25.9 C
Uberlândia
terça-feira, novembro 7, 2023
- Publicidade -
InícioArtigosHortifrútiImportância do NPK para a cultura do abacaxi

Importância do NPK para a cultura do abacaxi

 

José Roberto Silva

Engenheiro agrônomo, coordenador técnico regional da EMATER-MG e especialista em abacaxi

jroberto@emater-mg.gov.br

 

 Crédito David Pereira
Crédito David Pereira

A primeira providência que o produtor de abacaxi deve tomar ao optar por esse cultivo é escolher a área, e em seguida realizar a análise de solo. Nessa análise, muitos produtores entendem que o objetivo é apenas corrigir a quantidade de calcário presente no solo, mas a verdade é que ela também mostra a fertilidade natural do perfil, o que poderá orientar o técnico quanto à quantidade e às fontes nutricionais a serem utilizadas.

No cultivo de abacaxi, os fertilizantes são aplicados desde o plantio até as vésperas da iniciação de formação do fruto, o que dura de oito a 12 meses. Após a adubação de plantio, com base na análise de solo, o produtor faz ainda a cobertura com outros fertilizantes, que não é o mesmo utilizado no plantio a cada dois ou três meses, até que no final se tenha a quantidade necessária adequada para a produção de fruto comercial.

Mulching

Quando se utiliza o mulching, que dificulta as coberturas, é recomendado um formulado com nitrogênio, potássio e fósforo no plantio. Por outro lado, o plástico protege bastante o solo da lixiviação evolatilizaçãodos nutrientes.

Para quem usa mulching, recomenda-se fósforo no plantio, que auxilia no enraizamento, no melhor aproveitamento da planta por outros nutrientes, no equilíbrio e reflete na qualidade do fruto. Ressalta-se que o nitrogênio e o potássio são os nutrientes que a planta mais absorve, o segundo em maior quantidade do que o primeiro.

O nitrogênio influencia no desenvolvimento da planta durante o ciclo vegetativo quanto ao número e tamanho das folhas, assim como na qualidade do fruto. Já o potássio ajuda no desenvolvimento da planta de maneira geral e influencia muito na polpa do fruto, que fica mais consistente, de melhor coloração e menos ácida. A bem da verdade, temos que ter bastante equilíbrio nessas adubações, sem excessos ou faltas – por isso a importância da análise de solo, que oferececondições de recomendar a adubação equilibrada.

Manejo acertado

O abacaxizeiro responde bem às adubações com NPK, sendo que sua utilização de acordo com a fonte/formulação certa, na dosagem ideal, no local indicado e na hora certa traz como resultados melhor desenvolvimento vegetativo, vigor da planta, produtividade e qualidade dos frutos.

A quantidade de adubo NPK a ser utilizado na lavoura de abacaxi deve ser estritamente baseada nos resultados da análise de solo, parcelado durante o ciclo da cultura, sempre colocado próximo à base (pé) da planta e com o solo úmido.

Recomenda-se que as aplicações se iniciem após o enraizamento das mudas, e durante o desenvolvimento vegetativo a cada 60 a 90 dias, até um a dois meses antes da indução floral (início da formação do fruto).

O custo da adubação (insumos mais mão de obra) pode representar mais de 20% do custo total da lavoura, dependendo da fertilidade natural do solo e da infraestrutura do produtor.

Vale ressaltar que não só os macronutrientes primários, NPK, são os mais importantes, mas também os macros secundários (cálcio, magnésio e enxofre) e os micronutrientes, como: ferro, manganês, zinco, boro, cobre, entre outros.

Essa matéria você encontra na edição de julho da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira a sua.

ARTIGOS RELACIONADOS

Doenças do pinus prejudicam produção

  Rodrigo Lima Professor, doutor em Engenharia Florestal e Consultor do SENAI   As principais doenças do pinus são as seguintes: tombamento de mudas, armilariose, podridão de raízes,...

Bradyrhizobium + Azospirillumna cultura da soja

Lucas Guilherme Bulegon Doutorando em Agronomia - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) Vandeir Francisco Guimarães Professor da Unioeste Perivaldo Mateus Conrado Graduando em Agronomia " Universidade...

Kimberlit Agrociências apresenta fertilizantes de alta tecnologia

A Kimberlit Agrociências (www.kimberlit.com), empresa líder no segmento de fertilizantes especiais, que desenvolve, produz e comercializa soluções em fisiologia e nutrição vegetal, participou do IX Congresso...

Remineralização do solo pode ser alternativa a produtos químicos?

  Claudia Adriana Görgen Engenheira agrônoma e doutoranda em Geociências Aplicadas - UNB claudiadrianagorgen@gmail.com Os solos são constituídos por materiais orgânicos, minerais, água e ar. As reações entre...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!