Lavagem e sanitização das pencas de bananas

0
125

Autora

Martha Cristina Ramos Engenheira agrônoma, mestra e Doutoranda em Agronomia/Fitotecnia – Universidade Federal de Lavras (UFLA)marthinha.ramos@yahoo.com.br

Bananas sendo lavadas – Crédito: Martha Cristina Pereira

Após a colheita, os cachos são transportados até o galpão de embalagem e são dispostos um ao lado do outro, suspensos por ganchos móveis embutidos em trilhos para realização do despencamento.

 As pencas são transferidas para imersão em tanque de lavagem, que contenha 1% de detergente doméstico, para eliminação dos restos florais e de dedos defeituosos devido ao excesso de curvatura, assim aqueles que não atingiram o comprimento exigido.

Dependendo da exigência de mercado, as pencas são divididas em subpencas, com um mínimo de seis dedos e máximo de 12, unidos pela mesma almofada. Além disso, o detergente tem um efeito profilático, pois elimina total ou parcialmente esporos de fungos que se manifestam durante a maturação, principalmente nas condições de alta umidade das câmaras de climatização.

Após a primeira lavagem, as pencas são transferidas para um segundo tanque, objetivando remover e precipitar o látex (seiva ou leite) que escorre sobre os frutos após o despencamento e evitar o surgimento de manchas escuras na casca, após o amadurecimento. Deve ser utilizado o sulfato de alumínio, na concentração de 1% em mistura com água, sendo que as pencas devem permanecer neste tanque de 15 a 30 segundos.

Os frutos com danos mecânicos ou físicos, devido ao ataque de pragas ou ao transporte inadequado, são eliminados. Das subpencas perfeitas, elimina-se o excesso de almofada, para melhor acondicioná-las nas caixas, sem o perigo de causar danos aos frutos das outras subpencas ou buquês.

Completada a lavagem, as subpencas são colocadas em bandejas plásticas com capacidade de aproximadamente 18,0 kg, as quais passam por uma câmara de pulverização com produtos químicos destinados a proteger a fruta do ataque de doenças pós-colheita.

Fique longe dos erros

Os principais erros relacionados à técnica são:

Para ler o restante deste artigo você tem que estar logado. Se você já tem uma conta, digite seu nome de usuário e senha. Se ainda não tem uma conta, cadastre-se e aguarde a liberação do seu acesso.