18.1 C
São Paulo
quinta-feira, agosto 11, 2022
-Publicidade-
Inicio Mercado Indução natural de resistência favorece produção de café no inverno

Indução natural de resistência favorece produção de café no inverno


Colheita e variações de temperatura reduzem imunidade da planta nesta estação

DSC02623_Durante os meses de inverno, as lavouras de café do país estão expostas a diversos fatores que podem dificultar o seu desenvolvimento. As altas variações de temperatura, com dias quentes e noites frias, e a fase de finalização do enchimento dos frutos do pé, que exige o deslocamento de nutrientes para essa área, debilitam a planta. Para amenizar estes impactos da época do ano, é essencial que o produtor inicie os cuidados no momento da pré-colheita.

“É importante que antes da entrada do inverno ou durante estes meses, seja trabalhada a indução de resistência nessa lavoura. Assim, estaremos estimulando a planta a aumentar as suas defesas naturais. Dessa forma, o cultivo responde de maneira mais forte às situações adversas desta estação”, explica o engenheiro agrônomo Marcus Agnolo, gerente técnico especializado em café da Alltech Crop Science.

No município de Campo do Meio (MG), o produtor de café Jhonnathans Miarelli utiliza, há dois anos, soluções naturais à base de leveduras com o objetivo de diminuir os impactos do inverno, em sua propriedade, e afirma que tem notado resultados positivos. “A planta apresentou um vigor maior. A resposta foi positiva em produção e na formação das lavouras”, conta o agricultor.

Segundo Agnolo, a aplicação de leveduras contribui para o processo natural de indução de resistência, estimulando os mecanismos naturais de defesa da planta. Além disso, o agrônomo destaca a utilização do Cobre, que beneficia a nutrição do vegetal. “Este elemento é importante pois contribui para o vigor e desenvolvimento mais equilibrado do cultivo. Assim, é possível responder melhor aos estresses fisiológicos gerados nessa estação”, complementa.

O especialista ressalta que este tratamento preventivo impacta diretamente na produtividade. “Ele contribui para a manutenção dos ramos laterais, que são os responsáveis pela produtividade na próxima safra. O café possui quatro floradas no ano (setembro, outubro, novembro e dezembro), sendo as duas primeiras as mais fortes. Então, se nós perdermos ramos, menor será a área para o desenvolvimento das flores e, consequentemente, a diminuição da produtividade”, finaliza.

Sobre a Alltech Crop Science

A Alltech Crop Science, divisão agrícola da Alltech Inc., desenvolve soluções naturais para os desafios da agricultura nos principais mercados do mundo. Por meio de produtos com alto valor agregado e tecnologia exclusiva nas linhas de nutrição, proteção e performance, garante sustentabilidade e lucratividade ao produtor rural. A Alltech Crop Science do Brasil é formada pela maior fábrica de leveduras do mundo, localizada em São Pedro do Ivaí (PR), pela sede em Araucária (PR) e pela nova unidade em Uberlândia (MG).

Informações para a imprensa
Camila Castro | Centro de Comunicação
camilac@centrodecomunicacao.com.br
Tel.: (41) 3018.8062 | 99972.1904

Inicio Mercado Indução natural de resistência favorece produção de café no inverno