Inicio Revistas Grãos Importância do cobalto e molibdênio na cultura do amendoim

Importância do cobalto e molibdênio na cultura do amendoim

0
376

 

Rodrigo Travagin

Engenheiro agrônomo, assistente técnico de vendas em São Paulo

Renato Passos Brandão

Engenheiro agrônomo, mestre em Solos e Nutrição de Plantas e gestor agronômico da Bio Soja

Rodrigo Chiarelli

Engenheiro agrônomo e representante técnico de vendas em São Paulo

 

O cultivo do amendoim está concentrado no Estado de São Paulo e, normalmente, é utilizado nas reformas da cana-de-açúcar e das pastagens. Atualmente, a maior parte da produção de amendoim é destinada ao mercado externo e à produção de doces.

De forma similar à cultura da soja, é recomendado na cultura do amendoim a inoculação das sementes com o Bradyrhizobium. Além disso, utilizar na fertilização das sementes, 40 g de molibdênio para 100 kg de sementes, quantidade suficiente para o plantio de um hectare.

O molibdênio também pode ser utilizado em pulverizações foliares na fase vegetativa da cultura. Entretanto, a inoculação e a fertilização das sementes do amendoim com cobalto e molibdênio são tecnologias pouco utilizadas pelos produtores.

Créditos Bio Soja
Créditos Bio Soja

 

Créditos Bio Soja
Créditos Bio Soja

Funções do molibdênio

O fluxo de massa é o principal mecanismo de absorção do Mo pela soja, sendo absorvido na forma de MoO42-. É constituinte da enzima nitrogenase, responsável pela transformação do N2 da atmosfera em amônia que, posteriormente, é utilizada no metabolismo das plantas.

A deficiência de Mo ocasionará uma diminuição na produção da enzima nitrogenase, que se refletirá na redução da quantidade de nitrogênio fixado biologicamente.

É componente da enzima redutase do nitrato, responsável pela conversão do nitrato (N-NO3-) a nitrito (N-NO2), que posteriormente é convertido em aminoácidos e demais compostos orgânicos nitrogenados.

Funções do cobalto

A difusão é o principal mecanismo de absorção do Co pela soja, sendo absorvido na forma de Co2+. O Co é essencial para a fixação biológica do nitrogênio no amendoim, participa da síntese da cobalamida e da vitamina B12, necessária à síntese da leghemoglobina, que determina a atividade dos nódulos localizados nas raízes da soja.

Ensaios de campo com o Nodulus® Gold

Na safra 2013/14 foram realizados seis ensaios de campo com o Nodulus® Gold na cultura do amendoim (Tabela 1). Em três ensaios de campo, o Nodulus® Gold foi aplicado nas sementes do amendoim, e nos demais ensaios o produto foi aplicado via foliar na fase vegetativa. A primeira aplicação foi realizada entre o V3 e o V4, e a segunda de 10 e 15 dias após.

Os ensaios de campo com o Nodulus® Gold foram instalados em áreas de reforma de cana-de-açúcar na região de Jaboticabal, Monte Alto, Taiúva e Taquaritinga, no interior paulista.

O Nodulus® Gold proporcionou maior desenvolvimento vegetativo do amendoim (Figuras 1 e 2), e as folhas do amendoim ficaram com uma tonalidade verde mais escura (Figuras 3 e 4).Ocorreu aumento no pegamento da florada e das vagens (Figura 5), sendo eu o aumento médio na produtividade do amendoim com o Nodulus® Gold foi de 1.283 kg/ha (Tabela 1).

Os melhores resultados com o Nodulus® Gold foram obtidos nos ensaios de campos 2 (Sertãozinho, SP) e 3 (Jaboticabal, SP), locais com a ocorrência de veranicos. O amendoim que recebeu o Nodulus® Gold teve uma maior tolerância a esta adversidade climática.

Tabela 1. Efeito do Nodulus® Gold na produtividade da cultura do amendoim.

Ensaios de campo (locais)

Variedade

Modo de aplicação 1/

Produtividade, kg/ha

Controle

Nodulus® Gold

Aumento

1. Taquaritinga, SP

IAC 503

Via semente

1.865

2.355

490

2. Sertãozinho, SP

Runny 886

Via semente

3.833

5.269

1.436

3. Jaboticabal, SP

IAC 503

Via semente

5.215

7.550

2.335

4. Taiúva, SP

Runny 886

Via foliar

6.486

7.870

1.384

5. Monte Alto, SP

Granuleico

Via foliar

2.097

3.249

1.152

6. Jaboticabal, SP

Granuleico

Via foliar

4.291

5.194

903

O que é o Nodulus® Gold?

É um fertilizante foliar fluido fornecedor de cobalto e molibdênio às plantas (Tabela 2). Pode ser aplicado nas sementes do amendoim e/ou via foliar.

Tabela 2. Dados técnicos do Nodulus® Gold.

Dados técnicos

Valores

Molibdênio (Mo)

10% (125 g/L)

Cobalto (Co)

1% (12,5 g/L)

Densidade

1,25 g/mL

Coloração

Escura

Natureza física

Fluida

Considerações finais

O amendoim é a principal cultura utilizada na reforma dos canaviais no estado de São Paulo.Apesar de ser uma leguminosa, o cobalto e o molibdênio ainda são pouco utilizados na cultura do amendoim.

Nos ensaios de campo, o Nodulus® Gold proporcionou aumento no desenvolvimento vegetativo, no teor de nitrogênio nas folhas do amendoim, menor abortamento das flores e maior pegamento das vagens.

O aumento na produtividade do amendoim com o Nodulus® Gold foi de 21,4 sc/ha. Os dois modos de aplicação do Nodulus® Gold foram eficientes no fornecimento de cobalto e molibdênio.

Créditos Bio Soja
Créditos Bio Soja

 

Créditos Bio Soja
Créditos Bio Soja

Essa matéria você encontra na edição de julho da Revista Campo & Negócios Grãos. Adquira o seu exemplar.

 

SEM COMENTÁRIO