27.7 C
São Paulo
sábado, maio 21, 2022
- Publicidade -
-Publicidade-
Inicio Destaques Importância dos extratos de algas para a agricultura

Importância dos extratos de algas para a agricultura

Crédito Shutterstock

Fernanda Cabral P. Santaniel
Coordenadora do Departamento Técnico da Compo Expert

É crescente a utilização de extratos de algas na agricultura, com resultados comprovados em campo tanto ao desenvolvimento radicular como a uniformidade, florescimento e maturação. A aplicação em campo apresenta resultados eficientes em todas as culturas, levando em consideração o posicionamento em época adequada associado à dosagem ideal para as culturas.
Os fertilizantes que contemplam extratos de algas marinhas são biodegradáveis, atóxicos, não poluentes e não perigosos para o homem, animais de fazenda e pássaros (Dhargalkar; Pereira, 2005), características estas que contribuem para a crescente aplicação desses produtos nas lavouras brasileiras com direcionamento à conscientização e à sustentabilidade tão almejada nos dias atuais.

Potencial das algas

Observa-se que diversos estudos apontam o potencial de uso dos extratos de algas para incrementar o desenvolvimento vegetal e muitos correlacionam esses extratos ao aumento da tolerância das plantas a estresses bióticos e abióticos.
Estas pesquisas mostram que, mesmo em baixas concentrações, os produtos à base de extratos de algas afetam o desenvolvimento vegetal, sugerindo que os derivados dos extratos de algas possuem compostos bioativos (Carvalho et al., 2013, 2014) e também moléculas oligossacarídicas que são facilmente reconhecidas pelas células das plantas que regulam seu crescimento, desenvolvimento e resistência a patógenos (Franceschini, 2010).
Dentro desse grupo de extratos de algas, é notória e comprovada a eficiência via aplicação exógena de extratos de duas algas naturais em destaque, Ascophyllum nodosum e Eklonia máxima, sendo que estas se diferenciam desde a morfologia até a composição química.
Tanto o local de colheita como o processo de extração são totalmente relevantes para a qualidade e eficiência destes.
Os extratos de algas Ecklonia máxima podem causar diversos efeitos na planta e influenciar de forma positiva os componentes de produção (Kocira et al., 2013, 2016). Essa alga específica apresenta efeito direto no desenvolvimento radicular, favorecendo o maior volume de raízes finas emitidas, com melhor desempenho e volume de solo explorado.

Solução

Essas observações mencionadas foram comprovadas com a aplicação do fertilizante Vitanica RZ da Compo Expert, que associa aporte nutricional ao extrato de algas Ecklonia maxima em sua formulação.
O Vitanica RZ apresenta uma composição perfeitamente equilibrada com efeitos benéficos para o crescimento e desempenho das plantas, preservando todos os ingredientes naturais da alga marinha mediante o método de extração altamente eficiente e processo de micronização a frio.
Os benefícios da aplicação desse fertilizante em campo são diversos, com grande destaque para a arquitetura do sistema radicular, com maior volume de raízes, melhor estabelecimento da cultura e ótimo desenvolvimento da parte aérea, com áreas mais uniformes e vigorosas.
Também se observa um excelente resultado quando o produto é colocado em áreas que sofreram algum estresse, tanto biótico quanto abiótico, na pronta recuperação da planta, reduzindo assim os efeitos que interferem diretamente na expressão do potencial produtivo da mesma.

A Ascophyllum nodosum

Relacionado ao extrato de algas de maior prevalência no mercado, destaca-se o extrato de Ascophyllum nodosum, importante estimulador do crescimento e produtividade de culturas, uma vez que aumentam a absorção e disponibilidade de nutrientes (Craigie, 2011), associado à informação de Omidbakhshfard et al. (2020), que demonstra que o extrato de Ascophyllum nodosum estimula a síntese de metabólitos primários que protegem a planta do estresse e que, através de alterações lipídicas, diminuem a morte celular e degradação de cloroplastos.
Diversos benefícios são observados com esse extrato de algas, assim como com o fertilizante Basfoliar CitoBor, que aporta 8% do elemento boro associado ao extrato de algas natural, Ascophyllum nodosum.
A combinação é ideal para aplicação a partir do florescimento, atuando como sinalizador para melhorar alguns processos fisiológicos da lavoura, com influência direta no processo de floração, pegamento de flor e vagens.
O extrato da Alga Ascophyllum nodosum, associado ao aporte de determinados elementos minerais, principalmente o potássio, tem a capacidade de reduzir danos causados por baixas temperaturas, baixando o ponto de congelamento da célula, benefício observado principalmente em culturas perenes, e também em grãos, como milho, por exemplo, no seu estádio inicial de desenvolvimento.

Resultados

A utilização de ambas as algas é recomendável e com eficiência observada em diversos estudos. Ambas apresentam ações complementares, influenciam positivamente o desenvolvimento e a produtividade dos cultivos, além de aumentar a tolerância a estresses bióticos e abióticos.
As perspectivas são positivas para os extratos de algas, principalmente devido à eficiência destes produtos em campo, inclusive em situações de estresse, por serem fertilizantes que respeitam o meio ambiente e que estimulam a planta fisiologicamente.
Sustentabilidade atrelada a qualidade, Vitanica RZ e Basfoliar CitoBor da Compo Expert são os bioativadores ideais para a sua lavoura.

Inicio Destaques Importância dos extratos de algas para a agricultura