21.6 C
Uberlândia
segunda-feira, junho 24, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiLaranja sem sementes é lançada

Laranja sem sementes é lançada

 

Crédito Divulgação
Crédito Divulgação

A Dekopon é um híbrido de tangerina e laranja que não possui sementes. Exótica e suculenta, é fácil de descascar, resultado do cruzamento da tangerina Ponkan com a laranja Kyomi, um cultivar japonês desenvolvido no Japão em 1972.

Possui coloração alaranjada, casca enrugada, grande protuberância na parte superior e um tamanho grande que, na média, pesa 400 gramas. Seus maiores frutos podem atingir mais de um quilo.

O sabor da fruta é ressaltado com a perda da acidez, à medida que descansa em um ambiente fresco. O sabor da Dekopon é muito bom. A fruta é bem doce e pouco ácida, um detalhe muito interessante não só para o consumo da fruta em forma in natura, mas também para fazer pratos, sobremesas e compotas. O ponto ideal de consumo é de 10 a 20 dias pós-colheita, ficando levemente murcha. Por isso, é indicada para o consumo de fruta fresca.

É rica em fibras, vitaminas do complexo B e vitamina C, além de potássio.

Características da planta

É uma planta de porte médio, com boa produtividade e maturação precoce a meia estação, com colheita de abril a julho. A Dekopon tem se popularizado no Brasil, onde seu cultivo foi implantado pelos imigrantes e descendentes japoneses. A fruta conseguiu se adaptar com facilidade ao clima tropical, principalmente nas regiões montanhosas de Minas Gerais.

Além de ser uma delícia, a Dekopon tem baixa caloria: apenas 35 calorias a cada 100 gramas de fruta. Ou seja, é uma fruta amiga de quem sempre procura uma alimentação saudável e produtos com poucas calorias para lanches no meio do dia!

Na Citrovan, você encontra a muda dessa planta tão exótica e saborosa, uma excelente opção para diversificar seu pomar. Venha conhecer!

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Mal das folhas da seringueira exige controle urgente

José Geraldo Mageste Engenheiroflorestal, doutor e professor da UFU-ICIAG jgmageste@ufu.br Ernane Miranda Lemes Engenheiroagrônomo, mestrado em Fitopatologia e doutor em Agronomia " UFU ernanelemes@yahoo.com.br Causado por Microcyclusulei, o mal das...

Alface em hidroponia – Valor agregado e qualidade final

  Glaucio da Cruz Genuncio Doutor em Nutrição Mineral de Plantas " UFRRJ glauciogenuncio@gmail.com Everaldo Zonta Doutor em Agronomia - UFRRJ Elisamara Caldeira do Nascimento Mestre em Fitotecnia - UFRRJ No Brasil,...

Substâncias húmicas aumentam a absorção de nutrientes da solução hidropônica

  Glaucio da Cruz Genuncio Doutor em Nutrição de Plantas/UFRRJ glauciogenuncio@gmail.com Everaldo Zonta Doutor em Fertilidade do Solo/UFRRJ Elisamara Caldeira do Nascimento Doutoranda do CPGA-CS/UFRRJ   Segundo Canellaset al. (2006), as substâncias húmicas...

Colheita de café arábica avança aos poucos

Os cafés colhidos na região de Garça (SP) que têm chegado para prova apresentam boa qualidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!