28.8 C
Uberlândia
quinta-feira, julho 18, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioTecnologiaInovações em agricultura da BASF

Inovações em agricultura da BASF

A BASF anuncia seu panorama de 10 anos para inovações agrícolas que reforçam a segurança alimentar para as gerações futuras e, ao mesmo tempo, minimizam o impacto da agricultura sobre o clima e o meio ambiente.

A empresa se concentra em melhorar os resultados nos principais cultivos, como soja, milho, algodão, arroz, trigo e canola, assim como frutas e vegetais. Segundo estimativas da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), estes cultivos representam mais de 50% das terras agrícolas do mundo. É por isso que as inovações aplicadas em tão grande escala têm o potencial de tornar a agricultura ainda mais produtiva e sustentável.
 

Para esses cultivos, a BASF continua inovando em seu desenvolvimento de sementes e traits, tratamento de sementes, soluções biológicas e químicas, assim como ferramentas de agricultura digital e lançará grandes projetos em todas as áreas até a próxima década. O valor do pipeline de inovação continua forte, com um potencial de vendas estimado em mais de 7,5 bilhões de euros.
 

A importância das soluções da BASF para a sociedade está crescendo, uma vez que a empresa incorpora constantemente critérios de sustentabilidade às suas pesquisas agrícolas. Em 2021, a BASF investiu aproximadamente 900 milhões de euros em pesquisa e desenvolvimento no segmento de Soluções para Agricultura, representando cerca de 11% das vendas do segmento. Em 2022, continuará investindo em pesquisa e desenvolvimento de inovações agrícolas de alto nível.
 

Ao mesmo tempo em que se concentra em sistemas produtivos estratégicos nas diferentes regiões agrícolas, a empresa adapta seus produtos, tecnologias e serviços para ajudar os agricultores a produzirem da melhor forma, mesmo em condições ambientais desafiadoras.
 

“A inovação na agricultura é essencial para permitir a produção sustentável de alimentos. Precisamos encontrar o equilíbrio certo para obtermos uma melhor produtividade que atenda às exigências das gerações futuras, tenha um impacto mínimo sobre o meio ambiente e ajude os agricultores a terem longevidade nos seus negócios”, disse Dr. Livio Tedeschi, presidente da Divisão de Soluções para Agricultura da BASF. “Nossas inovações permitem ao mesmo tempo uma agricultura mais produtiva e sustentável sendo estas as principais alavancas identificadas pelas Nações Unidas e incorporadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Para nós essa é uma prioridade e nos comprometemos a promover a agricultura sustentável até 2030, com metas claras e mensuráveis”.
 

“Na última década, desenvolvemos um amplo portfólio que abrange todas as tecnologias necessárias para um futuro mais sustentável da agricultura”, disse Dr. Peter Eckes, presidente de R&D e Regulatório da Divisão de Soluções para Agricultura da BASF. “Como uma parceira de inovação conceituada e confiável, nossa pesquisa de soluções para agricultura reflete uma estratégia de longo prazo que oferece estabilidade aos agricultores em um mundo em mudança, além de permitir que aumentem sua produtividade e reduzam o impacto sobre os recursos naturais”.
 

Aplicação precisa e uso eficiente da terra com um pipeline de inovação de soja diversificado e sob medida para agricultores na América Latina

A BASF está desenvolvendo e conectando inovações em sementes, proteção de cultivos e soluções digitais, adaptadas às necessidades dos agricultores na América Latina. Nos próximos anos, a empresa oferecerá para os agricultores da região novos produtos à base de Revysol® e Xemium® que proporcionam um controle eficiente das doenças da soja, incluindo a ferrugem asiática, e ajudam no manejo de resistência. Além disso, os agricultores de soja se beneficiarão de um novo trait em desenvolvimento para tolerância a nematoides, pragas que geram até 30% de perda na colheita.
 

Para controlar plantas daninhas com precisão, a BASF, juntamente com a Bosch, desenvolveu a solução Smart Spraying que combina a inteligência agronômica do xarvio® com a tecnologia e o software de sensor de câmera da Bosch. A solução oferece identificação e controle automatizados em tempo real, em pré e pós-emergência de plantas daninhas.
 

O Smart Spraying reduz o risco de resistência de plantas daninhas utilizando formulações e taxas otimizadas de herbicidas especificamente desenvolvidas, garantindo que o produto seja aplicado apenas onde e quando necessário. Com a aplicação pontual, é possível reduzir o uso de herbicida em até 70%, dependendo das condições de campo prevalecentes e da pressão das plantas daninhas.
 

A solução está prevista para ser lançada no Brasil, na América do Norte e na Europa dentro dos próximos 18 meses. “Nosso compromisso é levar soluções digitais como estas a 400 milhões de hectares globalmente até 2030, e a América Latina será uma peça importante”, disse Sergi Vizoso, Vice-Presidente Sênior de Soluções para Agricultura da BASF para a América Latina.
 

“Para obter longevidade no agronegócio, precisamos dessa visão de longo prazo”. O agricultor e engenheiro agrônomo brasileiro Maurício De Bortoli acredita que o uso de inovações é essencial para o sucesso: “na verdade, estamos sempre acrescentando novas tecnologias no campo. Normalmente pesquisamos, medimos, quantificamos o que cada tecnologia acrescenta e todo ano adicionamos mais ferramentas para aumentar a produtividade. Portanto, estamos evoluindo ao longo dos anos”.
 

Mais inovações nos principais mercados agrícolas

O trigo híbrido Ideltis™ será lançado na segunda metade da década no mercado europeu. Contará com o apoio do xarvio® Digital Farming Solutions para otimizar as recomendações de plantio, por meio da análise de dados de campo específicos de cada zona e a aplicação precisa de inovações sustentáveis de proteção de cultivos, como o fungicida Revysol®, inseticida Axalion™ e o herbicida Luximo®. O Revysol® aumenta a produtividade, permitindo que o agricultor alcance a mesma produção com 4% menos de terra cultivada. Com inovações na formulação do Revysol® os agricultores vão utilizar menos fungicidas, reduzindo ainda mais a emissão de CO2.


Na América do Norte, a BASF oferece um portfólio ainda mais abrangente e inovador para o cultivo da canola. A empresa continua trabalhando no aprimoramento da sua solução InVigor®, além de desenvolver os híbridos de canola em semente amarela para serem cultivados em terras agrícolas historicamente menos produtivas do Canadá e EUA. Os híbridos de canola terão tolerância a herbicidas, sendo uma ferramenta para auxiliar o agricultor no controle de plantas daninhas. A BASF planeja trazer esta inovação para os agricultores nos próximos anos.
  Na Ásia, para reduzir as emissões de gases de efeito estufa da rizicultura, a BASF oferece inovações alinhadas com as soluções já disponíveis no mercado. A empresa disponibilizará dois traits tolerantes a herbicidas que podem ser utilizados em sistemas híbridos de arroz de plantio direto como alternativa ao arroz em casca. Para a região Ásia-Pacífico, o Sistema de Arroz Clearfield® já está disponível, e o Sistema de Arroz Provisia® deverá ser lançado em meados da década.

ARTIGOS RELACIONADOS

Mercados nacional e mundial do abacate

A busca por alimentos mais saudáveis vem crescendo nos últimos anos, ...

Inoculante é promotor de crescimento da soja

Inoculante é uma tecnologia agrícola que, além de promover a fixação biológica de nitrogênio, também atua como promotor de crescimento nas plantas.

Alternativas contra alta dos insumos

Devido escassez das principais matérias primas no mercado internacional, tecnologia como a da startup Agriacordo que conecta as empresas atacadistas de agroinsumos a revendas e cooperativas na mesma plataforma, pode ser solução.

Como o uso de drones de pulverização pode contribuir para a aviação agrícola?

Esse receio do mercado de drones prejudicar o de aviação agrícola é comum, devido a muitas pessoas atuarem nessa atividade, afinal, o Brasil tem a segunda maior frota de aeronaves agrícolas do mundo, com cerca de 2300 aeronaves (atrás apenas dos EUA que tem mais de 3500).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!