13 C
São Paulo
domingo, junho 26, 2022
- Publicidade -
-Publicidade-
Inicio Revistas Grãos Influência do zinco no controle das doenças de grãos

Influência do zinco no controle das doenças de grãos

Emanuel Alexandre Coutinho Pereira

Consultor de Vendas da Agrozap para HF

Renato Passos Brandão

Gestor Agronômico da Bio Soja

Rafael Bianco Roxo Lima Rodrigues

Estagiário do Deptº Agronômico da Bio Soja

 

Crédito Ana Maria Diniz
Crédito Ana Maria Diniz

Os nutrientes, elementos químicos essenciais à vida das plantas, são utilizados pelos produtores rurais com o intuito de aumentar a produtividade das culturas e a qualidade dos produtos agrícolas.

Entretanto, o estado nutricional das plantas tem uma grande influência sobre a ocorrência e intensidade das doenças nas plantas. Normalmente, as plantas bem nutridas são mais tolerantes às doenças. Neste artigo será abordada a influência do zinco (Zn) no controle das doenças nas culturas produtoras de grãos.

O zinco é um nutriente requerido em pequenas quantidades pelas culturas produtoras de grãos (Tabela 1).

Tabela 1. Absorção e exportação de zinco pelas culturas produtoras de grãos.

Culturas Produtividade Zn absorvido, g Zn exportado, g % exportado
Feijão 3 t/ha 276 108 39
Milho 12 t/ha 224 53 24
Soja 4 t/ha 308 80 26
Trigo 3 t/ha      

É um ativador e constituinte de enzimas nas plantas, e atua na síntese do triptofano, precursor do ácido indolacético (AIA). É uma auxina que promove a divisão celular e contribui para o aumento do volume celular, promovendo o crescimento dos tecidos pelo seu alongamento (Malavolta, 2006).

O Zn é um micronutriente com baixa mobilidade no floema das plantas. Portanto, os sintomas de deficiência ocorrem nas folhas novas. As células tornam-se menores e ocorre uma redução no número de células.

A deficiência do Zn manifesta-se pela inibição do crescimento das plantas e com a ocorrência de internódios curtos. As folhas novas tornam-se pequenas, estreitas e deformadas com cloroseinternerval, permanecendo as nervuras verdes. Ocorre também encurtamento dos internódios. Em deficiência severa de Zn, a clorose progride para uma necrose.

Dinâmica do zinco nos solos

A forma do Zn disponível às plantas é o cátion (Zn2+), que é absorvido predominantemente por difusão. É um processo relativamente lento de absorção do nutriente pelas plantas. Portanto, o Zn deve ser aplicado o mais próximo possível das raízes das plantas.

De forma similar ao Mn e Cu, a disponibilidade do Zn às culturas é afetada pelo pH do solo (Figura 1). Quanto maior o pH do solo, menor a disponibilidade de Zn às plantas devido à diminuição na solubilidade do elemento no solo na forma de óxidos (Lucas &Knezek, 1972).

Nova Imagem (2)

Figura 1. Efeito do pH na disponibilidade do zinco às plantas.

Em solos com alto teor de matéria orgânica ocorre a redução na disponibilidade do Zn às plantas. Ocorre a formação de complexos muito estáveis do Zn com as substâncias húmicas, principalmente com a fração húmica (Mortvedtet al., 1991). As adubações fosfatadas também reduzem a disponibilidade de Zn às plantas (De Negri, 1977).

Os cultivos em baixas temperaturas, associadas ao excesso de umidade, podem ocasionar deficiência de Zn. Isso tende a se manifestar no estádio inicial de crescimento das plantas (Abreu et al., 2007).

Algumas das práticas culturais que afetam a disponibilidade do Zn e a severidade das doenças na cultura das culturas produtoras de grãos estão na Tabela 1.

Tabela 1. Influência das práticas culturais na disponibilidade do Zn e na severidade das doenças nas culturas produtoras de grãos.

Práticas culturais Efeito sobre a disponibilidade de Zn Severidade das doenças
Calagem Diminui Aumenta
Estercos e compostos orgânicos Diminui Aumenta
Adubações com fósforo Diminui Aumenta

 

 

 

 

 

 

 

Crédito Ana Maria Diniz
Crédito Ana Maria Diniz

Efeito do zinco nas doenças da batata

Diversos pesquisadores têm comprovado que o fornecimento de Zn à cultura da batata com deficiência deste nutriente reduz a severidade das doenças (Tabela 2). Quanto maior o teor foliar deste nutriente, menor a severidade das doenças nas plantas.

Tabela 2. Efeito do zinco nas doenças da cultura da batata

Cultura Doença Patógeno Efeito do Zn nas doenças Pesquisador(es)
  Requeima Phytophthorainfestans Diminui Vishwakarma; Singh, 1984
  Sarna pulveruenta Spongospora subterrânea Diminui Braithwaiteet al., 1994
  Rizoctonia

 

     
  Sarna comum Streptomycesscabies Pequeno Basu; Chaudhary, 1967
  Rizoctonia

 

     
  Rizoctonia

 

     

 

Essa matéria completa você encontra na edição de maio 2016 da revista Campo & Negócios Grãos. Adquira já a sua para leitura integral.

 

Inicio Revistas Grãos Influência do zinco no controle das doenças de grãos