologia Tinuvin® NOR®, estabilizantes à luz inovadores e de alta performance para os filmes utilizados em plasticultura, podendo estender a vida útil de filmes que estão expostos à radiação solar intensa, calor e agroquímicos.

As soluções convencionais de estabilização a luz não são eficazes nessas condições desafiadoras, devido à sua limitada resistência aos agroquímicos, enxofre elementar e produtos de desinfecção. “Quando os filmes estão expostos à intensa radiação solar e aos agroquímicos, uma série de reações complexas em cadeia fazem com que os plásticos agrícolas comecem a se degradar e, finalmente, se tornem quebradiços, podendo até romper. Quando adicionados ao polímero, os estabilizantes a luz Tinuvin® NOR® neutralizam essas reações em cadeia complexas e interrompem a propagação da reação. Isso protege os filmes agrícolas, em particular as coberturas de estufa, e amplia sua durabilidade” explica Daniella La Torre, especialista técnica de aditivos para plásticos da BASF.

O plástico é utilizado em uma ampla gama de aplicações na agricultura, como as coberturas de estufa, filmes para mulching, tubos de irrigação e para silagem. A proteção e durabilidade dos filmes plásticos estabilizados com aditivos da linha Tinuvin® NOR apoiam o aumento da produtividade, da qualidade do cultivo e reduzem o desperdício de plástico, tornando os agricultores mais competitivos.

Um dos destaques do portfólio é o estabilizante Tinuvin® NOR® 356, que beneficia os agricultores que utilizam tratamento de culturas com enxofre elementar e os compostos aprovados para agricultura orgânica certificada para prevenir doenças de plantas e a fertilização do solo, pois protege o filme agrícola, beneficiando com maior produtividade e com um cultivo mais sustentável.
Proteção para maior qualidade das bananas

A BASF também vai levar para a Hortitec o filme plástico para proteger as bananas da ação do inseto Tripes. A solução inovadora e sustentável, desenvolvida em parceria com a Braskem e a Unesp (Universidade Estadual Paulista), protege a qualidade visual da fruta, gerando maior lucratividade ao produtor.

A proteção tem ação repelente graças a um aditivo anti-UV e deve ser colocada desde a formação da flor da banana até a colheita para evitar o ataque do Tripes, que causa marcas e erupções na casca da banana. O filme de rápida instalação, pode ser reutilizado por duas safras e é 100% reciclável.

ARTIGOS RELACIONADOS

Gustavo Barrilli, diretor executivo da HGS BioScience, fala na Hortitec 2024

Mais um entrevista da Hortitec 2024 disponível para você!

BASF e 3tentos realizam operação inédita

Em parceria inédita no mercado agrícola, a BASF e a 3tentos, grupo gaúcho do agronegócio ...

BASF impulsiona a agricultura brasileira

No cenário atual, onde a inovação e a parceria são os pilares para o crescimento sustentável do setor agrícola, a BASF emerge como uma figura central na condução das estratégias que moldam o futuro da agricultura no país.

Manejo campeão da BASF

O Brasil conheceu nesta quinta-feira os sojicultores que deixaram o seu legado ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!