20.6 C
Uberlândia
quinta-feira, março 28, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesÍndice de Poder de Compra de Fertilizantes melhora em janeiro

Índice de Poder de Compra de Fertilizantes melhora em janeiro

Fertilizante – Foto: Shutterstock

Após sete meses seguidos em alta, o Índice de Poder de Compra de Fertilizantes (IPCF) fechou em 1,50 em janeiro, com queda em relação a dezembro (1,69), retornando aos patamares de outubro do ano passado. Na prática, isso significa um cenário mais positivo para aquisição do insumo por produtores rurais.

Os principais motivos para essa melhora são os preços das commodities agrícolas, sobretudo soja, milho e algodão, que tiveram alta em relação ao último mês devido às quebras de safra anunciadas após eventos climáticos adversos, principalmente na região Sul.

O preço médio dos fertilizantes apresentou queda em janeiro, liderado principalmente pelos nitrogenados, que têm a janela de comercialização se fechando no Brasil e encontrando pouco suporte de outras geografias. Por outro lado, foi observado um reajuste para o potássio no período e o mercado segue observando a evolução das questões macroeconômicas envolvendo a Bielorrússia, além da crise entre Rússia e Ucrânia. Importante salientar que a demanda global, assim como no Brasil, continua forte. Aliada aos fatores mencionados, suportam os preços.

Apesar dos eventos climáticos, a rentabilidade das principais lavouras no Brasil continua positiva e há otimismo para a safra 2021/2022. A quarta estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgada em janeiro, aponta para um crescimento na produção de grãos frente à temporada 2020/21. De acordo com o levantamento, o Brasil deve produzir um volume total de 284,4 milhões de toneladas, um incremento de 12,5% ou 32 milhões de toneladas.

ÍNDICE DE FERTILIZANTES EM JANEIRO

  Jan/22 Jan/21 Mês Anterior Média 2020 Média 2019 Média 2018  
IPCF geral 1,50 0,70 1,69 0,83 1,13 1,12

Observação: quanto menor o IPCF, maior é o poder de compra de fertilizantes

O índice é divulgado mensalmente pela Mosaic Fertilizantes, uma das maiores produtoras globais de fosfatados e potássio combinados. O índice consiste na relação entre indicadores de preços de fertilizantes e de commodities agrícolas.

Entendendo o IPCF

O IPCF consiste na relação entre indicadores de preços de fertilizantes e de commodities agrícolas. Uma relação menor que 1,0 indica que os fertilizantes estão mais acessíveis do que no mesmo período em 2017, e uma relação maior que 1,00 significa que os adubos estão menos acessíveis em comparação com o mesmo período.

O cálculo do IPCF leva em consideração as principais lavouras brasileiras: soja, milho, açúcar, etanol e algodão.

Metodologia

* A fonte para o cálculo dos preços dos fertilizantes no porto brasileiro é a CRU, empresa de consultoria internacional. Já os preços das commodities são apurados pela média do mercado brasileiro, em dólar, calculados com base nas publicações feitas pela Agência Estado e CEPEA

**O índice de preços de fertilizantes inclui os valores de MAP, SSP, Urea e KCL ponderados pelas participações respectivas de seu uso no país. Já o das commodities inclui soja, milho, açúcar, etanol e algodão, ponderado pelo consumo de fertilizantes.

***O índice é também ponderado pelo câmbio, considerado 70% dos fertilizantes (custo) e 85% das commodities (receita).

****Culturas analisadas: soja, milho, açúcar, etanol (cana-de-açúcar) e algodão.

*****Dados referentes a jan/2022.

Sobre a Mosaic Fertilizantes

Com a missão de ajudar o mundo a produzir os alimentos de que precisa, a Mosaic atua da mina ao campo. A empresa entrega cerca de 27,2 milhões de toneladas de fertilizantes ao ano para 40 países, sendo uma das maiores produtoras globais de fosfatados e potássio combinados. No Brasil, por meio da Mosaic Fertilizantes, opera na mineração, produção, importação, comercialização e distribuição de fertilizantes para aplicação em diversas culturas agrícolas, ingredientes para nutrição animal e produtos industriais. Presente em dez estados brasileiros e no Paraguai, a empresa promove ações que visam transformar a produtividade do campo, a realidade dos locais onde atua e a disponibilidade de alimentos no mundo. Para mais informações, visite www.mosaicco.com.br. Siga-nos no Facebook, Instagram e LinkedIn.

ARTIGOS RELACIONADOS

Exportação de mel

De acordo com a Associação Brasileira dos Exportadores de Mel – Abemel - cerca de 60% ...

Mudanças climáticas causam perdas bilionárias

No Brasil, o maior produtor mundial de soja e terceiro maior produtor de milho, a situação é preocupante, com perdas estimadas em 30 bilhões de euros devido a secas severas nas últimas safras.

‘Milho Certo Lavoro’ pretende atingir a marca de R$550 milhões em vendas de insumos agrícolas com operações de Barter

Meta é carregar oito navios de sacas de milho até o final da ação, válida até o dia 15 de dezembro de 2022

Até onde vai esta nova alta do milho?

O mercado ainda está cheio de incertezas e, por isso, continua subindo, afirma a equipe ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!