18.1 C
São Paulo
sexta-feira, agosto 12, 2022
-Publicidade-
Inicio Destaques Irrigação é fundamental para a produção de mangas

Irrigação é fundamental para a produção de mangas

Givago Coutinho Doutor em Fruticultura e professor efetivo – Centro Universitário de Goiatuba (UniCerrado)givago_agro@hotmail.com

Manga – Foto: Shutterstock

Anteriormente à implantação de uma cultura, o perfil climatológico do local deve ser considerado em relação às exigências peculiares de cada espécie vegetal. A influência do clima tem ação direta sobre o crescimento e a produção, além de exercer efeitos indiretos sobre a nutrição e a fitossanidade da cultura. Assim, é essencial o conhecimento das exigências da cultura a ser implantada.

Neste sentido, a irrigação é um fator preponderante para produção e qualidade de mangas. A irrigação é uma técnica que consiste na utilização de diversos métodos de fornecimento de água para as plantas, sendo que a escolha do método mais adequado depende de uma série de fatores, tais como: cultura e variedade, tipo de solo, topografia predominante, volume e qualidade da água disponível, nível técnico e poder aquisitivo do irrigante e tipo de energia existente na propriedade.

Assim, os mangicultores têm investido na irrigação como forma de melhorar e aumentar a produção.

Como funciona

A falta de água disponível ou estresse hídrico, ocasionado de forma mais severa, constitui um dos fatores que podem promover a queda excessiva dos frutos das mangueiras de um pomar. Assim, é importante evitar períodos longos sem fornecimento de água para as plantas, principalmente nas épocas mais secas do ano.

Porém, em determinados momentos, como no florescimento, a utilização do estresse hídrico com a suspensão gradativa da irrigação auxilia na prevenção do lançamento de gemas vegetativas repletas de substâncias que podem inibir o florescimento.

Quando utilizado corretamente, o estresse hídrico promove a paralisação do crescimento das plantas, o que acelera o amadurecimento dos ramos, podendo ainda estimular a produção de gemas florais, caso a temperatura ambiente também seja favorável.

Irrigação adequada

Para a escolha do método de irrigação ideal, o produtor deve observar e estudar fatores como o suprimento de água (quantidade, qualidade e localização), as características do solo (textura, estrutura, profundidade, salinidade, drenagem, topografia, suscetibilidade do solo à erosão), além da viabilidade econômica e da mão de obra disponível para a irrigação.

Com base nestes fatores, a tomada de decisão pode ser mais simplificada e segura ao produtor. Em geral, o sistema de irrigação mais adequado para a mangueira é aquele que atende melhor e que seja mais eficiente às necessidades hídricas da cultura.

No caso da mangueira, os sistemas de irrigação localizada, como a microaspersão e o gotejamento, são os mais utilizados e também considerados mais adequados. Destes, a microaspersão tem sido mais utilizada, devido principalmente à maior área molhada, quando comparada ao gotejamento, sobretudo em solos de textura média a arenosa, apresentando também alta eficiência.

Além destes, outra técnica conciliada à irrigação que tem sido muito utilizada é a fertirrigação, que consiste na aplicação de fertilizantes de maneira simultânea e em conjunto com a água via irrigação. A fertirrigação constitui a técnica mais prática e econômica de fornecimento dos vários nutrientes às plantas.

Sistemas disponíveis

Para a fertirrigação, pode-se utilizar diversos tipos de sistemas de irrigação devido a sua adaptabilidade. Entretanto, tem sido mais utilizado o sistema de irrigação localizada, como gotejamento e a microaspersão, por serem mais flexíveis para este fim.

Deve-se ressaltar que os adubos a serem utilizados na fertirrigação devem apresentar solubilidade, bem como compatibilidade, quando combinados mais de um tipo de adubo.

Demanda

Para ler o restante deste artigo você tem que estar logado. Se você já tem uma conta, digite seu nome de usuário e senha. Se ainda não tem uma conta, cadastre-se e aguarde a liberação do seu acesso.

Inicio Destaques Irrigação é fundamental para a produção de mangas