Irrigação pode acelerar potencial produtivo de Mato Grosso do Sul

0
173
Divulgação

Segundo o 8º levantamento da safra 2021/2022, recém divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção dos grãos cultivados na segunda safra e dos cereais de inverno deve aumentar nas lavouras sul-mato-grossenses. De acordo com a atualização dos números, o estado deve chegar a uma produção de 20,7 milhões de toneladas, 9,1% a mais que a safra anterior, quando alcançou 18,9 milhões de toneladas. Embora os resultados sejam promissores, o estado tem total condições de evoluir ainda mais, principalmente com a ajuda da tecnologia.

Com o objetivo de acelerar esse processo, os produtores poderão ver de perto o que há de mais moderno em termos de inovação e novas soluções durante o Showtec. A tradicional feira que começa hoje, dia 25, e segue até 27 de maio, na sede da Fundação MS em Maracaju/MS, está de volta em formato presencial e reunirá em um mesmo ambiente produtores rurais, consultores, empresários e estudantes.

A expectativa da comissão organizadora é superar o valor de negócios realizados na última edição, mais de R$ 150 milhões e ainda reunir mais 130 expositores, dos mais variados segmentos no campo. Uma dessa empresas já confirmadas é a Lindsay, que terá suas marcas de pivôs centrais Zimmatic e de tecnologia FieldNET representadas pela Irrigação Carriel, empresa especializada em implantação de sistemas de irrigação, que mostrará todo o potencial que a agricultura irrigada pode trazer para o crescimento do estado.

Segundo o proprietário da revenda, Laércio Carriel, Mato Grosso do Sul tem 3,7% da área irrigada nacional, sendo 30 mil hectares por pivô central. O estado é o sexto do Brasil com maior quantidade de área considerada apta para a agricultura irrigada. “Esses números evidenciam que o potencial é sub explorado, visto que o estado irriga 5,4% de sua área potencialmente irrigável”, diz o especialista.

Ainda de acordo com ele, nos últimos três anos houve incremento considerável da área irrigada. “ Há uma oportunidade considerável para aumento da participação da Lindsay e de seus pivôs Zimmatic nesse mercado”, reforça o diretor.

Os visitantes que estiverem presentes na feira poderão esclarecer dúvidas e conhecer mais sobre as soluções para a irrigação. Durante todo o evento, o time técnico da Lindsay e a área comercial da revenda estarão disponíveis aos produtores. “Nossas soluções encaixam bem no perfil da região, produtores ávidos por tecnologia e com a necessidade de irrigar para garantir/aumentar a produção devido ao cenário de instabilidade climática nas últimas safras”, destaca Carriel.

Detalhes da feira

Há 25 anos, o Showtec é um evento que agrega, em um único local, as novidades do setor com relação a máquinas, equipamentos, insumos, tecnologias que viabilizem o agronegócio e, principalmente, promove a difusão de informações que possibilitam melhor produtividade ao agricultor. Para isso, os temas são abordados pelos maiores especialistas do país em dois locais especialmente construídos para receber o público: a Trincheira Show e a Arena Showtec, cada um com capacidade para receber 300 pessoas.

A adoção de tecnologias no campo e disseminação de conhecimento são a aposta da programação do Showtec 2022, que traz palestras, debates e demonstrações práticas que possam mitigar riscos na produção e elevar resultados, visando manter a alta produtividade existente no país nos últimos anos.  “Como as demais feiras após a pandemia, o retorno da Showtec tem a expectativa de participação do público regional e uma alta procura pelo assunto irrigação devido ao cenário de secas e veranicos ocorridos nas últimas safras da região de Maracaju, Dourados e Rio Brilhante”, finaliza o proprietário da Carriel.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!