25.9 C
Uberlândia
terça-feira, julho 16, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioMercadoLavoura de feijão aumenta em 12,8% sua produtividade com o uso de...

Lavoura de feijão aumenta em 12,8% sua produtividade com o uso de fertilizante biológico

Feijão - Crédito Oceana
Feijão – Crédito Oceana

A fazenda Santa Fé, em Acreúna (GO), investiu em uma nova tecnologia para aumentar a produtividade e a qualidade de suas safras de feijão carioca. O grão, que só é produzido no Brasil, também é o mais consumido nessa região.

Ao aplicar uma dose de 200 kg por hectare de Algen NP Bio (granulado), produto desenvolvido pela Oceana Brasil que contém a alga marinha Lithothamnium, o produtor conseguiu um aumento de sete sacas a mais de feijão por hectare. De forma geral, houve uma elevação de 12,8% na produtividade.

Com tratamento tradicional, o proprietário da fazenda Santa Fé conseguia uma média de 54,77 sacas por hectare; com a tecnologia da Oceana, 61,80 sacas. Este crescimento na produtividade representa um melhor retorno sobre o investimento para o produtor, que viu sua lucratividade aumentar em mais de 13%. Além disso, o estudo feito na fazenda com o Algen NP Bio mostrou um alto vigor nas plantas, que também tiveram um desenvolvimento mais acelerado (fechamento de linhas), em relação a aquelas tratadas com o (MAP).

“O uso de produtos biológicos para a fertilização do solo facilita a entrega dos nutrientes para as plantas, devido à presença de componentes orgânicos em sua estrutura celular“ afirma Ricardo Macedo, diretor técnico da Oceana Brasil, especialista doutorado no uso da alga Lithothamnium para a agricultura. “Isso cria um diferencial frente a todas as outras fontes de cálcio disponíveis, garantindo plantas mais saudáveis, safras mais abundantes, e produtos melhores“ garante o especialista.

Sobre o Algen NP Bio

Produto destinado ao mercado de cereais, tem formulação granulada e rica em nitrogênio e fósforo. Substitui o MAP. Faz parte da linha Algen, fertilizante mineral  simples, origem 100% biológica proveniente da parede celular micro porosa do Lithothamnium, com 32% cálcio e 2% magnésio. A porção orgânica do Algen é composta por aminoácidos, vitaminas e sacarídeos, com nutrientes equilibrados sem antagonismos iônicos.

Sobre o Lithothamnium

O Lithothamnium é uma alga marinha 100% natural, de origem orgânica, sem contraindicações. Além de rica em cálcio e magnésio, possui mais de 70 nutrientes, como ferro, manganês, zinco, boro, selênio, molibdênio, cobre, silício e estrôncio. É extraída, beneficiada e comercializada pela Oceana Brasil em toda a América Latina, Europa e Estados Unidos. Os produtos derivados da alga estão crescendo rapidamente. Além de indicada como fertilizante para a agricultura, também pode ser usada em produtos de nutrição animal, pela indústria farmacêutica, para suplementação humana, e até para a despoluição de rios.

Alga marinha calcária, conhecida há mais de 200 anos, vem sendo explorado nos últimos 30 anos por países da Europa e Ásia, para oferecer nutrição animal, vegetal e humana. Produto nobre, possui alta reatividade e nutrientes altamente solúveis e naturalmente equilibrados pelo meio ambiente. Os procedimentos industriais adotados pela Oceana Brasil preservam intactas todas as propriedades físicas, nutricionais, orgânicas e biológicas do Lithothamnium.

Sobre a Oceana

A Oceana Brasil é uma empresa 100% nacional com tecnologia na extração sustentável e beneficiamento da alga marinha Lithothamnium. Sua jazida está localizada em uma região de correntes marítimas e incidência solar únicas no mundo. Com linhas de produtos para nutrição animal e fertilização agrícola, atende ao mercado nacional e exporta seus produtos para diversos países da Europa, América Central, EUA e Ásia. A atividade industrial da Oceana é ecologicamente correta e preserva as características únicas de sua jazida. A companhia investe em programas de monitoramento de vida biológica, qualidade de água, controle ambiental e ações sociais com a comunidade local a fim de desenvolver a região de forma sustentável. Mais informações no website: http://www.oceanabrasil.com.br

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Trichoderma + fósforo: Solução para o fusarium do feijoeiro

  Cacilda Márcia Duarte Rios Faria Professora doutora do Departamento de Agronomia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) criosfaria@hotmail.com Aline José Maia Doutora e Pesquisadora do...

Aminoácido é aliado no controle das viroses da melancia

  Fernando Simoni Bacilieri Engenheiro agrônomo, mestre e doutorando em Agronomia na Universidade Federal de Uberlândia " UFU ferbacilieri@zipmail.com.br Roberta Camargos de Oliveira Engenheira agrônoma e doutora em...

Caquizeiros estressados – Solução para recuperação dos pomares

Os fertilizantes organomineirais são uma opção vantajosa para aumentar a interação entre planta e mineral, reduzindo a adsorção de fósforo e diminuindo a transformação de P2O5 em formas não disponíveis para a planta e ainda ativando o processo de enraizamento precoce. Resultados em campo com o uso de fertilizantes organominerais em fertirrigação mostraram superioridade na produção de frutos e a menor perda de nutrientes por lixiviação.

Como realizar o plantio da cana-de-açúcar?

AutoresCibele Nataliane Medeiros Gerente Técnica do Mercado da Biovalens Renato Passos Brandão Gerente do Deptº Agronômico Raphael Bianco Roxo Rodrigues Gerente Técnico Regional Conforme...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!