25.6 C
Uberlândia
quarta-feira, junho 19, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesInovações na peletização de biomassa com a Chavantes Peletizadora

Inovações na peletização de biomassa com a Chavantes Peletizadora

Entenda como as peletizadoras da Chavantes estão revolucionando o processamento de biomassa com tecnologia de ponta e atendimento personalizado

Biomassa de Casca de Castanha de Cajú/Divulgação

A Chavantes Peletizadora é uma empresa de destaque no mercado de peletização de biomassa, oferecendo equipamentos robustos e eficientes para a produção de pellets a partir de diversas matérias-primas.

Perguntamos a Henrique Inforzato, gestor de vendas da Chavantes, sobre como a produção de pellets varia conforme o tipo de biomassa utilizada. Segundo ele, a mais comum usada no mercado é a biomassa a base de resíduo de pinus, que tem um poder calorifico alto e não deixa resíduos nas fornalhas de queima. “Já as biomassas compostas por bagaço de cana são altamente abrasivas, resultando em desgaste nas matrizes de produção. Além disso, não são adequadas para queima em fins alimentícios, pois podem deixar odor nos alimentos e gerar uma quantidade significativa de resíduos na fornalha, muito superior à biomassa de pinus. O Eucalipto é bem abrasivo para o equipamento, peletiza-se misturado com pinus e a quantidade de resíduo deixada após a queima também é muito alta em relação ao pinus”, declara.

Biomassa de Casca de Castanha de Cajú/Divulgação

Inforzato cita várias fontes de matérias-primas para biomassa, como: casca de castanha de caju, bambu, fibra de coco, lodo de lagoa de tratamento de esgoto, entre outras.

Os modelos da Chavantes

Com dois modelos, de 125 CV e 250 CV, a empresa possui um portfólio que pode beneficiar os produtores na produção de biomassa. Para cada tipo de biomassa é desenvolvido uma configuração do equipamento mediante ao tipo de matéria-prima a ser peletizada.

A Peletizadora Chavantes conta com um laboratório onde os clientes podem enviar seus produtos para análise pelo corpo técnico. De acordo com Henrique, neste local, o engenheiro responsável desenvolve o processo e ajusta a configuração da máquina de forma personalizada, garantindo que esteja preparada para receber e fabricar pellets de biomassa conforme as especificidades do material apresentado pelo cliente.

As maquinas da organização são preparadas para produzir biomassa de variadas fontes, respeitando a granulometria correta para alimentação da máquina e a umidade correta da matéria-prima, para obter uma excelência no processo.

Resfriadores de pellets e peneira para retirar os finos gerados no processo de peletização também estão no portfólio da Chavantes e auxiliam no processo.

Confiança que vem de décadas

A Chavantes está desde 1977 servindo os clientes de peletização, com uma maneira diferente de trabalho, já que atuam em parcerias com os clientes. O gestor de vendas explica que, antes de fechar a venda do equipamento, são realizados testes com o produto do consumidor para mostrar que o equipamento que está adquirindo aceita o produto apresentado.

“No start do equipamento nossos técnicos acompanham orientando os operadores na regulagem e manuseio do equipamento. Aplicamos um treinamento operacional se assim for da vontade dele e oferecemos esse pacote. Além disso, periodicamente um técnico passa para realizar uma visita, conversando com o operador do equipamento, sanando dúvidas a respeito do processo de peletização”, esclarece.

Quanto às demandas do mercado, Henrique afirma que a Chavantes está sempre atenta a crescente demanda do comércio de peletização. “Fomos pioneiros no desenvolvimento de máquinas para biomassa no Brasil. Estamos sempre inovando e buscando melhorias nos equipamentos para acompanhar essa crescente demanda de produção de Biomassa”, finaliza.

PARA MAIS INFORMAÇÕES, ACESSE: https://www.chavantes.ind.br/biomassa/

ARTIGOS RELACIONADOS

Pellets Biomassa: Oportunidade de projeto industrial sustentável

Uma nova oportunidade está disponível para o desenvolvimento de um projeto industrial sustentável e com excelente rentabilidade para a sua empresa. Seja um produtor com uma tecnologia avançada (com reduzido custo de aquisição de equipamentos e construção civil) e exportador de pellets (euros acima de 6,60) ou garanta a sua participação como um fornecedor futuro de pellets para o mercado brasileiro (avicultura), que tem uma grande necessidade na aquisição de pellets para aquecimento térmico.

Como a Chavantes acompanha a demanda por adubos orgânicos?

Na busca por práticas agrícolas mais sustentáveis e amigáveis ao meio ambiente, a discussão sobre a diferença entre adubos orgânicos e fertilizantes químicos tradicionais...

Bioenergia: agricultura em movimento

Existem alternativas energéticas que poderão tornar nosso sistema alimentar cada vez mais sustentável, principalmente com o uso da bioenergia e dos biocombustíveis.

Tecnologia inédita no mundo dá acesso a imagens diárias e escaláveis da biomassa

A BASF Digital Farming GmbH, em parceria com a VanderSat, serão as primeiras empresas a oferecer comercialmente para os agricultores o acesso a imagens diárias e escaláveis da biomassa, sem interferência da cobertura de nuvem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!