23.1 C
São Paulo
quinta-feira, janeiro 27, 2022
- Publicidade -
- Publicidade -
Inicio Revistas Grãos Inoculação elimina adubação nitrogenada

Inoculação elimina adubação nitrogenada

Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB)idalinepessoa@hotmail.com

José Celson Braga Fernandes Engenheiro agrônomo e doutorando em Biocombustíveis – UFU/UFVJM – Fundador da Agro+celsonbraga@yahoo.com.br

Feijão – Crédito: Luize Hess

O feijão é uma leguminosa de grande importância no mundo todo e se destaca economicamente por ser cultivado por pequenos e grandes produtores e em diversificados sistemas de produção, principalmente vinculados à agricultura familiar.

O feijoeiro, para alcançar elevadas produtividades, necessita de grandes aportes de nitrogênio para obter altas produtividades. Normalmente, os agricultores utilizam de 80 a 150 kg de N/ha. Entretanto, como todas as leguminosas, o feijoeiro também se beneficia da fixação biológica de nitrogênio (FBN), para suprir de forma muito mais econômica este nutriente.

A busca por melhores produtividades e rentabilidade na cultura passa pela melhoria das características do solo e da nutrição vegetal, em especial da adubação nitrogenada (Malavolta, 2006).

A eficiência da inoculação é dependente de diversos fatores relacionados ao manejo. As pesquisas têm demonstrado que com o uso de inoculante na cultura do feijoeiro pode-se obter ganhos de produtividade acima de 20%, com uma grande economia no investimento em fertilizante nitrogenado, desde que o processo de inoculação seja feito corretamente.

O processo

A inoculação do feijoeiro é feita utilizando o inoculante específico para esta cultura, produzido com bactérias classificadas como Rhizobium tropici. Este produto é misturado às sementes no momento do plantio, devendo-se proceder à semeadura no menor tempo possível, pois as bactérias, permanecendo por muito tempo sobre as sementes fora do solo, vão perdendo sua viabilidade, em especial se as sementes estiverem tratadas com produtos químicos, diminuindo assim os ganhos de produtividade alcançados em estudos.

Para ler o restante deste artigo você tem que estar logado. Se você já tem uma conta, digite seu nome de usuário e senha. Se ainda não tem uma conta, cadastre-se e aguarde a liberação do seu acesso.

Inicio Revistas Grãos Inoculação elimina adubação nitrogenada