26.6 C
Uberlândia
quinta-feira, setembro 12, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesLevantamento de custos de cana indicam atenção aos efeitos do clima sobre...

Levantamento de custos de cana indicam atenção aos efeitos do clima sobre a produtividade

Condições climáticas adversas exigem bom planejamento do produtor paulista; menor preço do ATR também é desafio

Divulgação

Os painéis de Campo Futuro, projeto da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com o Pecege Projetos e apoio da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) e sindicatos rurais, finalizaram, na semana de 30/7 a 01/08, os levantamentos de custos de produção de cana-de-açúcar no estado de São Paulo. Os técnicos e os produtores reunidos avaliaram os desafios que afetam o crescimento e a rentabilidade da atividade, para a safra 2024/25, nas regiões de Novo Horizonte, Penápolis e Morro Agudo.

Durante os encontros foi possível observar uma diminuição do rendimento médio dos canaviais, em razão de problemas climáticos, como o déficit hídrico, pressionando os custos de produção. Outro dado constatado foi a previsão de um valor menor de fechamento de ATR (Açúcar Total Recuperável) nesta safra, em comparação com a anterior, afetando também os resultados.

Com projeção de resultados menores do que no último ciclo, cuja safra, ressalte-se, foi recorde e com vários fatores favoráveis, os números apurados deste ano, até o momento, não podem ser interpretados como negativos, pois o patamar de comparação é elevado. Em relação aos custos, os preços dos insumos em patamares mais estáveis estão sendo compensados pelo aumento na contratação de mão de obra, serviços mecanizados, óleo diesel e maquinários agrícolas.

A análise econômica completa desses painéis será apresentada no Circuito de Resultados do Projeto Campo Futuro 2024 da CNA, que irá acontecer até o fim do mês. Os interessados podem ser inscrever através do link: Link.

Informações estratégicas de apoio às entidades e ao produtor

Para Sandro Pedrosa, agrônomo da Associação dos Fornecedores Associação dos Fornecedores de Cana-de-açúcar do Noroeste Paulista (NORPLAN), a participação no painel para levantamento de custos de produção, em Penápolis, foi uma oportunidade muito boa justamente para mostrar aos produtores onde está o gargalo da produção. “Um importante suporte, pois o produtor tem a oportunidade de saber onde ele precisa investir mais: se é no plantio, nos tratos culturais, se é na reforma de um canavial”, completou.

Em seu depoimento, Roberto Carmanhan de Figueiredo, presidente do Sindicato Rural de Morro Agudo e membro da Comissão de Cana-de-Açúcar e Energia Renovável da Faesp, comentou a importância de participar da iniciativa “para orientar os associados que buscam um auxílio nas tomadas de decisão. É um material muito interessante e vamos utilizar disso para trabalhar com nossos associados.”

“O levantamento presencial nos permite ter contato direto com os produtores para coletar suas demandas e preocupações com a safra sucroenergética paulista, mas, também, de apoiá-los com informações que são estratégicas para as suas tomada de decisões quanto ao gerenciamento de custos, otimização de investimentos e melhor gestão das propriedades”, complementou Nelson Perez, Presidente da Comissão Nacional de Cana-de-Açúcar da CNA e Coordenador da Comissão de Cana-de-Açúcar e Energia Renovável da Faesp.

“Um trabalho técnico, participativo, que se transforma em números, gera um importante sistema de informação de custos de produção e de mercado para a cana-de-açúcar – que vem sendo construído desde 2007 –, a partir dessa exitosa parceria entre CNA, Faesp e sindicatos rurais, e que subsidia as nossas ações, nossos estudos e de instituições parceiras para defender propostas e políticas para o setor sucroenergético”, finalizou Tirso Meirelles, presidente da Faesp.

ARTIGOS RELACIONADOS

Mais umidade para o solo e benefícios para a cana

Um dos maiores desafios do cultivo de cana-de-açúcar é aumentar a produtividade. A matéria orgânica é considerada um condicionador de solo, exercendo papel-chave em vários processos que ocorrem no solo, como formação da estrutura dos solos, atividade biológica e, ainda, tem uma relação direta com a qualidade do solo.

IAC apresenta três novas variedades de cana

O Instituto Agronômico (IAC) apresentou três novas variedades de cana-de-açúcar ao setor ...

Fosfito de potássio aumenta produtividade do abacate

O fosfito de potássio é o aliado silencioso que impulsiona a produtividade do abacate, promovendo um cultivo saudável e frutos excepcionais.

Condições climáticas interferem na produtividade no canavial

Períodos de estiagem podem afetar a cultura da cana-de-açúcar; Ubyfol oferece solução para proteger a plantação no período de restrição hídrica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!