28.6 C
Uberlândia
sexta-feira, abril 19, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesLima ácida tahiti

Lima ácida tahiti

Manejo otimiza a produção

Ana Cláudia da Silva Mendonça anac_mendonca@hotmail.com

Lucas Pereira da Silva / Bruna Cristina de Andrade Engenheiros agrônomos e mestrandos em Agronomia – Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Limão – Foto: Shutterstock

Já é prática comum entre os citricultores o uso da roçadeira ecológica. Por ser uma tecnologia recente, estudos envolvendo a prática estão sendo desenvolvidos e por meio deles foi possível identificar a melhor espécie a ser utilizada nas entrelinhas.

Para a cultura do lima ácida thaiti, a variedade selecionada foi a Braquiária ruziziensis. De acordo com o Instituto Agronômico (IAC), o incremento de produtividade é de 30% na produção da fruta em ensaios com adoção da roçadeira ecológica e do consórcio de Braquiária ruziziensis.

Vantagem

O manejo utilizando a roçadeira ecológica tem como vantagem o aumento de produtividade e tornar o manejo de plantas daninhas na propriedade mais fácil. Ainda, o número de aplicações de herbicidas quando se utiliza a técnica pode ser reduzido em até 50%. Outra vantagem é o aumento dos níveis de potássio na linha de plantio.

O aumento da produtividade ocorre devido à melhora de condições físicas, químicas e biológicas do solo. A manutenção de cobertura verde na entrelinha diminui a radiação solar incidente, conservando a microbiota e diminuindo a perda de solo por lixiviação, aumento da profundidade das raízes, teor de matéria orgânica, nutrientes, capacidade de armazenamento de água, melhora da aeração e aumento do nitrogênio fixado a partir da atmosfera, tornando-se disponível no solo.

Ademais, a microbiota do solo tende a sofrer menores distúrbios. Isso ocorre pois o uso da roçadeira ecologia melhora o aporte de nutrientes para as plantas, visto que ela tem como princípio a retirada do material vegetal da entrelinha, direcionando-o para as linhas das plantas de citros. Com a decomposição dos resíduos vegetais ocorre a mineralização dos nutrientes e consequente liberação dos nutrientes para as plantas de citros.

Estudos

Pesquisas realizadas no período de 2010 a 2020 pelo IAC mostraram que o uso de Braquiária ruziziensis em conjunto com a roçadeira ecológica aumentou em até 30% a produtividade da lima ácida Tahiti, quando comparado ao sistema convencional, que usa a Braquiária decumbens e a roçadeira convencional.

O uso desse conjunto não muda em nada o operacional já realizado a campo, uma vez que é frequente o uso de cobertura vegetal e de roçadas, ou seja, existem apenas vantagens a campo. A roçadeira ecológica pode ser adotada em qualquer pomar que utilize cobertura verde na entrelinha.

Já a adoção da Braquiária ruziziensis só é possível durante a instalação do pomar. Sendo assim, se o pomar estiver formado não existe a possibilidade de se trocar a vegetação da entrelinha.

Sem erros

[rml_read_more]

A adoção dessa técnica é fácil e a taxa de erro é baixa. Apesar disso, encontram-se mais facilmente nos pomares a Braquiária decumbens, mesmo ela não sendo a mais indicada, pois tem efeito alelopático.

Já a Braquiária ruziziensis não tem esse efeito negativo no desenvolvimento vegetativo e produtivo da lima ácida tahiti. Ademais, possui como característica positiva a liberação e decomposição de nutrientes mais rapidamente, reciclar maiores quantidades de fósforo e potássio no solo e ser pouco resistente à seca, ou seja, em épocas de seca é baixa sua competição por água.

Apesar das inúmeras vantagens que a doção dessa técnica trás, é necessário atentar-se para a adubação do solo, pois a técnica não torna desnecessária a adubação. É importante lembrar que a falta de cuidado com a adubação do solo é sempre um erro grave. Ademais, quando se retira a matéria vegetal da entrelinha, levando-a pra a linha de plantio, existe uma diminuição do aporte de nutriente nessa região, sendo necessária a suplementação, assim como na linha. Lembrando que o ideal, em plantas perenes, é que a adubação sempre ocorra na projeção da copa.

Análise de solo à frente

A melhor forma de evitar erros no manejo do solo é realizando a análise de solos pelo menos uma vez ao ano, e a montagem de um cronograma de adubação ao longo do ciclo da cultura. Esse tipo de atitude soma à técnica e melhora o desempenho produtivo do pomar.

Para a implantação da técnica, deve-se ter em mente que ela tem início com a implantação do pomar. O recomendado é que sejam utilizados 10 quilos sementes de Braquiária ruziziensis por hectare antes do plantio das mudas de laranja.

Investimento

O custo da semente é de aproximadamente R$ 10,00 o quilo, podendo variar com a região e empresa fornecedora. Já a roçadeira ecológica tem um valor de mercado 20 a 30% superior ao do convencional. Esses custos de instalação são baixos, quando tem um aumento de produtividade de até 30%, ou seja, o retorno econômico é alto.

Ademais, ainda existe o ganho com menos operações ligadas a plantas daninhas, pois são realizadas menos aplicações, economizando com o operacional e produtos.

ARTIGOS RELACIONADOS

Frutas, verduras e legumes saudáveis por mais tempo e livres de microrganismos

Produzidas em EPS (isopor®), com tecnologia e designs próprios, as conservadoras para acondicionamento e transporte de frutas, legumes e verduras (FLV) da Linha Da...

Fertilizantes especiais contribuem para o controle de doenças

  Tiago Henrique Costa Silva Engenheiro agrônomo especializado em hortaliças tiago@agronomo.eng.br Guilherme Guimarães Gerente técnico e de Regulamentação Federal da Andef Basicamente, os fertilizantes especiais são produtos elaborados para...

Nutrição ideal do maracujazeiro

Elisamara Caldeira do Nascimento Talita de Santana Matos Doutoras em Agronomia - UFRRJ Rafael Campagnol Professor de Olericultura - UFMT Glaucio da Cruz Genuncio Professor de Fruticultura - UFMT glauciogenuncio@gmail.com   O maracujazeiro...

Quiabo bordô atende alta gastronomia

O quiabo (Abelmoschus esculentum, anteriormente Hibiscus esculentus) pertence à família Malvaceae. Planta de ciclo vegetativo rápido, fácil cultivo, alta rentabilidade e, devido ao amplo leque de utilidades, tem demandado crescente aumento de produção.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!