30 C
Uberlândia
terça-feira, março 25, 2025
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasIrrigação por gotejamento revoluciona atual modelo de produção de arroz

Irrigação por gotejamento revoluciona atual modelo de produção de arroz

IMG_5053 

Técnica pode dobrar a produtividade com eficiência de até 95%; Grupo Pilecco é o primeiro cliente a adotar tecnologia no Brasil.

 

O ano de 2014 foi marcado pela escassez de chuva, baixa produtividade e medo da falta de água para o campo e para a cidade. Esse cenário se alastrou em 2015 e desde então, a agricultura tem sido questionada por ser responsável pelo alto consumo de água. Neste sentido, a Netafim, empresa pioneira e líder mundial em soluções de irrigação por gotejamento, lança a irrigação por gotejamento subterrâneo na cultura de arroz.

A tecnologia foi testada nas últimas duas safras na região de Uruguaiana/RS e como resultado quase duplicou a produtividade, saindo de 7,5 toneladas por hectare (através do modelo tradicional: irrigação por inundação) para 12 toneladas por hectare (usando a técnica de irrigação por gotejamento). Além disso, no sistema de inundação, gasta-se três mil milímetros de água por hectare, enquanto que no gotejamento foi usado apenas um mil milímetro de água por hectare.

Segundo Carlos Sanches, gerente agronômico da Netafim, essa tecnologia é famosa pela irrigação precisa e eficiente, aplicando água e nutrientes diretamente nas raízes das plantas, chamada de fertirrigação ” prática responsável pelo expressivo aumento da produtividade. “Também não existe mais a necessidade de inundar a área, portanto, todas as práticas agrícolas ficam mais simples e muito mais eficientes“, completa Sanches.

 IMG_5054

No Rio Grande do Sul, a Netafim já tem seu primeiro cliente: o Grupo Pilecco. Na primeira implantação será utilizado o sistema de irrigação inteligente de 100 hectares de um total de três mil destinados ao arroz. “Estamos confiantes de que a irrigação por gotejamento no arroz será revolucionária, pois nossa eficiência de aplicação deste recurso tão escasso é de 95%, enquanto que a irrigação por inundação só alcança 45% – 55% na lavoura“, destaca o gerente agronômico.

A tecnologia também é atraente em tempos de crise e escassez de mão de obra. “Dá para economizar água, controlar o custo de outros recursos como insumos, energia e simplificar o dia a dia operacional da fazenda. Sem contar que o produtor acaba qualificando os trabalhadores. Para a utilização desse sistema em qualquer topografia, é necessário apenas água e energia elétrica“, finaliza.

Há 50 anos, em Israel, devido à seca no deserto, surgiu a tecnologia de irrigação por gotejamento que transformou a agricultura: sem desperdício de água. Neste sistema que pode ser na superfície ou enterrado, a água é irrigada por gotas e gera uma economia no volume de água entre 30% e 50%, em relação a outros sistemas, que resulta em mais água para o consumo humano ” de 20% a 40%.

 
IMG_5064

ARTIGOS RELACIONADOS

Silício é opção no controle da Phytophthora em pimentão

  Douglas José Marques Professor de Olericultura e Melhoramento Vegetal da Universidade José do Rosário Vellano-UNIFENAS douglas.marques@unifenas.br Hudson Carvalho Bianchini Professor de Fertilidade do Solo da UNIFENAS O pimentão...

Fertilizantes inteligentes – A vez da nutrição equilibrada

Eduardo Maciel Haitzmann dos Santos Marcus Vinicius Cremonesi Engenheiros agrônomos e doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Danilo...

Agrishow 2017 espera ultrapassar R$ 1,95 bilhão em negócios

Evento terá a presença das principais instituições financeiras do país e deve contar com o anúncio de recursos de RS 1,5 bilhão para o Moderfrota

Polímeros orgânicos melhoram qualidade do pegamento de mudas

Luiz Marcandalli Mestre em Nutrição Mineral pelo Centro de Energia Nuclear na Agricultura CENA/USP   Atualmente, o Brasil possui aproximadamente sete milhões de hectares de florestas plantadas,...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!