18.1 C
São Paulo
sexta-feira, agosto 12, 2022
-Publicidade-
Inicio Notícias ISLA Sementes relança linha orgânica?

ISLA Sementes relança linha orgânica?

Estão de volta as sementes orgânicas. A ISLA Sementes vai retomar com força, em 24 de outubro (na quinta-feira), essa linha de produtos, inicialmente com quatro cultivares: cenoura, coentro, melão e melancia. O projeto, atualmente denominado “Sementes orgânicas ISLA: Pra cultivar a essência”, foi relançado por causa da maior procura por parte de produtores e hortelões nos últimos anos e tem como objetivo desenvolver, nessa etapa inicial, 24 cultivares de 18 espécies. O trabalho de relançar tais sementes orgânicas, que começa pelas quatro cultivares que estarão disponíveis em um lote limitado de envelopes da linha SUPER, já tem dois anos. Para identificar as sementes orgânicas, procure o selo “Produto Orgânico Brasil” no canto esquerdo superior da embalagem.

A expertise da ISLA nesse tipo de produção é antiga. Em 2001, a empresa lançou sua primeira linha orgânica, com 16 cultivares importadas com certificação europeia. Foi a senha para iniciar produção própria de sementes numa área piloto de três hectares em sua unidade, em Candiota/RS, e promover, com produtores oriundos da reforma agrária da região, os primeiros eventos de capacitação à produção orgânica de sementes. Isso motivou os produtores a reservarem parte da área de sua propriedade para este tipo de cultivo.

Em 2003, então, a ISLA obtinha as primeiras cultivares orgânicas produzidas no Brasil. Até o fim de 2014, quanto o fornecimento foi interrompido, a empresa chegou a disponibilizar por uma década cerca de 40 diferentes cultivares.

Sempre atenta às necessidades da cadeia de produção de base ecológica, o pioneirismo da ISLA não se restringe às orgânicas. Antes disso, foi a primeira empresa a disponibilizar toda sua linha sem tratamento químico, livre de agrotóxicos. Há mais de 30 anos estão acessíveis a todo tamanho de produtor centenas de cultivares de todas as espécies. Para identificar as sementes sem tratamento procure o selo “Livre de Agrotóxicos” na parte frontal das embalagens.

Crescimento do mercado de orgânicos

 Segundo dados do Ministério da Agricultura, o número de unidades de produção de base ecológica passou de 5.406 unidades de produção em 2010 para 22.064 unidades de produção em 2018. Este crescimento tem incentivado a mobilização dos diferentes elos que compõem esta cadeia produtiva. Neste movimento, no último dia 3 de outubro, a ISLA participou da fundação do Instituto Brasil Orgânico (IBO). Essa organização nacional tem como objetivo representar e fomentar o setor, tendo como característica ser um movimento de todos para todos. Escolheu-se a data de 3 de outubro em homenagem ao aniversário da precursora da agroecologia no Brasil, a engenheira agrônoma Ana Maria Primavesi, que completou 99 anos de idade.

As primeiras 4 cultivares Orgânicas já estão disponíveis em www.isla.com.br, via whatsapp 51.98412.8415 ou ainda pelo 0800.709.5050. Em breve chegarão nas melhores revendas do Brasil.

O que a ISLA faz de inovador:

Primeira empresa de sementes de hortaliças do Brasil, primeira câmara de armazenagem, primeira máquina automática para embalar sementes, primeira embalagem à prova de umidade, essas são só as primeiras inovações que marcaram o DNA da ISLA Sementes. Mais recentemente, foi a primeira empresa a vender sementes de hortaliças pelo telefone e a primeira a vender pela  internet. Inovou com a linha de sementes de árvores nativas, linha de sementes de flores comestíveis, linha de sementes para microverdes, linha de sementes de alto valor agregado para o pequeno produtor, Kit de sementes com manual de cultivo #MinhaHorta, dentre outras. Em 2019, lançou o primeiro clube de Assinatura de Sementes do Brasil, o Clube Minha Horta. Tem ampla atuação no digital, focada em  promover a transformação alimentar no Brasil através da educação. Além disso, anualmente realiza o evento Colheita dos Chefs, que reúne chefs de cozinha, horticultores, nutricionistas, influenciadores e todos os elos da cadeia.

Serviço:

Isla Sementes 

https://isla.com.br/

Inicio Notícias ISLA Sementes relança linha orgânica?