26.6 C
Uberlândia
segunda-feira, julho 22, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioLançamentosInovações em adubação e agricultura de precisão oferecem otimização de recursos e...

Inovações em adubação e agricultura de precisão oferecem otimização de recursos e desempenho para a produção

Jacto apresenta na 40ª Expointer nova adubadora que permite maior precisão na dosagem, com erro máximo de dosagem de até 2%, além de tecnologias que reduzem o consumo de fertilizantes que pode chegar até 15%. Para agricultura de precisão, a empresa apresenta o Omni 700, um novo produto que possui uma função inovadora, o repetidor de operações. A empresa ainda está atenta às soluções para a agricultura diante do novo cenário marcado pelo digital.

Uniport 5030 NPK B
Uniport 5030 NPK B

A Jacto apresenta na 40º edição da EXPOINTER, evento que ocorre de 26 de agosto a 3 de setembro em Esteio-RS, inovações exclusivas em adubação e agricultura de precisão, além de soluções em pulverização com foco na otimização de recursos e mais qualidade e desempenho para o produtor.

Diante do novo cenário digital, cada vez mais tecnológico, a empresa também busca orientar suas soluções para máquinas, equipamentos e serviços que atendam aos agricultores nesse novo ambiente.

Omni 700
Omni 700

“Estamos falando de soluções tecnológicas para a agricultura em um ambiente de negócios cada vez mais permeado pelo digital. Estamos falando de Internet das Coisas (IoT), máquinas inteligentes, ‘Nuvem’ e mobilidade, que oferecem a oportunidade para as empresas apresentarem novas soluções para a agricultura. Esse futuro já começou e caminha para uma complexidade e cenário de oportunidades cada vez mais rico“, explica Fernando Gonçalves, presidente da Jacto.

O grande lançamento na feira é a nova adubadora Uniport 5030 NPK . A máquina é uma automotriz com reservatório de 5.000 kg de capacidade e faixa de aplicação de até 50 metros.  É um equipamento que tem tecnologias desenvolvidas pela Jacto, que possibilitam maior precisão na dosagem e uniformidade na aplicação de fertilizantes, além de possibilitar a aplicação de produtos em pó.

Nova Imagem

Seus principais diferenciais tecnológicos são:

  • Sistema PrecisionWay: É uma tecnologia da Jacto para controlar a dosagem, ponto de queda do fertilizante nos discos e formato das pás, permitindo distribuir os insumos na dose certa, com qualidade e uniformidade ao longo de toda faixa de aplicação. O erro máximo de dosagem é de até 2% e a faixa de aplicação é regulada através de um sistema automático que varia o ponto de queda do fertilizante nos discos de distribuição. Os discos e pás com design exclusivo Jacto oferecem maior uniformidade de distribuição em toda a faixa de aplicação.

  • SmartSet: é um site que contém toda a informação necessária para auxiliar o ajuste de faixa de aplicação. Simples e confiável, é uma ferramenta prática e que acelera o tempo de calibração da máquina pelo operador, permitindo uma aplicação de maior qualidade sempre.

  • Controle de bordadura: O controle de bordadura é uma função muito importante que ajuda a reduzir erros de aplicação nas operações de bordadura, evitando aplicar fertilizante em áreas não desejadas como carreadores e áreas de reserva. A função tem 3 configurações disponíveis, permitindo então, obter uma maior qualidade de aplicação nas bordaduras, economia de fertilizantes e proteção ambiental.

  • Controle automático de seções: Este controle permite a segmentação da faixa de aplicação em até 12 seções, controladas automaticamente. Trata-se de um sistema inovador e que traz para a operação de adubação uma importante redução no custo de aplicação, ao fechar e abrir as diferentes seções, minimizando as sobreposições nas entradas e saídas da bordadura. A redução do consumo de fertilizantes pode chegar até 15% com o uso dessa tecnologia. O controle automático de seções é um opcional e estará disponível nas máquinas fabricadas a partir de 2018, podendo ser instalada nas máquinas produzidas em 2017 se os clientes desejarem adquirir.

  • Versatilidade de aplicação: Capacidade para aplicar produtos em pó apenas com a troca dos conjuntos de discos de distribuição

Em Agricultura de Precisão, a Jacto apresenta o OMNI 700, um novo conceito de produto para o segmento.

O OMNI 700 é um produto Otmis, a marca da Jacto para agricultura de precisão, utilizado na navegação de máquinas no campo que integra funcionalidade de barra de luz, piloto automático, controle de pulverização bico-a-bico, incluindo os serviços de correção de sinal, que aumentam a qualidade e precisão das operações e informações georeferenciadas.

Além das funções básicas de navegação, o OMNI 700 apresenta uma função inovadora e exclusiva, o Repetidor de Operações Agis. Esta função permite ao operador gravar a operação na primeira aplicação em determinada área e nas demais aplicações na mesma área. No simples apertar de um botão, o pulverizador automotriz Uniport passa a repetir o que o operador fez anteriormente.

O sistema permite gravar e repetir a execução das operações de altura das barras, velocidade de trabalho, direcionamento e parâmetros da pulverização, permitindo melhorar a eficiência da operação e conferindo maior qualidade das aplicações e facilidade para o operador, reduzindo a fadiga das longas jornadas e possibilidade de reprodução do trabalho dos operadores mais experientes.

Para o acompanhamento das operações agrícolas em tempo real, por meio de computador, smartphones ou tablets, a Jacto disponibiliza o sistema OTMISMAPS TELEMETRIA. A ferramenta permite visualizar a movimentação da máquina durante a pulverização e outras informações importantes para o controle operacional e qualidade da pulverização. Um grande diferencial da ferramenta é que o equipamento é multimarcas, amigável, possibilitando a compatibilidade com diversos maquinários existentes no mercado. Essa atribuição do equipamento reforça outro ponto observado pela empresa no cenário digital, que é oferecer possibilidades de escolhas aos produtores diante desse novo cenário das tecnologias digitais para agricultura.

Em pulverização, destaque para 2 modelos da família dos pulverizadores automotrizes: o Uniport 4530 e o Uniport 2530. O modelo Uniport 4530 possui reservatório de 4.500 litros e barras de pulverização de 36 metros. É a primeira máquina desse porte no Brasil. Seu peso, com os reservatórios vazios, é de apenas 10.500 kg e apresenta excelente rendimento operacional, pulverizando até 80 hectares por hora. Quando comparado a equipamentos que possuem reservatório de 3.000 litros e barras de 30 metros, o Uniport 4530 apresenta aumento do rendimento operacional em até 30% e redução do amassamento em até 17%. O consumo de combustível de 0,40 a 0,70 L/ha chega a ser 35% menor quando comparado com outras máquinas do mercado. Destaque para o novo sistema direcional nas quatro rodas UNITRACK®, que permite manobras mais rápidas e precisas com menor raio de giro. Com solução inovadora, o sistema também reduz o amassamento na manobra em até 40%. A altura de trabalho das barras de 2,75 metros, em conjunto com o vão livre ajustável de 1,55 a 1,75 metro, permite maior disponibilidade de uso em todas as fases de desenvolvimento das culturas. Permite a pulverização a até 35 km/h e deslocamento em velocidades até 55 km/h e apresenta tecnologias embarcadas da linha Otmis, como Controlador Automático Bico a Bico, Piloto Automático Hidráulico e Correção de Sinal RTX. Também pode ser equipado com Correção de Sinal RTK, Sensor de Umidade e Temperatura, Câmera de Ré e Otmis Maps Telemetria.

Já o Uniport 2530 foi formatado para trabalho nas mais diversas condições de terreno, pulverizando em rampas de até 30%. É uma máquina leve, com potência e baixo consumo de combustível. Possui reservatório de 2.500 litros e 30 metros de barra. O vão livre fixo é de 1,60 metro. O chassi tem alta flexibilidade e resistência para as mais diversas condições de terreno. A cabine apresenta excelente amplitude visual, com ar-condicionado e banco com suspensão pneumática.

O sistema de pulverização apresenta barras de 30 metros, espaçamento de 35 ou 50 cm, porta-bicos quadrijet, reservatório de 2500 litros. Permite a pulverização a até 25 km/h e deslocamento em velocidades até 40 km/h. O Uniport 2530 também apresenta tecnologias embarcadas da linha Otmis.

Na linha de pulverizadores tratorizados, o destaque com o foco na redução de custos é o Condor 800 AM 18. Suas barras de 18 metros com acionamento hidráulico proporcionam alta capacidade operacional, sendo 17% mais rápido no mesmo tempo de cobertura da área de atuação e reduzem perdas de amassamento dos cultivos em até 22%.

Especialista em pulverização, a empresa também destaca o aplicativo Jacto SmartSelector, que visa permitir que o usuário escolha de forma correta o bico de pulverização que deverá ser utilizado em cada ocasião. Através da indicação de variáveis climáticas, agronômicas e operacionais, o aplicativo faz uma rápida seleção dos possíveis modelos de bicos a serem utilizados. O aplicativo está disponível gratuitamente tanto para plataforma IOS, Android e Windows Phone com versões em português, inglês e espanhol.

Opções para aquisição de produtos ” Como opção às linhas de crédito disponíveis no mercado, os agricultores podem adquirir os diferentes modelos de máquinas da Jacto a partir de Consórcio Nacional Jacto. Entre os planos oferecidos por meio dessa modalidade temos a opção para a linha de pulverizadores automotrizes, colhedora e adubadora. O pagamento pode ser feito em até 102 parcelas, sem juros, sendo que podem ser amortizadas as cotas de forma mensais, trimestrais, semestrais ou anuais. Por meio do consórcio, o produtor também pode adquirir vários produtos da empresa, inclusive os equipamentos de agricultura de precisão.

Informações para a Imprensa:

Odara Comunicação a serviço de Máquinas Agrícolas Jacto S/A

Fernanda Cicillini – (16) 99202 7904 – fernanda@odaracomunicacao.com.br

Lívia Borges – (16) 99771 7774 – livia@odaracomunicacao.com.br

ARTIGOS RELACIONADOS

Organominerais fornecem matéria orgânica para o solo

Diego Henriques Santos Engenheiro agrônomo da Codasp - Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo (Regional Noroeste) dihens@bol.com.br Existem diferentes fontes orgânicas de nutrientes em nosso País,...

Manjericão roxo – Produto requisitado na culinária gourmet

Muito requisitado na culinária, estima-se que a produção mundial de manjericão esteja em torno de 830 toneladas ano e, com a extração do óleo...

Doenças – Manejo pode evitar perdas de até 100% no feijão safrinha

Com o término das últimas colheitas de soja no Brasil, o plantio do feijão de 3ª safra ganha espaço neste período do ano. Também conhecido como...

Alcachofra – Alta rentabilidade e mercado garantido

De alto valor agregado e dona de um sabor inestimável, a alcachofra tem conquistado um mercado disposto a pegar mais por seu valor nutracêutico...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!