Inicio Destaques Veja quais são os legumes e verduras para plantar no inverno

Veja quais são os legumes e verduras para plantar no inverno

0
50
mãos plantando legumes na terra durante o inverno
Divulgação

O inverno já chegou e o frio já aparece em grande parte do país e com isso as sementes de hortaliças que possuem a sua janela de plantio nesse período merecem cuidados especiais. Para quem quer saber mais sobre quais são as hortaliças indicadas para essa época do ano, a ISLA Sementes, empresa brasileira com o mais diversificado portfólio de sementes de hortaliças, flores, ervas, temperos e microverdes do Brasil, apresenta algumas de legumes e verduras para plantar no inverno.

Segundo Amanda Inoue, coordenadora de pesquisa e desenvolvimento da ISLA Sementes, a definição dos melhores meses para plantar cada hortaliça é feita de acordo com o estudo do comportamento de cada espécie. 

“Através do entendimento dos fatores climáticos para o bom desenvolvimento da espécie e ocorrência destes fatores em determinados meses do ano e regiões, sabe-se qual seria este período”, explica Inoue. 

A especialista afirma que com a chegada do inverno, é normal que os dias fiquem mais curtos e as temperaturas mais amenas, enquanto em várias regiões do Brasil as temperaturas caem muito, a ponto da ocorrência de geadas. 

“É importante entender em qual região se encontra para a escolha das culturas que irá plantar, para que sejam mais adaptadas para essa época”, ressalta. 

As recomendações da profissional de legumes e verduras para plantar no inverno, no mês de julho, de modo geral, são das culturas de: Acelgas, Agrião, Alfaces, Almeirão, Beterraba, Cebola, Cenoura, Brássicas de inverno (Brócolis, Couve Chinesa, Couve-Flor, Couve Manteiga), Ervilha, Mostarda, Nabo, Rabanete, Repolho, Rúcula, Salsa, Cebolinha e entre outras. 

Peculiaridades 

A especialista também explica que cada planta possui suas peculiaridades, como a temperatura correta, tempo de exposição à luz e a umidade para realizar cada processo de seu desenvolvimento, seguindo seu local de origem e adaptações realizadas ao longo dos processos de melhoramento e sucessivos cultivos.

Cuidados 

Inoue ressalta que escolher as cultivares adaptadas ao clima frio é essencial para que tenham um melhor desenvolvimento. 

Estar atento aos manejos necessários, como controle de umidade no solo através da rega adequada, já que normalmente neste período do ano em muitas regiões a tendência é que o solo mantenha mais a umidade, necessitando menos regas. O excesso de umidade nas plantas pode promover um ambiente mais favorável a doenças.
 
Outro ponto importante é a escolha do local, o ideal é um local onde as plantas receberão luminosidade por mais tempo ao longo do dia para evitar que o seu crescimento seja afetado devido ao sombreamento excessivo.

LEIA TAMBÉM:

SEM COMENTÁRIO