29.6 C
Uberlândia
sexta-feira, outubro 4, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasIrrigação e nutrirrigação garantem maior produtividade e maior calibre dos frutos na...

Irrigação e nutrirrigação garantem maior produtividade e maior calibre dos frutos na cultura da maçã

Por Cristiano Jannuzzi, Gerente Agronômico da Netafim

A maçã foi a primeira fruta a obter o selo da Produção Integrada de Frutas no Brasil - Crédito Shutterstock
 Crédito Shutterstock

Estudos realizados pela Embrapa Uva e Vinho de Vacaria/RS levam boas notícias para os produtores de maçã.  Os bons resultados foram obtidos a partir de testes realizados por Dr. Gilmar Nachtigall, nos quais foram implantados a irrigação por gotejamento, resultando em frutos de maior calibre e coloração aos produtores brasileiros.

Iniciados na safra 2008/09, tais estudos foram responsáveis por identificar a diferença de resultados com o manejo alternativo.  Os resultados positivos tanto em produtividade quanto em qualidade do fruto fizeram com que a pesquisa fosse aplicada consecutivamente entre as safras de 2011 e 2014, todas elas com resultados motivadores.

Quando a tecnologia de fertirrigação ” que leva água e nutrientes diretamente na raiz da planta ” é aplicada desde a implantação do pomar, garante melhores condições para o início da produção de frutos. Características como um maior número de ramos e altura podem facilmente ser identificadas quando comparamos ao manejo convencional. Segundo Nachtigall, em pomares novos, o aumento de ramos na Gala foi de 124% e na Fuji passou dos 900%. Isso resulta em uma melhor arquitetura de planta e consequentemente em maiores produtividades.

Além das vantagens visíveis que a irrigação por gotejamento traz ao pomar, o produtor sente a mudança também no bolso. Ao investir na tecnologia, ele também investe em sustentabilidade. O sistema de irrigação por gotejo direto na raiz da planta é 95% mais eficiente, sendo assim, economiza água e os nutrientes aplicados na cultura.

O sucesso do experimento já está ao alcance do produtor rural. Como consequência dos excelentes resultados apresentados pela Embrapa, a tecnologia já se difundiu em pomares do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

A nutrirrigação é um ponto chave para o rendimento da safra, principalmente durante a florada e no desenvolvimento do fruto. A tecnologia garante uma maior produtividade com um maior calibre e coloração, além de antecipar e aumentar a primeira safra do pomar. Produzir mais com menos é a prioridade da israelense Netafim no compromisso para uma agricultura mais sustentável.

 

Sobre a Netafim
Fundada há mais de 50 anos e com cerca de 30 subsidiárias em todo o mundo, a Netafim oferece as melhores soluções aos agricultores de mais de 110 países por meio 15 unidades produtivas, milhares de distribuidores e mais de 4.000 funcionários. No Brasil são duas unidades: Ribeirão Preto/SP e Cabo de Santo Agostinho/PE. O portfólio de produtos inclui sistemas completos de irrigação por gotejamento, microaspersão, controle e monitoramento automatizados, dentre outras.

ARTIGOS RELACIONADOS

Estufas: cultivo de pepino japonês

Segundo a Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas (ABCSEM), foram comercializadas em 2017 aproximadamente 34,3 milhões sementes de pepino japonês. Considerando uma densidade populacional média de 25 mil plantas por hectare, a área cultivada com esse tipo de hortaliça foi em torno de 1,37 mil hectares.

Invasão de plantas daninhas e seu controle

As plantas indesejáveis apresentam grande rusticidade, e por isso capacidade de crescer em ambientes adversos. São mais resistentes a pragas e doenças e ainda produzem grande quantidade de sementes viáveis, repletas de adaptações que auxiliam sua dispersão no tempo e no espaço.

Umidade de grãos incorreta = lucro a menos

 Simone Galvão Engenheira agrônoma, mestranda no Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e servidora da Secretaria de Estado da Agricultura...

Diferencial para o sucesso da irrigação localizada

A irrigação localizada tem uma eficiência muito alta no uso da água, por aplicar água e fertilizante diretamente nas raízes das plantas, demanda uma menor vazão quando comparado com outros sistemas, mas para uma efetividade no uso dessa tecnologia se faz necessário o estudo prévio dos parâmetros citados acima para que se tenha sucesso no uso do projeto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!