Hortitec é sucesso de público mais uma vez

0
291
Créditos Adrielle Teodoro

A 26ª edição da Hortitec- Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas – alcançou as expectativas em número de participantes e de expositores. A maior e mais importante mostra de horticultura da América Latina contabilizou a participação de 29.298 visitantes e de 420 empresas expositoras do Brasil e do exterior. A edição 2019 aconteceu de 26 a 28 de junho, no Parque da Expoflora, em Holambra (SP).

Segundo o diretor da RBB e coordenador da Hortitec, Renato Opitz, o diferencial esteve, mais uma vez, na qualidade do público visitante. E isso se dá, reiteradas vezes, porque grande parte dos convites é distribuída pelos próprios expositores aos atuais e potenciais clientes, o que acaba por fomentar os negócios do setor.

Como prioritariamente visita o evento quem tem real interesse em produzir flores, frutas e hortaliças e demais culturas intensivas, a Hortitec ratifica-se, ano a ano, como passagem obrigatória para produtores interessados em conhecer tecnologias, inovações, lançamentos para mercado hortifrutícola, podendo, ao mesmo tempo, trocar experiências, fazer e programar negócios a curto, médio e longo prazos.

“Na Hortitec 2019 trabalhamos com a expectativa de gerar de R$ 110 milhões em negócios, e acreditamos que este volume poderá ser até superado neste período pós-evento, considerando o feedback dos expositores”, avalia Renato Opitz. 

A 27ª edição já tem data e lugar: vai acontecer de 17 a 19 de junho de 2020.

Mostra de tecnologia

Nos cerca de 30 mil m² da exposição, produtores de hortaliças, flores, frutas, florestais, mudas, empresas e prestadores de serviços encontraram os mais importantes fornecedores de estufas, máquinas, equipamentos e insumos diversos, as tecnologias mais inovadoras em produtos e serviços e muita possibilidade de atualizar contatos, analisar o mercado, trocar informações, se capacitar, realizar e programar negócios em curto médio e longo prazo. 

Em meio às soluções de climatização e refrigeração, estufas para cultivo protegido, ferramentas, fertilizantes, mudas e substratos, os visitantes conheceram novidades em irrigação e aquecedores, insumos, sementes e telas em plásticos, embalagens, vasos e poços artesianos, além de muita consultoria técnica e informática a serviço do produtor.

Capacitação 2019

Além de apresentar as novidades do setor, paralelamente ao evento aconteceu o Painel Embrapa sobre “Inovação e Negócios 2019: Hortaliças e Sustentabilidade”.

Acadian

O futuro já chegou

Para Marcos de Oliveira Bettini, doutor em Agronomia e diretor comercial da Acadian do Brasil, a participação da Hortitec tem todo sentido para a empresa. “Durante o evento temos a oportunidade de nos aproximar tanto dos clientes finais quanto de parceiros comerciais. Já no primeiro dia nos deparamos com novos clientes e possibilidades de bons negócios e até o final da feira tivemos ótima visitação e movimento, o público presente foi de alta qualidade, interessado e ligado a regiões específicas do Brasil”, pontua.

Inovação

A Acadian é uma empresa que prima por inovação, e por isso apresentou sua tecnologia BioSwitch de bioativação de plantas por meio de produtos com extratos da alga Ascophyllum nodosum. A Acadian Plant Health, divisão agrícola da Acadian Seaplants Ltda se fundamenta em quatro pilares, Inovação, Enfoque em sustentabilidade, Relação ganha-ganha com distribuidores e clientes e Investimos no fortalecimento da própria equipe.

Dia de Campo da Agristar

Referência para horticultores atrai visitantes de todo o Brasil

Pelo segundo ano consecutivo, o Open Field Day bateu recorde de visitação e recebeu mais de três mil visitantes, que estiveram no campo demonstrativo da Agristar do Brasil entre os dias 26 e 28 de junho, realizado simultaneamente à Hortitec, maior feira de horticultura da América Latina. Na ocasião estiveram expostas mais de 190 variedades, entre produtos comerciais, pré-comerciais e em testes, em quase 8.820 m² de culturas a campo aberto, cerca de 1.700 m² de estufas, e hidroponia.

A Agristar do Brasil é a empresa referência no desenvolvimento e comercialização de sementes de hortaliças, frutas e ervas e neste ano levou 13 novas opções de materiais para os produtores do setor.

Agrivalle apresenta seus lançamentos na 26ª Hortitec

O pioneiro Shocker e Auin CE são alguns dos principais destaques apresentados durante os dias de feira

Sempre palco para novidades, o evento, que foi realizado no Parque de Exposições da Expoflora, contou com o lançamento de novos produtos, técnicas inovadoras para aplicação de fertilizantes, bioestimulantes e um destaque especial para os biológicos, como é o caso da Agrivalle, empresa de biológicos e fertilizantes especiais que, de forma inovadora, apresentou o primeiro fungicida microbiológico composto por três organismos (duas bactérias e um fungo).  “Shocker é considerado uma evolução das ferramentas de controle biológico, pois permite um aumento do espectro de ação do produto”, destaca o gerente de portfólio, Wagner Coladel.

Segundo a empresa, a solução reduz a capacidade de instalação das doenças, favorecendo o desenvolvimento de raízes sadias que irão explorar melhor o solo, gerando, consequentemente, plantas mais saudáveis e que podem expressar o máximo do seu potencial produtivo com mais eficiência e sanidade.

AgroCultivo

De onde saem as maiores produtividades

Na Hortitec, a Agrocultivo chegou apresentando as tecnologias do filme da Plastika Kritis, com sete camadas. Combinando a tecnologia de sete camadas com um novo sistema para evitar a formação de gotículas na superfície interna do filme de estufa e ao mesmo tempo evitando a névoa que às vezes é criada em estufas cobertas com filmes anti-gotejamento, a Plastika Kritis desenvolveu de forma exclusiva e inédita o EVO AC, uma gama de filmes com efeito anti-gotejamento e anti-neblina muito duradoura.

Ao contrário dos tradicionais filmes anti-gotejamento, em que a migração gradual de aditivos da massa do filme resulta na perda da propriedade anti-gotejamento dentro de 1,5 a dois anos, os aditivos dos filmes EVO AC não migram e permanecem ativos por um período muito mais longo, resultando na redução de fungos e da condensação das estufas.

AgroVivaz

Morango com sabor e qualidade

A Agrovivaz é importadora e distribuidora exclusiva  das  mudas de morango da Empresa Viveros California da Espanha. “A Hortitec é o momento perfeito para a difusão de tecnologias, conhecimento e troca de experiências entre o consumidor e as empresas, com muitos contatos efetivos. Considero este um evento ímpar no Brasil, e o mais esperado pela maioria das empresas que dele participam”, avalia Dário Pauletto, diretor técnico da AgroVivaz.

“ Estamos no terceiro  ano de Hortitec e finalizando as vendas das mudas do ano de 2019 com pleno sucesso e com toda a segurança. Por isso, destacamos a questão da qualidade, produtividade  e vigor de plantas. Para a quarta temporada 2020 já estamos programando fazer as plantas chegarem em fevereiro de 2020, e com isso estamos iniciando as vendas a partir de outubro/novembro próximo”, salienta Altair Zotti, diretor comercial da AgroVivaz. 

Aqua do Brasil

Tecnologias atraem olhares interessados

A Hortitec superou todas as expectativas da Aqua do Brasil. “Mais do que uma grande exposição do que há de mais moderno em tecnologia, a Hortitec é um grande ‘ponto de encontro’ entre produtores, clientes, parceiros e amigos do setor. Na feira tivemos a oportunidade de realizar uma extensão daquilo que fazemos em campo, e de forma didática apresentar resultados, além de compartilhar momentos agradáveis com nossos clientes e destacar nosso pioneirismo com a linha Química Verde®”, conta Luciano Gasparini, diretor geral da empresa.

Ainda segundo ele, o estande da empresa recebeu visitas de distribuidores e agricultores de diversos Estados e de países da América Latina. “Para 2020 planejamos muito mais – estamos buscando um espaço mais amplo, além de inúmeras novidades e atrações para nossos clientes”, antecipa.

BASF

Oferta completa em proteção de cultivos e sementes

A BASF apresentou novidades durante a Hortitec, a feira mais importante do setor na América Latina. A multinacional indicou um novo aliado no controle de pragas, como traças e lagartas, nos cultivos de tomate, batata, entre outras hortaliças e frutas.

O inseticida Verismo® é uma novidade para aplicação em hortifrúti. Com modo de ação diferenciado e altamente eficiente, age no controle das principais pragas dos cultivos recomendados.

“Verismo® chegou forte ao mercado HF, com alta eficácia contra pragas como a lagarta-rosca, traça-do-tomateiro e curuquerê-da-couve. O inseticida possui autorização de uso para 25 cultivos, entre frutas e hortaliças. Esta solução é uma ótima opção de manejo de resistência e controle de importantes pragas”, afirma Rodrigo Pifano, gerente de Marketing de Cultivos HF & Citros da BASF.

Bayer

Novidades que surpreendem

A edição da Hortitec de 2019 foi bastante positiva para a Bayer. Fábio Maia, gerente de marketing de frutas, vegetais, café, citrus e tabaco na Bayer Crop Science, conta que o estande recebeu um número maior que o esperado de visitantes, com muita gente interessada em conhecer as novidades. “Tivemos produtores principalmente querendo ter mais informações sobre o inseticida Sivanto® Prime, que recentemente recebeu a extensão de sua bula e agora pode ser usado no controle de pragas em 11 culturas, dentre frutas, folhosas, tubérculos e outros”, pontua.

O princípio ativo de Sivanto possui um modo de ação diferenciado, pois age dentro do sistema nervoso do inseto e não existe nenhum produto no mercado com esta tecnologia. Outro diferencial é que ele pode ser utilizado tanto no solo quanto na folha. O especialista menciona, ainda, que a formulação do produto é SL, líquido solúvel.

Bejo

A marca forte de sementes

Líder em sementes de beterraba e cenoura de inverno, a Bejo Sementes levou para a Hortitec suas novidades em sementes de cebola e alface. Larissa Zago, marketing da empresa, conta que a Bejo tem opções disponíveis em sementes de cebola para todas as regiões do Brasil, de Norte a Sul, e que em alfaces contam com duas cultivares crespas, duas mimosas e uma americana, e vem muito mais por aí.

Pesquisa e dedicação marcam a Bejo no mercado. “Somos uma empresa apaixonada pelo que faz, e por isso investimos muito em pesquisa e todos os colaboradores são extremamente comprometidos e envolvidos em entregar o melhor para o produtor rural, pois sabemos que a produtividade dele é a nossa também”, explica Larissa.

Biolchim

De mãos dadas com o horticultor

Lucien de Paula Corrêa, diretor da Biolchim, finalizou a Hortitec com êxito. “A Hortitec 2019 atingiu plenamente os nossos objetivos, uma vez que pudemos interagir com clientes das mais diversas regiões do Brasil, aumentando nossa sensibilidade sobre as várias questões conjunturais e estruturais que envolvem o setor de HFF na atualidade”, revela.

A Biolchim apresentou aos visitantes da Hortitec 2019 toda a sua gama de produtos, incluindo lançamentos recentemente introduzidos no mercado brasileiro, sempre focados na alta eficácia agronômica, associados à inovação tecnológica.  

Brandon

Especialista em altas produtividades

Paul Mullins, CEO da Brandon, deu uma entrevista exclusiva à Campo & Negócios durante sua participação na Hortitec, no estande da Defensive & Agrovant: “A Brandon trabalha desde 2005 com a Defensive no Brasil, uma longa história de sucesso e parceria. Começamos com um produto chamado Seacrop, depois veio o Searootz, Terramar e esse ano nosso novo produto é o Martello, da família de bioativos marinhos que a Defensive traz para o mercado brasileiro. Fabricado pela Brandon, na Irlanda, o objetivo do produto Martello é atingir as áreas que sofrem com altas temperaturas. Em evidência estava também o produto Terramar (muito utilizado para amenizar os efeitos causados por fatores abióticos), que tem como matéria-prima a alga Ascophyllum nodosum. O produto Martello passou por um processo de fabricação, em que a alga Ascophyllum nodosum foi modificada para trabalhar exclusivamente contra situações extremas de altas temperaturas”.

Cross Link

Avanços rumo ao futuro

Para o gerente comercial da Cross Link, Gilberto Trigo, o balanço da Hortitec 2019 foi muito positivo: “Tivemos contatos com muitos produtores de várias regiões do Brasil. Neste ano percebemos que a feira voltou a ser frequentada por um número maior de produtores, além de técnicos e comerciantes, o que sempre é importante para realização de negócios e apresentação do nosso portfólio e soluções aos produtores”, avalia.

Neste ano a empresa apresentou o Captain 500 WP, um fungicida sintético orgânico de amplo espectro de ação, voltado principalmente para os mercados de maçã, uva, tomate, etc. Também foi a oportunidade de apresentar a empresa Gowan, que recentemente adquiriu a Cross Link. “A Gowan já era nosso parceiro de longa data no Brasil, e agora está presente na continuidade e aprimoramento de suas atividades no mercado de HF no Brasil”, finaliza Gilberto Trigo.

Daymsa

Onde a produtividade vem em primeiro lugar

A Daymsa chegou com tudo à Hortitec. E foi sua linha de soluções de alta tecnologia a responsável por deixar o estande sempre cheio de produtores interessados nas novas tecnologias. “O Raditonic, um tônico radicular que fortalece a raiz da planta, foi a grande estrela, fortalecendo as plantas e deixando-as mais resistentes ao ataque de pragas de solo e mais eficiente para a absorção de água e nutrientes, resultando em mais produtividade”, conta Ederson Melo, analista de marketing da Daymsa.

Entregando tantos benefícios, Raditonic é acessível para desde o pequeno ao grande produtor, para qualquer cultivo.

Feltrin Sementes

Estação de pesquisa apresenta inovações em HF

A Estação de Pesquisa e Desenvolvimento da Feltrin Sementes em Jaguariúna (SP) foi palco para demonstração de altas tecnologias durante a Hortitec. “Chamamos essa estação de ‘embrião’, onde são desenvolvidos todos os híbridos e o melhoramento genético da Feltrin”, relata Luis Gustavo de Souza, coordenador de pesquisa e desenvolvimento.

Com área total de 10 hectares, seis deles são dedicados aos cultivos divididos em espaços de campo aberto, hidroponia e estufas, e ao longo do ano uma média de 25 espécies de HF são testadas, as quais ocupam 130 segmentos diferentes de mercado.

FMC

Inovadora em proteção de plantas

A FMC levou para a Hortitec, evento em que participa pela 26ª vez, o portfólio de produtos sustentáveis do mercado que combina químicos e biológicos, com soluções desde o tratamento das mudas para ter a melhor solução em nutrição e proteção de plantas.

Flávio Irokawa, gerente de desenvolvimento de mercado da FMC, conta que a feira foi muito positiva para a empresa, possibilitando a troca de experiência e conhecimento com clientes, consultores, produtores, parceiros, cooperativas e prospectos de todo o País. “A FMC é uma empresa de pesquisa e desenvolvimento que está em constante busca de soluções que colaborem com o desafio de alimentar o mundo de forma sustentável. No segmento de HF não é diferente, queremos ser parceiros estratégicos na entrega de tecnologia e inovação”, conta.

Ginegar

Olhando para o futuro, desenvolvendo soluções para o presente

Para a Hortitec 2019 a Ginegar levou três tipos de telas que são novidades no mercado brasileiro, a primeira delas a ChromatiNet® Leno Amarela. Essa tecnologia de sombreamento aumenta a produtividade de diversas hortaliças de frutos e folhas, uvas de mesa, reduz a incidência de insetos, promove precocidade e tem 100% de garantia contra chuvas de granizo. Todos esses benefícios são em decorrência de sua fotoconversão, melhorando a qualidade de luz para o rendimento final, em função da maior produtividade.

O segundo destaque foi a linha de Sombrinets®, que são telas de monofilamentos pretas e vermelhas, também para uso em telados e estufas agrícolas, com o mesmo objetivo de impedir a entrada de insetos, chuvas de granizo, ventos fortes, animais diversos, além de promover o sombreamento necessário das mais diversas culturas.

Green Has Brasil & Techfertil

Uma aliança à frente do seu tempo

A Green Has Brasil Ltda, fundada em 2014, é uma subsidiária da empresa italiana Green Has Italia Spa., fundada em 1985 na cidade de Canale D’alba, Piemonte, Itália.

Fundadora do consórcio europeu de bioestimulantes, o objetivo da empresa sempre foi a produção de excelentes soluções para nutrição vegetal e bioestimulantes, um novo conceito com foco nos efeitos fisiológicos. Atuante no agronegócio brasileiro desde 2001 com o apoio de importadores e distribuidores nacionais, a partir de 2014, com a abertura da filial em Jaboticabal, vem desempenhando um papel de liderança no mercado de especialidades. Além do Brasil e Itália, a empresa tem filial em Almeria, Espanha e na Polônia.

A Techfertil Ind. e Com. Ltda, fundada em 2009, é uma importante fabricante na cidade de Araçatuba (SP), com foco na tecnologia de aplicação. O objetivo da empresa é auxiliar os produtores na redução de perdas durante o processo de aplicação e no aumento do rendimento da calda aplicada.

Horticeres

Degustação do tomate Vero

A Horticeres Sementes, sempre à frente das inovações, realizou a degustação de um de seus mais recentes lançamentos, o tomate Vero. Além do sabor e cor marcantes, o fruto também apresenta uma consistência diferenciada, que pode ser percebida pela firmeza do fruto.

 Outro diferencial do Vero é a durabilidade pós-colheita, o que faz com que o consumidor tenha acesso a tomates Vero sempre frescos. E como a Horticeres pensa e se preocupa com qualidade de ponta a ponta na cadeia, fez com que os tomates Vero pudessem ser facilmente identificados pelo consumidor final por meio de seu formato, que foi especialmente selecionado para tal. “Preocupamo-nos com a qualidade de nossos tomates desde o início do melhoramento de nossas sementes. E para mostrar os diferenciais do Vero não teria melhor forma, senão pelo paladar de quem nos visitar na Hortitec”, explica o diretor executivo e engenheiro agrônomo da Horticeres Sementes, Ayrton Tullio Junior.

Hydroplan

Parceria forte com a agricultura orgânica

Há 10 anos a Hydroplan participa da Hortitec, com o objetivo de expor a tecnologia dos seus produtos aos visitantes, fortalecer suas parcerias e conquistar novos clientes. Neste ano, ao completar 20 anos, a Hydroplan está ainda maior, com a linha de produtos Hydroplan Agro, composta de mais de 30 produtos em seu portfólio (Gel, HB10, Metalosate, Ergofito, Pro Lyks, etc.).

Sempre preocupada com tecnologias alinhadas com as necessidades de rastreabilidade e uma nutrição equilibrada, a Hydroplan, nesta edição da Hortitec, ampliou sua linha de produtos voltada para a agricultura orgânica em parceria com a Albion Plant Nutrition e a BEA (italiana).

ISLA Sementes

Novidades da linha ISLA PRO

A Isla Sementes apresentou destaques e lançamentos que são tendências do mercado de horticultura, além de ter uma equipe técnica que ficou disponível para mostrar todos os produtos e tirar dúvidas.

Segundo Eduardo Puricelli, diretor de Mercado da ISLA, a empresa apresentou uma incrível seleção de cultivares, dentre as mais de 600 disponíveis em seu portfólio. “Nos lançamentos os visitantes conheceram as couves chinesas Lian e Xitara, de alta produtividade e sabor único. Os novos pepinos Serafim e o Nagato, além de uma série de novidades na linha de alfaces americanas, como as cultivares Maui, Alaska e Malibu

Jacto

Pulverizador costal específico para cultivos protegidos

A Jacto participou da 26ª edição da Hortitec apresentando várias novidades para o segmento de cultivos protegidos. O principal destaque para este ano foi o pulverizador costal Jacto PJA-18, movido à bateria e com assistência a ar.

Desenvolvido para cultivos com média a alta densidade foliar, é um pulverizador que aplica inseticidas, fungicidas, além de produtos para controle biológico e fertilizantes foliares. Conta com o sistema exclusivo Jacto Flow Control, uma tecnologia que possibilita alcançar a parte inferior das folhas e a parte interna das plantas por meio do transporte das gotas por um jato de ar.

Este sistema permite controlar de forma independente o tamanho da gota, a vazão de pulverização e a velocidade do ar, permitindo ajustes totalmente personalizados e específicos para cada necessidade, que aparecem em um display de LCD.

JKS

Transformação digital para o cultivo protegido e intensivo

A JKS Industrial Ltda, em parceria com a Valid S/A, as duas empresas líderes de seus mercados, estão lançando uma novidade que será o divisor de águas no controle da produção agrícola em cultivo protegido: a IBandeja®.

“A JKS, com 62 anos de mercado, há 16 anos produz e comercializa bandejas e tubetes plástico rígidos para os mercados do cultivo protegido e culturas intensivas. “Estamos sempre em busca de inovações em novos modelos de bandejas, condição que nos permite ser eleitos o maior produtor de bandejas plásticas rígidas da América Latina”, conta Péricles Antônio de Carvalho, presidente da JKS.

Massó

Soluções sob medida para o campo

A Massó é uma empresa espanhola e sua equipe está sempre presente no Brasil, com especialistas e técnicos, para ir a campo analisar os níveis de eficácia, os tipos de problemas existentes e, então, tenta encontrar soluções sob medida. “Trabalhamos em parceria com a Defensive & Agrovant há três anos e atualmente temos em seu portfólio os seguintes produtos: Invicto, Calplant e Welgro – K. Outros produtos serão comercializados pela Defensive & Agrovant, porém ainda estão em processo de registro”, relata Álvaro Massó, presidente da empresa.

Mecplant

Tecnologia a Serviço da Natureza

A Mecplant levou para conhecimento dos visitantes da Hortitec seus substratos e condicionadores de solo, orgânico e convencional, ambos certificados, e a linha de tubetes e bandejas plásticas injetadas, com destaque para a bandeja 242.

Segundo engenheiro agrônomo Sergio Ferreira, gerente comercial da empresa, o diferencial desta bandeja está na produtividade, que proporciona rendimento 21% superior em número de plantas por área em relação ao o modelo mais difundido no mercado de isopor. “Isso porque ela possui 242 células, contra 200 da usual. Além disso, o volume da célula é de 15 ml, ideal para uma melhor formação do sistema radicular da maioria das espécies produzidas em sistema float e suspenso, com destaque para o tabaco, folhosas e mudas de tomate”, pontua.

Além disso, as bandejas têm garantia mínima de cinco anos, mas podendo chegar à durabilidade de 15 anos se receberem manejo adequado no viveiro, por serem injetadas com matéria-prima de alto percentual virgem que recebe tratamento anti-UV.

MIREX-S

A confiança no controle eficiente de formigas

Produto consolidado no mercado e marca sinônimo de iscas formicidas, MIREX-S é produzido e comercializado pela Atta-Kill Indústria e Comércio de Defensivos Agrícolas Ltda, uma empresa do Grupo Agroceres que conta com uma expertise de 50 anos na produção de iscas formicidas.

A Atta-Kill é uma empresa jovem, formada no início dos anos 90, inicialmente numa Joint Venture das empresas Agroceres e Fertibras, com o objetivo maior de ser uma empresa inovadora e especializada em desenvolver tecnologias para o controle de formigas cortadeiras e que tem na sua cultura o pioneirismo no mercado de iscas formicidas.

Nativo Agrícola

Clipes e cortadores para enxertia

A Nativo Agrícola é uma empresa de várias atividades, mas foram os clipes para enxertia de hortaliças os responsáveis pela participação na Hortitec. “É a segunda edição que participamos deste evento, e neste ano trouxemos a novidades em clipes biodegradáveis para enxertia, o que significa que ele se decompõe por atividade microbiana, transformando-se em CO2”, explica Ernesto Naoki Abuno, sócio-diretor da Nativo Agrícola.

Ainda segundo ele, no Brasil há um conceito muito errado sobre a degradabilidade, oriundo das sacolinhas plásticas de mercado, que na verdade são oxidegradáveis, ou seja, são polímeros de petróleo, que se degradam em partículas pequenas, mas continuam sendo plásticos que permanecem no ambiente por muito tempo (até três mil anos). Já o material biodegradável, por definição, precisa ser degradado e transformado em CO2, sendo essa a proposta do clipe da Nativo Agrícola, e o mesmo vale para suas sacolas, plásticos para cobertura de canteiros e mulchings.

Nordox

Resultados comprovados em soja

“Há duas linhas de produtos que trabalhamos no Brasil em parceria com a Defensive & Agrovant: o RedShield 750, registrado como fungicida e bactericida, e o Verno FG, um produto à base de cobre e zinco, registrado como fertilizante. Há 10 anos são realizados trabalhos no Brasil com esses produtos e todos os resultados são muito consistentes e positivos. Nos últimos três anos, focamos na realização de trabalhos em soja utilizando o Redshield 750, e ele tem despontado entre os demais cobres, mostrando equivalência no controle dos fungos”, diz Asbjorn Stromberg, Export Manager Agronomy – Nordox, em entrevista à Campo & Negócios durante sua participação na Hortitec, no estande da Defensive e Agrovant.

O produto Redshield 750 oferece a maior concentração de cobre metálico e maior persistência pós-chuva, devido à sua menor partícula, e possui registro para mais de 40 culturas, sendo as principais: citros, café e agora a soja, um mercado que a Defensive e Agrovant e a Nordox estão apostando muito, principalmente após os resultados da Rede Embrapa.

Nutrisafra

Adubos e fertilizantes para altas produtividades

A Hortitec é a maior e mais importante feira do setor da América Latina, e a edição de 2019 atendeu as expectativas da Nutrisafra, com um grande e qualificado público visitante. “A Nutrisafra atingiu seus objetivos, divulgando nosso portfólio, apresentando nossos lançamentos e serviços que os clientes não conheciam, mantendo contato com revendedores e representantes, fechando parcerias estratégicas, além de reforçar a imagem da marca”, destaca Heitor Takahashi, gerente técnico da Nutrisafra.

Nesta edição a empresa lançou o Ecofós, um adubo para plantio e fosfatagem, com o diferencial da composição do fósforo em três formas químicas diferentes, garantindo a disponibilidade desse nutriente, parte de forma rápida e parte de maneira gradual, além de ser rico em matéria orgânica, microrganismos e aminoácidos. Atua nas propriedades físicas, químicas e biológicas do solo, com efeito bioestimulante.

Química Anastacio

A ciência da agricultura

A Química Anastacio está solidificando cada vez mais sua participação no mercado, estando presente em feiras importantes como a Hortitec, evento que possibilita mostrar toda a tecnologia de inovações, tendências de mercado, e ainda estar próximo dos clientes e consumidores, entendendo o negócio como um todo.

Michel Clayton, executivo sênior da Química Anastacio, diz que o evento é a chance de a empresa se especializar com novas matérias-primas e tendências, de forma geral, as quais podem suprir as necessidades do setor. “O que levamos para a Hortitec foi a linha de macro e micronutrientes, mais o portfólio de químicos em geral, pois acreditamos ser importante essa composição para finalizar o ciclo da lavoura”, diz, feliz pela aceitação dos produtos na Hortitec.

A Química Anastacio trabalha para suprir a ‘linha complementar’, que por muito tempo os produtores tiveram dificuldades de encontrar. “Temos soluções completas para o setor, e a tendência é essa: trabalhar sempre com mais inovação e melhorias contínuas”, avalia o executivo.

Rigrantec

24 anos de boas histórias

Para esta edição da Hortitec a Rigrantec optou pela mudança em seu layout de estande, o que atraiu os visitantes. A hidroponia já montada, com as culturas instaladas, mostrou que a tecnologia chegou para ficar, e pode fazer toda a diferença na rentabilidade do produtor.

A exposição da Rigrantec contou com uma linha ainda mais completa, principalmente com produtos voltados para o acabamento da produção, com os fertilizantes, adjuvantes e polímeros: BioGain NPK, Plus, Nut, Amino, Florada, CoMo +, MoZn, Soliz, Zero Espuma, Hydrodis, Max Repel, GeoQuel Fe 6, Micromix, SuperSil, ProSilicon, ácidos húmicos, algas, quelatos, aminoácidos e polímeros.

Sakata

Expertise e inovação a consagram como líder em brócolis

A multinacional Sakata possui grande tradição e destaque no desenvolvimento de sementes de diversos segmentos hortícolas, como é o caso da cultura do brócolis. A empresa é líder mundial neste segmento de mercado, oferecendo aos produtores cultivares mais produtivas e adaptadas às diferentes condições de produção, em termos de clima e solo, bem como hortaliças com excelência em qualidade, sabor e nutrição aos consumidores.

Resultado de um intenso e eficiente trabalho de pesquisa, a Sakata possui hoje um portfólio já consagrado de variedades de brócolis, que a destaca como uma referência mundial no segmento. Um exemplo disto é o híbrido Avenger, brócolis líder em vendas, que foi desenvolvido pela empresa especialmente para o cultivo durante o inverno, sendo este o período ideal para se obter o máximo do potencial genético do material e, assim, usufruir de uma experiência a campo extremamente satisfatória.

Setor de horticultura reforça importância para a Satis

Um grande volume de visitantes passou pelo estande da Satis na Hortitec 2019, maior feira de horticultura da América Latina, realizada no último mês de junho em Holambra (SP). Durante os três dias de programação, a empresa mineira apresentou soluções de seu portfólio indicadas para as mais diferentes demandas deste segmento que, juntamente com o setor de frutas, representa cerca de 20% de seu mercado de atuação.

Conforme Décio Shigihara, integrante do suporte técnico da Satis, a movimentação de visitantes no estande reforçou o quadro de oportunidades para a companhia. “Temos uma demanda crescente no setor de hortaliças em todo o País, especialmente nas regiões sudeste e nordeste. Neste ano, com os efeitos climáticos do El Niño, reforçando a necessidade de cuidados com as plantações e a respectiva valorização destas culturas, percebemos um cenário favorável para aumentarmos ainda mais a nossa participação no mercado”.

Sicit Group

Empresa italiana primordial no mercado de bioestimulantes

Fundada em 1960, a Sicit Group foi a primeira empresa do mundo a produzir hidrolisados proteicos para a agricultura, que consiste em duas unidades totalmente automatizadas, que processam o colágeno derivado de couros, com uma capacidade de produção de 150 toneladas por dia, e também três laboratórios tecnológicos para pesquisa, desenvolvimento e controle de qualidade.

Com quase 60 anos de experiência, a Sicit estabeleceu-se como líder no mercado de aminoácidos e peptídeos agrícolas, fazendo da alta qualidade e a eficácia os pontos de forças de seus produtos, agora vendidos com sucesso em mais de 90 países.

Syngenta

Experimente o futuro

A Hortitec é um dos eventos de maior importância para a Syngenta, especialmente por possibilitar a apresentação de novas tecnologias para os produtores. Nesta edição foram destacados dois temas: produtos, com foco nos fungicidas Amistar Top (focado em controle de manchas) e Revus Opti (focado no controle de requeima); e tema o ‘Experimente o futuro da Syngenta hoje’.

“Quisemos mostrar para o mercado que para chegar lá na frente temos que construir o futuro agora, baseado em novas tecnologias. Estamos em uma jornada de olhar e preparar o agricultor para o que está por vir em questão de atender as demandas dos consumidores do Brasil e do mundo”, pontua André Fink, Head de HF Brasil.

Technes Agrícola

Agricultura em harmonia com a natureza

A Technes Agrícola, uma empresa brasileira fundada em 1987, é pioneira na produção de condicionadores de solo, com a utilização de ácidos húmicos e fúlvicos, primando pelo desenvolvimento de soluções inovadoras para a agricultura.

Além dos condicionadores de solo, também desenvolve adubos organominerais à base de aminoácidos, que hoje são de uso corrente na nossa agricultura. “Nossos produtos agregam tecnologia de ponta, produtividade e segurança, resultado de investimentos constantes em pesquisa e do nosso compromisso: Tecnologia em harmonia com o meio ambiente”, diz Edson Kenji Tsuzuki, sócio da Technes Agrícola.

Termotécnica

Destaque para a linha DaColheita

Com sua linha DaColheita, a Termotécnica ampliou a presença na Hortitec 2019. Fabricante de conservadoras em EPS (Poliestireno Expandido) para frutas e tendo conquistado mercados como o Vale do São Francisco e região sudeste, a Termotécnica expande constantemente sua atuação no agronegócio e diversifica o portfólio para atender novas culturas.

Na feira, a empresa mostrou em seu estande as soluções para mamão, manga, figo, snacks saudáveis, entre outros, e destacou sua solução premiada internacionalmente no WorldStar.

Tropical Estufas

Seu cultivo muito mais protegido

A Tropical Estufas levou para a 26ª edição da Hortitec a maior novidade em cultivo protegido do mercado brasileiro e América do Sul, a Estufa Agrícola Euro, com larguras de 9,6 m e 12,8 m em vãos únicos, sem limite de comprimento, frente às larguras padrões das estufas no Brasil, que são de 6,4 m a 8,0 m. “Seu grande benefício é o aumento de 30% em produtividade, já que possibilita colocar essa porcentagem a mais dentro da estufa, devido à maior área útil. Além disso, garante redução de 40% no custo por metro quadrado, resultando em melhor rentabilidade”, aponta Luis Gustavo Santos Rios, gerente comercial da Tropical Estufas.

UPL

Programa Pronutiva® é referência em saúde vegetal

A UPL, com a aquisição da Arysta, se tornou umas das cinco maiores companhias do mundo no mercado de proteção de cultivos, e esteve na 26ª Hortitec apresentando a linha completa de soluções composta por fungicidas, bactericidas, inseticidas, herbicidas, produtos biológicos e biossoluções, com foco em promover a produtividade e qualidade em frutas e hortaliças. 

Juntamente, foi exposto aos visitantes o exclusivo programa Pronutiva® da UPL, que integra o uso de soluções para proteção de cultivos com as mais modernas tecnologias de biossoluções, que são compostos por produtos biológicos e de nutrição inovadora, além dos fisioativadores, que estimulam as plantas a desenvolverem mais vigor, produtividade e qualidade.