18.1 C
São Paulo
quinta-feira, agosto 11, 2022
-Publicidade-
Inicio Destaques Lagartas reduzem produção e qualidade da fibra do algodão

Lagartas reduzem produção e qualidade da fibra do algodão

Antonio Santana Batista de Oliveira FilhoProfessor no curso de Agronegócio – Unibalsas e curso de Agronomia – CCA/UEMAa15santanafilho@gmail.com

Jefferson Carvalho BarrosProfessor e coordenador do curso de Agronegócio e da pós-graduação em Gestão Executiva no Agronegócio – Unibalsascoord.agronegocio@unibalsas.edu.br

Maria Maray Nogueira de SousaGraduanda em Agronomia – CESBA/UEMAmaray_nogueira@hotmail.com

Lagarta Heliothis virescens – Crédito: Jorge Torres

O algodão (Gossypium spp. L.) é uma planta da família Malvaceae, possui grande importância socioeconômica, sendo um dos principais produtos agrícolas brasileiros. Em termos de morfologia, é uma espécie perene e de hábito de crescimento indeterminado, desenvolvendo caule, folhas, flores, frutos e sementes.

No desenvolvimento de cultivares de algodoeiro para o cultivo em condições de Cerrado, são consideradas inúmeras características relacionadas à produção, sanidade e qualidade da fibra, as quais, quando ocorrem harmoniosamente, conferem elevado potencial de uso da cultivar.

Dentre os fatores citados, a qualidade da fibra é de extrema importância, pois definirá a qualidade do produto e seu valor econômico. No entanto, alguns fatores podem interferir na qualidade da fibra, dentre esses o ataque de lagartas, que podem reduzir a produção e qualidade da fibra do algodão.

Causas e consequências

As lagartas reduzem a produção e qualidade da fibra pois, ao atacarem a cultura, se alimentam das partes do vegetal e danificam as fibras, como por exemplo, a lagarta-das-maçãs (Heliothis virescens), que segundo Miranda (2010), em circular técnica da Embrapa, destaca que sob o ataque dessas lagartas verificam-se botões florais e maçãs danificados com galerias produzidas pelo inseto, queda de botões e maçãs e destruição de fibras e sementes.

Os orifícios nas estruturas atacadas servem de porta de entrada para microrganismos causadores de doença. Ainda de acordo com o autor, outra lagarta que danifica as fibras do algodão é a lagarta-rosada (Pectinophora gossypiella).

As injúrias são caracterizadas pela imbricação das flores, formando uma “roseta”; murcha e queda de botões florais, maçãs destruídas total ou parcialmente, fibras e sementes danificadas. Os capulhos amadurecem precocemente, com a fibra apresentando aspecto de ferrugem.

Danos

Os prejuízos causados pelas lagartas na produção e qualidade da fibra do algodão podem ser imensos, haja vista que, ao destruir as maçãs, a produção fica comprometida, e mesmo quando não há a destruição completa das maçãs, a exposição dos capulhos a danos e exposição ao meio podem ocasionar doenças ou danos ambientais, com posterior perda da fibra.

Sintomas

Os principais sintomas do ataque das lagartas são, incialmente, desfolha das plantas, que a princípio apresentam-se raspadas e aspecto rendilhado, evoluindo para perfurações circulares nas folhas. Nas maçãs, as lagartas causam perda total ou parcialmente, as fibras e sementes são danificadas, causando a queda da maçã, ou a inviabilização da fibra para colheita.

As regiões mais afetadas das plantas, incialmente, ainda em estádio vegetativo, são as folhas, que podem inviabilizar o estádio reprodutivo da planta. Quando o ataque ocorre já no estádio reprodutivo, as maçãs também são alvo do ataque das lagartas.

Condições para o ataque

O ataque de lagartas é causado principalmente por condições climáticas favoráveis para o desenvolvimento das lagartas e pela planta ser alimento prontamente disponível para o crescimento e reprodução dessas pragas.

A maioria das pragas se estabelece em condições de altas temperaturas, com uma média de faixa ideal de 20 a 30°C. Quando ocorre alta radiação solar, as populações das pragas reduzem o ciclo de desenvolvimento, com maior crescimento e reprodução de indivíduos em menor espaço de tempo, resultando em alta incidência de insetos.

Controle

Para ler o restante deste artigo você tem que estar logado. Se você já tem uma conta, digite seu nome de usuário e senha. Se ainda não tem uma conta, cadastre-se e aguarde a liberação do seu acesso.

Inicio Destaques Lagartas reduzem produção e qualidade da fibra do algodão