29.6 C
Uberlândia
sexta-feira, outubro 4, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasIMA abre inscrições para curso de CFO e CFOC

IMA abre inscrições para curso de CFO e CFOC

Estão abertas as inscrições para o 89º curso de capacitação de engenheiros agrônomos interessados na habilitação para emissão do Certificado Fitossanitário de Origem (CFO) e do Certificado Fitossanitário de Origem Consolidado (CFOC). O curso será  ministrado por servidores do Instituto Mineiro de Agropecuário (IMA) e neste ano acontece na cidade de Campanha (MG), no período de 25 a 28 de novembro. Serão oferecidas 40 vagas e as  inscrições já podem ser feitas no site do IMA. Link: http://twixar.me/GrfT. O investimento é de 100 ufemgs, o que corresponde a R$ 359,32.

O objetivo é capacitar engenheiros agrônomos para emissão do CFO e CFOC no controle do trânsito interno, interestadual e internacional de material vegetal de banana, café (mudas), citros, uva, tomate, coqueiro, palmeira, ameixa, damasco, maçã, marmelo, nectarina, pera, pêssego, cucurbitáceas, heliconiáceas e strelitziáceas, conforme determina a Instrução Normativa nº 33, de 24 de agosto de 2016, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

O CFO e o CFOC são documentos oficiais que comprovam a condição fitossanitária da origem de um produto agrícola ou de suas partes com objetivo de prevenir a disseminação de pragas dentro do estado. O CFO certifica o produto vegetal na unidade produtiva (propriedade rural) e o CFOC certifica na unidade de consolidação (beneficiadora, processadora ou embaladora).

De acordo com o gerente de Defesa Sanitária Vegetal do IMA, Nataniel Nogueira, os profissionais habilitados pelo Instituto, oriundos da iniciativa privada e de órgãos públicos, passam a desempenhar importante papel, que funciona como apoio do Estado. “Estes documentos de certificação só podem ser emitidos e assinados por um engenheiro agrônomo devidamente habilitado pelo IMA, e fundamentam a emissão da Permissão de Trânsito de Vegetais (PTV), indispensável para a comercialização interna e exportação de produtos de origem vegetal”, explica Nataniel Nogueira, ressaltando que o trabalho destes profissionais é fiscalizado pelo IMA.

O curso abordará diversos assuntos, entre eles as normas sobre certificação fitossanitária de origem e consolidada; trânsito de plantas; partes de vegetais e produtos de origem vegetal com potencial para disseminar pragas quarentenárias, além da classificação taxonômica de pragas; monitoramento e levantamento e mapeamento de pragas em condições de campo; ações de prevenção e métodos de controle.

O Instituto Mineiro de Agropecuário (IMA) é vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

ARTIGOS RELACIONADOS

Controle biológico do psilídeo em citros

O controle biológico do psilídeo em citros é uma alternativa sustentável e eficiente para proteger as plantas contra essa praga, reduzindo o uso de pesticidas.

Unifran – Soluções no combate as pragas dos cafezais

A Universidade de Franca (Unifran), instituição que pertence à Cruzeiro do Sul Educacional, divulga ...

Potencial produtivo e qualidade

A qualidade dos cafés produzidos atualmente é um dos atributos mais importantes que o setor ...

Razão estoque/uso de café suaves e os impactos

Confira os impactos sobre diferenciais e a razão do estoque pelo uso.

2 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia.
    Desejo saber, do calendário de curso de Emissão de CFO/CFOC, local do curso e duração.
    Local onde é realizado o curso.
    Grato e, aguardo retorno

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!