18.1 C
São Paulo
sexta-feira, agosto 12, 2022
-Publicidade-
Inicio Revistas Hortifrúti ISLA Sementes visa ampliar consumo de hortaliças minimamente processadas

ISLA Sementes visa ampliar consumo de hortaliças minimamente processadas

 

O lançamento de novas alfaces da linha ISLA Sementes do tipo frisée, Itaúna e Atalaia apresentam como destaque a resistência ao míldio e maior prazo de validade para o consumidor final.

O diferencial destes produtos está em oferecer fácil desmembramento, no qual as folhas são separadas em um único corte, além de oferecer aspecto visual e sabor atrativo.

A alface é uma das hortaliças mais consumidas no Brasil, com aquisição domiciliar per capita anual de aproximadamente 1,2 kg e área ocupada de cultivo em torno 90 mil hectares/ano, segundo dados da Embrapa. As variedades crespa, lisa e americana representam mais de 85% da produção nacional, especialmente por serem as mais consumidas.

Além das características visuais, do aproveitamento pós-colheita e da facilidade no manuseio, as novas alfaces oferecem diferenciais ao agricultor devido à possibilidade de maior valorização do metro quadrado da área cultivada, pois se recomenda para plantio em espaçamento mais adensado (20×20 ou 15×15), o que aumenta em até 50% o número de pés por hectare, maximizando assim a mão de obra e, consequentemente, a rentabilidade do produtor.

As novas variedades podem ser cultivadas em hidroponia, campo aberto ou em túneis.

O consumidor

Para o consumidor, os grandes atrativos estão nos sabores diferenciados, na variedade de cores e formas e no melhor aproveitamento da hortaliça, já que ela tem maior durabilidade nas gôndolas ou na geladeira do que as alfaces convencionais.

Outro pronto e que é um dos grandes desafios enfrentados pelo produtor de alface é o controle de algumas das principais doenças da cultura, especialmente o míldio, causado pelo fungo Bremialactucae, que pode atacar em todas as fases de desenvolvimento da planta.

Linha de alfaces

Itauna(Frisée Green): é uma minialfacefrisée, de coloração verde clara e resistência ao míldio, uma das principais doenças da cultura. Pesa em torno de 300 g e produz em média 27 folhas totalmente repicadas, o que permite seu total desfolhamento com apenas um corte. É de fácil higienização e aceita muito bem a colheita mecanizada. Seu sabor é muito suave e suas folhas, crocantes.

A Itaunaé uma minialfacefrisée, de coloração verde clara e resistência ao míldio - Créditos Isla
A Itaunaé uma minialfacefrisée, de coloração verde clara e resistência ao míldio – Créditos Isla

Atalaia (FriséeRed): na mesma linha, a Atalaia também é de prático desfolhamento e higienização. É uma minialface de cor arroxeada, pesa em média 180 g e produz cerca de 18 folhas completamente repicadas e de sabor mais doce e suave. Além de ser um material precoce, esta variedade também tem resistência ao míldio.

Créditos Isla
Créditos Isla

Essa matéria você encontra na edição de agosto da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira a sua.

Inicio Revistas Hortifrúti ISLA Sementes visa ampliar consumo de hortaliças minimamente processadas