21.6 C
Uberlândia
quinta-feira, maio 30, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesImportância da Análise Laboratorial de Alta Precisão

Importância da Análise Laboratorial de Alta Precisão

Divulgação

Os preços de insumos agrícolas dispararam com a guerra entre Rússia e Ucrânia. É de lá que vem a principal matéria prima para a fabricação de fertilizantes e defensivos usados nas lavouras brasileiras. Em meio a esse cenário, que preocupa e ainda não tem prazo para voltar ao normal, tudo que pode reduzir o custo de produção agrícola, mantendo a produtividade no campo, torna-se extremamente valioso.

É nesse contexto que uma análise laboratorial de qualidade e alta precisão, contemplando todas as etapas da produção agrícola (análise de solo em profundidade, identificação da variabilidade dentro das lavouras, análise foliar durante o ciclo, análise de nematoides, análise dos insumos aplicados e análise da água da irrigação), ajuda a fazer a diferença.

“Com tecnologias e processos de ponta, é possível medir, com precisão superior a 99%, a quantidade exata de fertilizantes que um produtor rural necessita para manter a produtividade ou até mesmo aumentá-la. Esse é apenas um exemplo de como essa importante ferramenta pode ser aplicada em favor do Agronegócio”, explica Victor Campos, engenheiro agrônomo especialista no assunto e diretor da Ribersolo, empresa referência nacional no segmento, desde 1979.

Ainda de acordo com o especialista, quando o produtor tem indicadores precisos, ele se planeja melhor, é mais assertivo na tomada de decisões e otimiza investimentos melhorando seus resultados. “Quanto menor o custo de produção, maior a rentabilidade. Do ponto de vista ambiental, a análise laboratorial no Agro também gera benefícios uma vez que minimiza o impacto dos insumos no meio ambiente”, afirma.

Caso concreto

Localizada em São Sebastião do Paraíso (MG), a fazenda Santa Paula produz cafés especiais em 65 hectares de plantação. A maior parte dos grãos é exportada para diversos países. O responsável técnico pela operação, Engenheiro agrônomo, Bruno Maciel, confirma que a empresa melhorou seus resultados com a intensificação do acompanhamento laboratorial detalhado que já realizava nos cafezais. “Conseguimos otimizar muito os insumos e assim reduzimos o custo de 20% a 50%, em relação ao que estava em excesso. Investindo no insumo correto para cada lavoura, melhoramos a saúde das plantas e contribuímos para o aumento da produtividade e da qualidade dos cafés que cultivamos. Os valores que investimos em análises são ínfimos se comparados aos demais gastos com insumos e serviços”, conta.

Novidades

A Ribersolo estará presente na Agrishow 2022, no espaço “Campo Digital” do estande Coopercitrus. E nesse período da maior feira de Agronegócios da América Latina, a empresa vai lançar novidades no mercado. Uma delas é a Rede Ribersolo, maior Rede de Recebimento de amostras do Brasil, que vai reduzir custos ao produtor, simplificando os envios, agilizando o processamento das amostras e a entrega dos laudos. Também será lançada a plataforma Ribersolo 360º, que vai conectar o produtor à Ribersolo, e disponibilizar o histórico de laudos de cada propriedade rural, via internet.

Outra ótima notícia é o anúncio de que a Ribersolo foi selecionada pela FINEP – Fundação de Estudos e Projetos, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), e vai receber investimento público no projeto “Desenvolvimento de laboratório híbrido: integração de sensores para a modernização das análises tradicionais de solos e plantas”, aprovado entre outros 1190 postulantes. “O objetivo da pesquisa é aumentar o grau de maturidade tecnológica da aplicação das técnicas de espectroscopia de fluorescência de raios x para o diagnóstico da fertilidade do solo e da nutrição das plantas, de forma mais rápida, com menor custo e menor consumo de reagentes químicos”, revela Víctor Campos.

A Ribersolo vai liderar o projeto com apoio técnico do renomado pesquisador Dr. Elton E. Novais Alves, e do Laboratório de Instrumentação Nuclear (LIN), do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA/USP), coordenado pelo Prof. Dr. Hudson W. P. Carvalho.

Durante a Agrishow 2022, a Ribersolo também vai promover visitas técnicas guiadas à empresa, com agendamento pelo WhatsApp (16) 3911.1550.

Sobre a Ribersolo

Fundada em 1979, em Ribeirão Preto (SP), a Ribersolo é uma das pioneiras no Brasil em análises laboratoriais agropecuárias. Comprometida com o desenvolvimento do Agronegócio, possui processos e tecnologias exclusivas que garantem aos produtores análises precisas para que os mesmos produzam mais com menos, reduzindo custos e impactos ao meio ambiente. Visite www.ribersolo.com.br

ARTIGOS RELACIONADOS

Noz-pecã – A rainha das frutas secas

As nogueiras-pecãs são nativas do Sul da América do Norte e crescem melhor em solo argiloso, profundo e rico em matéria orgânica. Suas sementes...

Correção do solo – A hora certa de começar

Breno Adriano Nyssen Ana Carolina Melo Lucas Miguel Altarugio Graduandos em Engenharia Agronômica da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz“ " ESALQ/USP e estagiários do Grupo...

Cafeicultura de precisão: produtividade maior e redução de custos

A cafeicultura de precisão traz ganhos significativos para produtores: maior produtividade e redução de custos.

Magnésio é essencial para a fotossíntese

Valter Casarin Engenheiro agrônomo e florestal, e coordenador científico da Nutrientes para a Vida (NPV) valcasarin@gmail.com Amanda Borghetti Acadêmica de Agronomia - Escola Superior de Agricultura Luiz de...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!