21.2 C
Uberlândia
sexta-feira, julho 19, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosGrãosImportância do manejo nutricional do cafeeiro

Importância do manejo nutricional do cafeeiro

 

Juliano Gullo de Salvo

Engenheiro agrônomo,M.Sc e gerente técnico da Green Has do Brasil

Marcílio Lusvarghi

Engenheiro agrônomo e RTV da Green Has do Brasil

 

Foto 02O cafeeiro tem como característica grande exportação de nutrientes do solo, necessitando de adequada aplicação de corretivos e fertilizantes para alcançar altas produtividades e qualidade dos grãos. Embora o fornecimento de nutrientes via solo seja importantíssimo para o manejo da nutrição do cafeeiro, a aplicação foliar se mostra uma ferramenta interessante e eficiente para a complementação e fornecimento imediato de nutrientes nos momentos de maior demanda.

O uso de fertilizantes foliares pode ser realizado juntamente com os tratamentos fitossanitários. Entretanto, é fundamental que os fertilizantes utilizados sejam de excelente qualidade, alta solubilidade, livre de impurezas e compatíveis com misturas.

Essencialidade

Em geral, o cafeeiro necessita para seu ciclo de vida de 16 nutrientes essenciais, sendo três (C, H e O) vindos do ar e da água, que compõem aproximadamente 95% do total do peso de uma planta, e os 13 restantes divididos em macronutrientes (N, P, K, Ca, Mg e S) e micronutrientes (Fe, Mn, Zn, Cu, B, Cl e Mo).

Como os solos tropicais, via de regra, são caracterizados pela baixa fertilidade, a nutrição da planta com esses nutrientes deve ser por meio da adubação.

Estes nutrientes exercem específicas e importantes funções na planta que podem ser divididas em estrutural, constituinte de enzimas, e ativador enzimático, com isso garantindo adequado crescimento, desenvolvimento e produção, além de outros benefícios, como o aumento da resistência da planta ao ataque de pragas e doenças.

Questões fitossanitárias

O surgimento de doenças no cafeeiro é favorecido quando as condições ambientais são adequadas à disseminação das mesmas. Sobretudo, a propagação é maior quando a planta se encontra em algum tipo de estresse, seja ele nutricional ou hídrico.

Neste sentido, a nutrição do cafeeiro é de grande importância para o manejo fitossanitário da lavoura, em que a correta e equilibrada nutrição faz com que ocorra redução nas chances de incidência de doenças na lavoura.

A relação entre as quantidades dos nutrientes na planta também possui relação direta com a incidência de doenças, principalmente a relação K:Ca, na incidência de cercosporiose no cafeeiro.

Portanto, o manejo correto dos fertilizantes no cafeeiro garante menores custos no controle de doenças nas plantas, e as plantas equilibradas e bem nutridas terão maiores condições de evitar a disseminação as doenças.Porém, se os nutrientes não estiverem em concentrações adequadas nos tecidos da planta, podem ocorrer problemas com sintomas de deficiência ou toxidez.

Em folhas de café, essa deficiência altera os conteúdos de alguns aminoácidos, ácidos orgânicos e açúcar. Portanto, nas plantas deficientes ou com toxidez tem-se um comprometimento no desenvolvimento de todas as estruturas de crescimento da parte aérea e das raízes, influenciando negativamente na produtividade e qualidade dos grãos e, consequentemente, na rentabilidade da atividade cafeeira.

Solução

Com o objetivo de verificar a eficiência dos produtos foliares da empresa Green Has do Brasil, na manutenção dos teores nutricionais foliares, desenvolvimento vegetativo, interação com a maturação dos frutos e produtividade da lavoura, está sendo realizado um estudo de longo prazo, em parceria com a Fundação Procafé.

O ensaio foi conduzido no município de Ribeirão Corrente (SP), em lavoura da cultivarCatuai vermelho IAC 144, plantada em janeiro de 2008 no espaçamento de 3,5 x 0,7 m com 4.080 plantas/ha.

O ensaio foi montado em delineamento de blocos ao acaso, com cinco tratamentos e cinco repetições, estando os tratamentos e produtos aplicados (com os respectivos teores), expressos na Tabela 1.

As aplicações iniciaram no mês de setembro/15 (pré-florada), posteriormente em novembro/15 (pós-florada), e em janeiro/16 na fase de granação dos frutos realizou- se a terceira aplicação. Em pré-colheita (65 dias) realizou-se a aplicação de M10 nos tratamentos Green Has I e III.

Os tratamentos nutricionais (solo) e fitossanitários da área experimental foram recomendados com base no último manual de recomendações do MAPA/Fundação Procafé. As aplicações foliares foram feitas com atomizador costal motorizado com um volume de calda de 400L/ha.

Fonte dos dados: Fundação Procafé

Essa matéria completa você encontra na edição de fevereiro 2017 da revista Campo & Negócios Grãos. Adquira já a sua para leitura integral.

ARTIGOS RELACIONADOS

Técnica – Cultivo do cafeeiro com fertilizantes organominerais

Em 2018 a produção de café no Brasil foi estimada em 61,7 milhões de sacas de 60 kg colhidas em uma área de produção de 1.864,3 hectares. De acordo com dados divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) em seu 4º levantamento da safra 2018, a estimativa da produtividade do café Arábica foi de 31.72 sacas por hectare (37,2% superior à obtida em 2017) e para o café Conilon, 38,59 (37,4% superior à obtida em 2017), constituindo um novo recorde das lavouras de café no País.

Experiência gastronômica sem igual

Entre as variedades de hortaliças especiais plantadas estão 22 opções para atender sempre com excelência seus clientes, como cinco tipos de baby alface Salanova e as mini folhas de alface, rúcula, radicchio e agrião, além dos temperos hidropônicos disponibilizados tanto em brotos quanto em maços.

Boas práticas agrícolas são passaporte para exportação de melão

Brasil é o maior exportador da fruta, atendendo as altas exigências do mercado Mais de 220 mil toneladas de melão foram embarcadas na temporada 2017/2018...

FMC destaca novas soluções para a cafeicultura

  Na última safra, a FMC se consolidou na cafeicultura com suas novas soluções para o manejo de pragas, plantas infestantes e fitonematoides. Diante desse...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!