21.6 C
Uberlândia
quinta-feira, dezembro 12, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesImportância da Análise Laboratorial de Alta Precisão

Importância da Análise Laboratorial de Alta Precisão

Divulgação

Os preços de insumos agrícolas dispararam com a guerra entre Rússia e Ucrânia. É de lá que vem a principal matéria prima para a fabricação de fertilizantes e defensivos usados nas lavouras brasileiras. Em meio a esse cenário, que preocupa e ainda não tem prazo para voltar ao normal, tudo que pode reduzir o custo de produção agrícola, mantendo a produtividade no campo, torna-se extremamente valioso.

É nesse contexto que uma análise laboratorial de qualidade e alta precisão, contemplando todas as etapas da produção agrícola (análise de solo em profundidade, identificação da variabilidade dentro das lavouras, análise foliar durante o ciclo, análise de nematoides, análise dos insumos aplicados e análise da água da irrigação), ajuda a fazer a diferença.

“Com tecnologias e processos de ponta, é possível medir, com precisão superior a 99%, a quantidade exata de fertilizantes que um produtor rural necessita para manter a produtividade ou até mesmo aumentá-la. Esse é apenas um exemplo de como essa importante ferramenta pode ser aplicada em favor do Agronegócio”, explica Victor Campos, engenheiro agrônomo especialista no assunto e diretor da Ribersolo, empresa referência nacional no segmento, desde 1979.

Ainda de acordo com o especialista, quando o produtor tem indicadores precisos, ele se planeja melhor, é mais assertivo na tomada de decisões e otimiza investimentos melhorando seus resultados. “Quanto menor o custo de produção, maior a rentabilidade. Do ponto de vista ambiental, a análise laboratorial no Agro também gera benefícios uma vez que minimiza o impacto dos insumos no meio ambiente”, afirma.

Caso concreto

Localizada em São Sebastião do Paraíso (MG), a fazenda Santa Paula produz cafés especiais em 65 hectares de plantação. A maior parte dos grãos é exportada para diversos países. O responsável técnico pela operação, Engenheiro agrônomo, Bruno Maciel, confirma que a empresa melhorou seus resultados com a intensificação do acompanhamento laboratorial detalhado que já realizava nos cafezais. “Conseguimos otimizar muito os insumos e assim reduzimos o custo de 20% a 50%, em relação ao que estava em excesso. Investindo no insumo correto para cada lavoura, melhoramos a saúde das plantas e contribuímos para o aumento da produtividade e da qualidade dos cafés que cultivamos. Os valores que investimos em análises são ínfimos se comparados aos demais gastos com insumos e serviços”, conta.

Novidades

A Ribersolo estará presente na Agrishow 2022, no espaço “Campo Digital” do estande Coopercitrus. E nesse período da maior feira de Agronegócios da América Latina, a empresa vai lançar novidades no mercado. Uma delas é a Rede Ribersolo, maior Rede de Recebimento de amostras do Brasil, que vai reduzir custos ao produtor, simplificando os envios, agilizando o processamento das amostras e a entrega dos laudos. Também será lançada a plataforma Ribersolo 360º, que vai conectar o produtor à Ribersolo, e disponibilizar o histórico de laudos de cada propriedade rural, via internet.

Outra ótima notícia é o anúncio de que a Ribersolo foi selecionada pela FINEP – Fundação de Estudos e Projetos, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), e vai receber investimento público no projeto “Desenvolvimento de laboratório híbrido: integração de sensores para a modernização das análises tradicionais de solos e plantas”, aprovado entre outros 1190 postulantes. “O objetivo da pesquisa é aumentar o grau de maturidade tecnológica da aplicação das técnicas de espectroscopia de fluorescência de raios x para o diagnóstico da fertilidade do solo e da nutrição das plantas, de forma mais rápida, com menor custo e menor consumo de reagentes químicos”, revela Víctor Campos.

A Ribersolo vai liderar o projeto com apoio técnico do renomado pesquisador Dr. Elton E. Novais Alves, e do Laboratório de Instrumentação Nuclear (LIN), do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA/USP), coordenado pelo Prof. Dr. Hudson W. P. Carvalho.

Durante a Agrishow 2022, a Ribersolo também vai promover visitas técnicas guiadas à empresa, com agendamento pelo WhatsApp (16) 3911.1550.

Sobre a Ribersolo

Fundada em 1979, em Ribeirão Preto (SP), a Ribersolo é uma das pioneiras no Brasil em análises laboratoriais agropecuárias. Comprometida com o desenvolvimento do Agronegócio, possui processos e tecnologias exclusivas que garantem aos produtores análises precisas para que os mesmos produzam mais com menos, reduzindo custos e impactos ao meio ambiente. Visite www.ribersolo.com.br

ARTIGOS RELACIONADOS

Amostragem e análise de solo – Por onde começar

Cândido Barreto de Novais Licenciado em Ciências Agrícolas, doutor em Ciência do Solo - Universidade Federal de Lavras (UFLA) candidobnn@yahoo.com.br Carlos Antônio dos Santos Engenheiro agrônomo e doutorando...

Diagnósticodo estado nutricional do tomateiro

Leandro Hahn leandrohahn@epagri.sc.gov.br Anderson Fernando Wamser Engenheiros agrônomos, doutores e pesquisadores - Estação Experimental de Caçador (SC) e professores da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe...

Essencialidade da análise do solo

  Maurício Dominguez Nasser Engenheiro agrônomo, mestre e pesquisador da APTA Regional Alta Paulista/Adamantina (SP) mdnasser@apta.sp.gov.br O solo requer nutrientes suficientes para o desenvolvimento e a produção das...

Café com qualidade – Uma opção do cafeicultor

  Renato Passos Brandão Gestor Agronômico da Bio Soja O Brasil é o maior produtor e exportador mundial de café, e possui uma das melhores e mais...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!