26.6 C
Uberlândia
quarta-feira, abril 17, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosInovações no cultivo de frutas vermelhas

Inovações no cultivo de frutas vermelhas

As inovações no cultivo de frutas vermelhas estão elevando a qualidade e a disponibilidade da fruta.

Evaldo Tadeu de Melo
Doutor em Fruticultura, técnico do IF Sul de Minas Campus Inconfidentes e sócio-proprietário da Guatambu Viveiro de mudas frutíferas
evaldotadeumelo@hotmail.com 

Pequenas frutas, ou frutas vermelhas, são nomes utilizados genericamente para se referir às frutas, como: Amora, framboesa, morango e mirtilo, entre outras, não existindo um consenso do que realmente é uma pequena fruta ou uma fruta vermelha.

 O morango é, sem dúvida, a mais conhecida e consumida pelos brasileiros, mas a amora, framboesa e mirtilo vêm ganhando cada vez mais espaço entre nós.

Além do consumo da fruta in natura, os produtos derivados das frutas vermelhas, como sucos, geleias, enfeite de confeitos, entre outros, são uma excelente opção, pois permitem diversificar os produtos ofertados aos clientes o ano todo, e não somente na safra.

As pequenas frutas possuem um grande valor agregado, comparado às demais frutíferas, tornando-se uma excelente opção para diversificar a produção da propriedade, ou mesmo como cultivo principal em pequenas propriedades rurais, ou ainda em terrenos urbanos.

Condições para o plantio

São espécies nativas de regiões de clima temperado, que necessitam de até 1.000 horas de frio abaixo dos 7,2C° para que possam produzir satisfatoriamente. Porém, por meio do melhoramento genético foram selecionadas cultivares adaptadas a regiões subtropicais e até mesmo tropicais, onde não se faz nenhuma hora de frio abaixo de 7,2C°.

Nos últimos anos, têm surgido diversas inovações no cultivo das pequenas frutas visando expandir o cultivo e a oferta aos consumidores. Dentre elas estão:

Ü Melhoramento genético: tem apresentado cultivares adaptadas a regiões tropicais e subtropicais, mais produtivas, mais resistentes a pragas e doenças, com frutos mais resistentes à vida de prateleira e com uma janela de colheita maior.

Ü Cultivo protegido: a utilização da plasticultura, seja estufas ou túneis, além da proteção do solo com mulching, traz inúmeros benefícios ao cultivo, desde proteção física contra intempéries climáticos, proteção contra pragas e doenças, ao controle de plantas daninhas, permitindo um controle mais eficiente do ambiente como um todo.

Ü Cultivo sem solo ou semi-hidropônico: vem ganhando cada vez mais espaço, especialmente na cultura do morango e do mirtilo, em que o solo é substituído por calhas ou vasos e preenchidos com substratos inertes. A nutrição é toda feita por fertirrigação. Com isso, se tem um controle muito mais eficiente da nutrição e, consequentemente, uma melhor qualidade de frutos.

Ü Mudas de qualidade: a utilização de mudas com qualidade genética e sanitária é de suma importância para a prosperidade do pomar. Mudas sem vigor, contaminadas com pragas e doenças ou sem garantia de genética não responderam aos tratos culturais e todo o investimento não trará o retorno esperado. Procure sempre por viveiros idôneos e que estejam registrados no RENASEM – Registro Nacional de Sementes e Mudas do MAPA.

O somatório de um conjunto de técnicas associadas proporciona um pacote tecnológico capaz de produzir frutas vermelhas economicamente viável em qualquer região do país, tornando-se uma atividade rentável em um pequeno espaço de terra, especialmente próximo aos grandes centros urbanos, onde estão concentrados os principais consumidores dessas frutas.

ARTIGOS RELACIONADOS

Cultivo com irrigação por gotejamento subterrâneo

A germinação dos cultivos de cereais utilizando-se de sistemas de irrigação se tornou uma prática comum e necessária, principalmente aos produtores que desejam potencializar sua produtividade fazendo três safras em um ano agrícola.

Aprenda a cultivar e preparar jurubeba

Você já ouviu falar de jurubeba? Os frutos dessa planta de sabor amargo são utilizados na fabricação chás, bebidas alcóolicas e conservas.

Tecnologia e inovação para nutrir o mundo

O acesso ao alimento é um direito fundamental do ser humano. Infelizmente, os números da fome ..

Dilema das folhosas: produção e consumo em épocas de frio e calor

A Enza Zaden traz mais um artigo em parceria com a Revista Campo e Negócios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!