20.6 C
Uberlândia
quinta-feira, março 28, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosGrãosLiberado trigo transgênico no Brasil

Liberado trigo transgênico no Brasil

Trigo – Crédito: Shutterstock

A CTNBio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança) aprovou, no dia 11 de novembro, a utilização de farinha de trigo transgênico no Brasil, a partir de solicitação feita por empresa argentina Bioceres. Ela é a fabricante do trigo HB4 – que chega ao Brasil pela TMG (Tropical Melhoramento Genético).

O cereal de inverno geneticamente modificado (OMG) foi lançado no país vizinho no ano passado, tendo como principal atrativo a alta resistência à falta de água. Essa característica é considerada por especialistas como essencial para viabilizar a cultura em diversos locais do Brasil – o que poderia contribuir para que o País pudesse ampliar a oferta, atingir a autossuficiência e garantir a segurança alimentar, pois se trata de um produto agrícola no qual o Brasil ainda é dependente de fornecimento externo.

O trigo HB4 da Bioceres também é resistente ao herbicida glufosinato de amônio. A variedade foi desenvolvida pela empresa de biotecnologia argentina em colaboração com a Universidade Nacional do Litoral e o Conicet (Conselho Nacional de Pesquisa Científica e Técnica).

Polêmica

A aprovação do trigo transgênico, porém, é cercada de polêmica, pois sofre contestações de diversos setores. Um dos resistentes ao cereal de inverno OGM é a Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo), representante da indústria de produção de farinhas e derivados do trigo.

“Apesar da forte rejeição do mercado internacional nos últimos 20 anos, lamentavelmente o Brasil passará a ser conhecido como o primeiro país a aprovar a utilização de trigo transgênico no mundo. Essa decisão, carregada de incertezas no âmbito dos desdobramentos perante o mercado e a comunidade internacional, foi tomada com base em critérios que incidem na segurança, sem maior estudo sobre condições de mercado e de comportamento do consumidor”, afirmou a Abitrigo, em nota oficial.

ARTIGOS RELACIONADOS

Panorama da produção de melancias no Brasil

A produção de melancias no Brasil está em ascensão, com regiões como o Nordeste se destacando como importantes polos de cultivo.

O uso do 2,4-D e sua importância para a agricultura

Mundialmente reconhecido como uma ferramenta básica na agricultura moderna, o sucesso do 2,4-D não se deve apenas a sua grande utilização como herbicida, mas também ao fato de apresentar um dos melhores perfis toxicológicos disponíveis. A molécula é uma solução insubstituível na operação de pré-plantio ou dessecação das plantas daninhas e para eliminar restos de outras culturas antes do início de uma nova semeadura.

Ubyfol: Aumento de produtividade

O setor sucroalcoleiro no Brasil vem passando por alguns desafios e exigindo dos produtores ...

Culturas de inverno devem gerar oportunidades de renda

Expectativa é de crescimento na área de trigo no Rio Grande do Sul devido à rentabilidade e negócios como o uso para nutrição animal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!