21.6 C
Uberlândia
sexta-feira, março 21, 2025
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosImplantação do Projeto BRA/12/002 no C4+Togo: Amipa é parte importante

Implantação do Projeto BRA/12/002 no C4+Togo: Amipa é parte importante

O projeto irá fortalecer a cadeia do algodão em países africanos.

A parceria com o C4+Togo promove o intercâmbio de conhecimento / Crédito: Amipa

A Associação Mineira dos Produtores de Algodão (Amipa) desempenhará um papel relevante no Projeto BRA/12/002-S017, iniciativa de cooperação técnica internacional firmada recentemente entre a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), com o Instituto de Economia Rural (IER) do Mali.

O projeto visa o fortalecimento da cadeia do algodão em países africanos, com a transferência de tecnologias brasileiras para aumentar a produtividade e a sustentabilidade do cultivo algodoeiro nos países do grupo C4+Togo (Benim, Burkina Faso, Chade, Mali e Togo).

Foco na produção de insumos biológicos

O “Projeto regional estratégico de estruturação do laboratório de Sotuba para atender a demanda de produtos biológicos contra pragas de culturas nos países do C4+Togo” prevê estruturar um centro de produção de insumos biológicos para o manejo de pragas na cultura de algodão, contribuindo com soluções sustentáveis e menos dependentes de defensivos químicos.

Diversas atividades foram programadas, incluindo o redesenho do layout do laboratório, a elaboração de listas orçamentárias e contratações de consultores técnicos para adequações estruturais e tecnológicas.

Atuação da Amipa

Equipe de profissionais da Associação que atuam nas áreas de produção de bioinsumos e manejo de campo estiveram no Mali, em novembro, para iniciar os trabalhos.

A entidade, por meio de sua unidade filial Fábrica de Produtos Biológicos (Biofábrica), tem contribuído com expertise na elaboração de protocolos de manejo e conservação de matrizes biológicas e com a capacitação de equipes locais. No projeto, liderará treinamentos no laboratório de Sotuba, abordando técnicas de multiplicação de insetos e armazenamento de insumos.

Licio Augusto Pena de Sairre, diretor-executivo da Amipa, destaca a importância da cooperação: “Esse projeto reflete a capacidade brasileira de gerar soluções tecnológicas que impactam positivamente a produção de algodão em regiões que dependem economicamente dessa cultura. Nossa parceria com o C4+Togo fortalece laços internacionais e promove o intercâmbio de conhecimento”.

Resultados esperados

O projeto busca estabelecer parcerias institucionais com institutos de pesquisa e criar um banco de dados com os resultados obtidos. A meta é ampliar a produtividade e fomentar soluções regionais para o manejo de pragas, melhorando as condições socioeconômicas dos produtores africanos.

O Comitê de Acompanhamento do Projeto supervisiona as atividades e promove reuniões regulares para garantir o cumprimento das metas. Licio reforça: “O trabalho em conjunto com as instituições locais é fundamental para assegurar que as soluções sejam adaptadas às realidades regionais”.

ARTIGOS RELACIONADOS

Hidroponia: detalhes do manejo da mini berinjela

Raíra Andrade Pelvine Doutora e professora – Unifenas raira_andpelvine@hotmail.com O sistema hidropônico da mini berinjela é a melhor alternativa para atender a um público cada...

Silício no controle da mosca-branca na soja

Fernanda Lourenço Dipple Engenheira agrônoma, mestre em Agronomia e professora - Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) fernanda.dipple@unemat.br Atualmente, a mosca-branca é apontada como...

Ácidos húmicos no combate ao estresse hídrico

O uso de SH pode aumentar significativamente o teor de matéria orgânica no solo, melhorando assim sua fertilidade e aumentando a produtividade das culturas.

Cooperpluma – Parceira fiel da Amipa

A Cooperativa dos Produtores de Algodão (Cooperpluma) tem com a Amipa uma parceria fiel. “A cooperativa é uma representante dos produtores na área comercial,...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!