27.7 C
São Paulo
sexta-feira, maio 20, 2022
- Publicidade -
-Publicidade-
Inicio Revistas Hortifrúti Influência do cálcio no controle das doenças na batata

Influência do cálcio no controle das doenças na batata

Emanuel Alexandre Coutinho Pereira

Consultor de Vendas da Agro Zap para HF

Renato Passos Brandão

Gestor Agronômico da Bio Soja

Os nutrientes, elementos químicos essenciais à vida das plantas, são utilizados pelos produtores rurais com o intuito de aumentar a produtividade das culturas e a qualidade dos produtos agrícolas.

Entretanto, o estado nutricional das plantas tem uma grande influência sobre a ocorrência e severidade das doenças. Normalmente, as plantas bem nutridas são mais tolerantes às doenças. Neste artigo será abordada a influência do cálcio (Ca) no controle das doenças na cultura da batata (Solanum tuberosum).

Funções do cálcio na batata

 

O cálcio é o terceiro nutriente mais absorvido pela batata, superado apenas pelo potássio e nitrogênio. Para a produção de 40 t de tubérculos de batata são necessários cerca de 20 a 60 kg de Ca.

É essencial para a formação e manutenção da integridade e funcionalidade das membranas e paredes celulares das plantas. O pectato de cálcio da lamela média atua como agente cimentante entre as células.

Estimula o crescimento das raízes e demais órgãos das plantas. A taxa de crescimento das raízes é imediatamente reduzida pela interrupção do fornecimento deste nutriente e após alguns dias, as extremidades das raízes tornam-se marrons e gradualmente morrem. Também aumenta a resistência das plantas, dentre as quais, a batata, às pragas e doenças e aos estresses ambientais causados por calor, frio e vento.

O Ca é um nutriente com baixa mobilidade no floema da batata e os sintomas de deficiências ocorrem inicialmente nos órgãos mais novos. A deficiência do cálcio promove sintomas de necrose em regiões meristemáticas jovens, como ápices radiculares ou folhas jovens, nas quais a divisão e a formação de paredes são mais rápidas. As folhas novas podem apresentar deformações e as raízes podem apresentar coloração castanha, redução no seu crescimento e maior ramificação (Zambolim; Ventura, 2012).

Crédito Ana Maria Diniz
Crédito Ana Maria Diniz

Dinâmica do cálcio nos solos

A forma disponível do Ca às plantas é o cátion (Ca+2). A absorção do Ca pelas plantas ocorre, predominantemente, por fluxo de massa. A disponibilidade do Ca às culturas é afetada pelo pH do solo (Figura 1). A maior disponibilidade do Ca ocorre em solos com pH na faixa próxima à neutralidade (Lucas; Knezek, 1972).

gráfico 2

Figura 1. Efeito do pH na disponibilidade do cálcio às plantas.

Interações do cálcio com as doenças na batata

Além do nitrogênio e potássio, o Ca é um dos nutrientes mais importante no manejo das doenças nas culturas, dentre as quais, a batata. Vários pesquisadores tem relatado que a aplicação de cálcio no solo têm reduzido a incidência e a severidade das doenças (Tabela 1). A severidade das doenças é inversamente proporcional ao teor de Ca nos tecidos das plantas.

Tabela 1. Efeito do cálcio na redução da severidade de doenças em diferentes espécies vegetais.

Planta Doença Patógeno
Batata Podridão-mole Pectobacterium carotova subsp. atroseptica
Berinjela e cenoura Podridão Sclerotium rolfsii
Crucíferas Hernia das crucíferas Plasmodiophora brassicae
Pepino Mofo cinzento Botrytis cinerea
Pimentão Bacteriose foliar Xanthomonas campestris pv. vesicatória
Tomate Murcha Fusarium oxyporum f. sp. lycopersici

Mecanismo de ação do Ca nas doenças

O papel do Ca na severidade das doenças está relacionado com a integridade da membrana plasmática (Figura 2).

Nova Imagem

Figura 2. Mecanismos de ação do cálcio na redução de doenças de plantas. CBPM ” compostos de baixo peso molecular.

Fonte: ZAMBOLIM; VENTURA (2012).

Diversos fungos invadem preferencialmente o xilema e dissolvem a parede celular dos vasos, causando a obstrução dos vasos condutores.  Posteriormente, surgem os sintomas da murcha causada pelo Fusarium.

A aplicação do Ca no solo pode reduzir a população de Sclerotium rolfsii no solo. Pode reduzir também a severidade de várias doenças causadas por patógenos que atacam as raízes e/ou caules, dentre as quais, Rhizoctonia, Sclerotiuum, Pythium, Botrytis, Fusarium e o nematoidee Ditylenchus dipsaci.

 

Manejo do cálcio no controle de doenças

Realizar práticas culturais adequadas para aumentar a absorção do Ca pela batata e, consequentemente, reduzir a severidade das doenças e aumentar a produção. Inicialmente, realizar a análise de solo para a avaliação do pH e teor do Ca.

Em solos ácidos, realizar a calagem elevando o pH para a faixa mais adequada à  batata e aumentando a disponibilidade do Ca.

Em solos com pH na faixa adequada à batata e com baixo teor de Ca, aplicar fertilizantes contendo cálcio, superfosfato simples e gesso agrícola.

 

Essa matéria completa você encontra na edição de setembro 2016  da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira já a sua para leitura integral.

Inicio Revistas Hortifrúti Influência do cálcio no controle das doenças na batata