Indicadores revelam ao produtor rural o que os olhos não mostram

Na abertura do 9º Encontro de Gestores da Terra Desenvolvimento, Rodrigo Patussi destacou como os produtores podem agir frente aos riscos e identificar oportunidades para potencializar o resultado tanto da pecuária como da agricultura.

0
17
Crédito Divulgação

Começou nesta terça-feira, dia 07, e segue até esta quarta, dia 08, o Encontro de Gestores 2022. Esta é a 9ª edição do evento organizado pela consultoria Terra Desenvolvimento e desta vez ocorre no Bosque Expo, localizado no complexo do Shopping Bosque dos Ipês em Campo Grande, capital de MS. Na apresentação de abertura do encontro, o zootecnista Rodrigo Patussi, sócio diretor da Terra Desenvolvimento, ressaltou como os produtores rurais podem agir frente aos riscos do setor e identificar oportunidades para potencializar o resultado tanto da pecuária como da agricultura. 

Conforme afirmou Patussi, mesmo com volatilidade de mercado e incertezas provocadas sobretudo pela pandemia de coronavírus nos últimos anos, alguns produtores conseguiram gerar resultados ao mesmo tempo em que garantiam a produção de alimentos para a população mundial. 

Mas o que fizeram de diferente aqueles pecuaristas e agricultores que obtiveram sucesso em meio a um cenário tão desafiador? De acordo com o zootecnista, estes produtores conseguiram mitigar riscos para ficar menos suscetíveis às volatilidades de mercado.

Em seguida, Patussi destacou que para cumprir seus objetivos, os produtores precisam trocar a reação automática às adversidades pela ação, ou seja, escolher as soluções para os problemas que suas propriedades apresentam ao invés de serem surpreendidos por eles.

Em outras palavras, o sócio diretor da consultoria explicou que enquanto os pecuaristas que reagem aos problemas apenas acompanham a fazenda, aqueles que têm mais chance de sucesso monitoram suas propriedades por meio de índices. 

FAZENDA BONITA É DIFERENTE DE FAZENDA PRODUTIVA

Na sequência, Patussi justificou sua colocação. Propriedades rurais com pastagens ou lavouras vistosas e um rebanho com bom escore corporal podem agradar visualmente e levar o produtor a acreditar que a fazenda está apresentando bom resultado. No entanto, um capim vigoroso pode significar sobra de pasto, ao passo que uma novilha em boas condições pode estar ganhando peso aquém de seu potencial genético, ilustrou. 

Assim, o zootecnista resumiu como os indicadores revelam dificuldades que por vezes não se apresentavam aos olhos daqueles produtores que somente acompanham a fazenda.

PALESTRAS E WORKSHOPS

O Encontro de Gestores 2022 segue com programação nesta quarta-feira, dia 08. Pela manhã, a partir das 07h no horário local de MS, os produtores poderão participar de minicursos sobre “Gestão estratégica da empresa pecuária”; “Como mapear as oportunidades de sua propriedade e construir um futuro lucrativo”;  “Estratégias para garantir a segurança produtiva e potencializar os resultados da pecuária”; “Gestão de equipes, comportamentos e ações de efeito”, “Governança e Sucessão” e ainda “Como potencializar o resultado de sua lavoura através da gestão técnica dos seus recursos”. 

Além disso, a grade de palestras será retomada a partir das 14h com a apresentação “Análise e tendências para o mercado agrícola e pecuário”, por Marcos Fava Neves, “Intensificação: segurança ou risco na pecuária?”, por Paulo Prohmann, e “Comunicação: técnicas para dentro e fora da porteira”, por Luciano Pires. 

Confira no site encontrogestores.org.br o currículo dos palestrantes e a grade completa do Encontro de Gestores 2022 da Terra Desenvolvimento. 

TERRA DESENVOLVIMENTO

A Terra Desenvolvimento atua no mercado de treinamentos e consultoria agropecuária desde 1997. A equipe de trabalho da empresa é formada por profissionais que desenvolvem assessoria em todos os estados do Brasil, além de países da América do Sul, como Paraguai e Bolívia. Em 25 anos de atuação, a companhia contribuiu para aumentar a produtividade de mais de 1,3 milhão de hectares, administrando um ativo de cerca de R$ 31 bilhões entre terras e rebanhos. Nesse período, foram mais de dez mil profissionais do agronegócio capacitados pelos treinamentos. Como resultado, tomando o exemplo da última safra, os clientes obtiveram aumento médio de 20% em seu lucro. 

SERVIÇO

9º Encontro de Gestores

7 e 8 de junho no Bosque Expo – Shopping Bosque dos Ipês em Campo Grande-MS Programação e inscrições: encontrogestores.agr.br