18.1 C
São Paulo
quinta-feira, agosto 11, 2022
-Publicidade-
Inicio Revistas Hortifrúti Lançamento da cenoura Natuna é grande sucesso

Lançamento da cenoura Natuna é grande sucesso

 

Aconteceu em São Gotardo (MG), na primeira semana de outubro, o lançamento oficial da nova cultivar de cenoura da Bejo Sementes, Natuna

Crédito Bejo Sementes
Crédito Bejo Sementes

A Bejo Sementes realizou no dia 08 de outubro, em São Gotardo (MG), um evento para apresentar o lançamento da Natuna. O local escolhido foi a propriedade da família Kiryu, associada da Coopadap.

Carlos Kiryu, integrante do grupo de cenouras da cooperativa, se mostrou muito animado com os resultados obtidos com a Natuna que, segundo ele, se apresenta como uma promissora opção para o plantio de inverno, oferecendo excelente uniformidade de raiz e grande adaptação à colheita mecanizada.

Durante o evento, tanto a Natuna, como outra cultivar da Bejo, Bermuda, foram colhidas, na presença de cerca de cem convidados, com a colheitadeira T-300 da empresa dinamarquesa Asa-Lift, representada no Brasil pela Hortiful.

Samuel Mantovani, responsável pela venda da colheitadeira para a Coopadap, ficou orgulhoso do desempenho da máquina. Segundo ele, esse modelo se adéqua às necessidades e detalhes de cada produtor.

Gerson Okada, sócio da Hortiful e da Cerrado Mineiro, parceiro comercial da Bejo na região, destacou ainda a importância da entrega técnica oferecida aos clientes da Asa-Lift.

Características

Carlos Amano, gerente comercial da Bejo Sementes e Christiano Veiga, consultor técnico de vendas para a região, destacaram as qualidades das novas cultivares da Bejo. A Natuna, segundo Veiga, apresenta um formato extremamente cilíndrico, com perfeito fechamento de ponta, precocidade, pele e colorações ideais. “A cor e o brilho da Natuna se destacam ainda mais no pós-colheita, mantendo-se assim até a banca do mercado”, salienta Veiga.

A Bermuda, segundo explica Amano, é uma cultivar a muito produtiva, precoce, uniforme e de folhagem bastante vigorosa.

O evento reuniu agricultores de muitas regiões produtoras e diversos compradores - Fotos Bejo Sementes
O evento reuniu agricultores de muitas regiões produtoras e diversos compradores – Fotos Bejo Sementes

Porteira adentro

Estavam presentes no evento produtores de muitas regiões produtoras e diversos compradores, todos muito impressionados com as novas opções ali oferecidas pela Bejo Sementes.

Rafael Bergamasco, produtor de Perdizes (MG), destacou a qualidade da pele e coloração das cenouras colhidas em seus 10 hectares de Natuna neste ano. Os resultados, em termos de uniformidade e produtividade, foram tão bons que ele pretende plantar uma área maior deste material em 2016.

Já Leandro Fukuda, produtor em São Gotardo, diz ter várias áreas de Natuna para colher neste ano, mas já está convencido do potencial do híbrido, por seu bom formato, sanidade e produtividade. Fukuda destaca que também tem mais alguns plantios de Bermuda a colher e acredita ter encontrado nesse material uma boa opção de alta produção com bom acabamento.

Outro produtor muito animado com a Bermuda é Juliano Lopes, da Agropesg em São Gotardo. Ele diz que a Bermuda lhe oferece alta percentagem de cenouras na classificação AAA, sendo uma cenoura muito pesada, de boa coloração e fechamento de ponta.

 A Natuna apresenta um formato cilíndrico, com perfeito fechamento de ponta, precocidade, pele e colorações ideais - Fotos Bejo Sementes
A Natuna apresenta um formato cilíndrico, com perfeito fechamento de ponta, precocidade, pele e colorações ideais – Fotos Bejo Sementes

Da máquina

Eduardo Campos, engenheiro agrônomo, responsável pela assistência técnica aos cooperados para as culturas de cenoura, cebola e beterraba se mostrou muito animado com os resultados do evento.

Ele destacou a importância da colheita mecânica com a Asa-Lift. “A máquina chegou há pouco tempo e estamos numa fase de transição para uma operação nova. Os plantios foram adaptados para três linhas triplas por canteiro, a população de plantas vem sendo ajustada. É um processo de aprendizagem”, comenta Campos, que destaca ainda a grande adaptação da Natuna à colheita mecanizada.

“É uma variedade que chama a atenção pelo rendimento na classificação AAA, com grande uniformidade e pele extremamente lisa. Um material que definitivamente será incorporado ao plantio de nossos cooperados”, afirma.

Fábio Kawahara, gerente de beneficiamento e colheita da Coopadap, compartilha a opinião de seu colega, e se diz muito satisfeito com a profissionalização que o grupo de cenouras da Coopadap vem adotando.

Frederico Resende, responsável pelas vendas da Cerrado Mineiro e um dos organizadores do evento, foi um dos visitantes mais satisfeitos com o sucesso do encontro. “Aqui estavam reunidos muitos dos mais importantes produtores e comerciantes de cenoura do Brasil, presenciando a tecnologia e a genética sendo demonstradas lado a lado, sem artifícios. Foi um sucesso”, encerrou Resende.

Essa matéria você encontra na edição de outubro  da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira já a sua.

 

Inicio Revistas Hortifrúti Lançamento da cenoura Natuna é grande sucesso