20.2 C
Uberlândia
terça-feira, julho 16, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesLíder mundial na utilização de bioinsumos, Brasil recebe evento 'Biocontrol & Biostimulants...

Líder mundial na utilização de bioinsumos, Brasil recebe evento ‘Biocontrol & Biostimulants LATAM’

Foto: Pixabay

A New AG International, editora especializada em publicações focadas em tecnologias para o agronegócio, em conjunto com a Croplife Brasil (CLB), associação que reúne empresas, especialistas e instituições que atuam na pesquisa e desenvolvimento de tecnologias para a produção agrícola sustentável, realizará de 29 a 31 de julho, em Campinas (SP), o Biocontrol & Biostimulants LATAM, uma das maiores conferências de bioinsumos da América Latina.

O evento reunirá especialistas internacionais para tratar sobre avanços e tendências em biodefensivos, bioestimulantes e biofertilizantes, com destaque para a sustentabilidade do setor. “Oportunidade de compartilhar com nosso continente, os desafios e os resultados em bioinsumos, alternativa fundamental para a promoção de sustentabilidade no setor agrícola. De acordo com estudos recentes da CropLife Brasil, mantivemos a taxa média anual de crescimento quatro vezes superior à média global, o que nos deixa em posição de liderança mundial na utilização de bioinsumos,” comenta Eduardo Leão, diretor-presidente da CLB.

A CropLife Brasil é a principal apoiadora do encontro, além de ter desempenhado papel técnico para construção da programação, que contará com a participação de três painelistas da entidade: Eduardo Leão, diretor-presidente; Arthur Gomes, diretor-executivo e de Sustentabilidade; e Gisele Perjessy, coordenadora de Assuntos Regulatórios de Bioinsumos. Os executivos abordarão a dinâmica do mercado, com dados de mercado e socioeconômicos do setor, além da regulamentação de bioinsumos no Brasil.

Crescimento dos bioinsumos no Brasil

O mercado de bioinsumos no Brasil, incluindo produtos de controle, inoculantes, bioestimulantes e solubilizadores, cresceu 15% na safra 2023/2024, em comparação à safra anterior. Os produtos biológicos agrícolas comercializaram R$ 5 bilhões, considerando o preço final para o agricultor.

Os dados fazem parte de um levantamento realizado pela CropLife Brasil, em parceria com a consultoria Blink, divulgados no fim de junho em coletiva de imprensa.

Nos últimos três anos, o mercado de bioinsumos agrícolas brasileiro cresceu a uma taxa média anual de 21%, percentual quatro vezes acima da média global.

Entre os principais cultivos, do total de uso de bioinsumos no Brasil 55% foram destinados para soja, 27% para milho, 12% para cana-de-açúcar e 6% para algodão, café, citrus e hortifruti (HF).

O Mato Grosso foi o estado de maior uso de produtos biológicos agrícolas, com 33,4% do valor total. Em seguida, Goiás/Distrito Federal, com 13%; São Paulo, com 9%; Paraná, com 7,9%; e Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, ambos com 7,8%, entre os principais estados.

ARTIGOS RELACIONADOS

Bioinsumos em soja: qual a sua função?

Confira no artigo da Campo & Negócios Hortifrúti para a edição de janeiro tudo sobre a função dos bioinsumos na soja.

Bioinsumos são grandes aliados para o controle da cigarrinha

Presente de norte a sul do Brasil, o inseto se tornou a principal praga dentro das lavouras de milho nos últimos anos, causando grandes prejuízos financeiros

MIP e bioinsumos mudam o olhar para o campo

Marcelo Poletti, engenheiro agrônomo, fundador e CEO da Promip, reflete em artigo sobre os avanços quanto aos biológicos.

CropLife Brasil participa do Congresso Nacional de Milho e Sorgo

Realizada pela Embrapa, a 33ª edição do congresso ocorre entre 12 e 15 de setembro de 2022, em formato híbrido.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!