23.7 C
Uberlândia
quinta-feira, fevereiro 29, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesLima ácida tahiti

Lima ácida tahiti

Manejo otimiza a produção

Ana Cláudia da Silva Mendonça anac_mendonca@hotmail.com

Lucas Pereira da Silva / Bruna Cristina de Andrade Engenheiros agrônomos e mestrandos em Agronomia – Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Limão – Foto: Shutterstock

Já é prática comum entre os citricultores o uso da roçadeira ecológica. Por ser uma tecnologia recente, estudos envolvendo a prática estão sendo desenvolvidos e por meio deles foi possível identificar a melhor espécie a ser utilizada nas entrelinhas.

Para a cultura do lima ácida thaiti, a variedade selecionada foi a Braquiária ruziziensis. De acordo com o Instituto Agronômico (IAC), o incremento de produtividade é de 30% na produção da fruta em ensaios com adoção da roçadeira ecológica e do consórcio de Braquiária ruziziensis.

Vantagem

O manejo utilizando a roçadeira ecológica tem como vantagem o aumento de produtividade e tornar o manejo de plantas daninhas na propriedade mais fácil. Ainda, o número de aplicações de herbicidas quando se utiliza a técnica pode ser reduzido em até 50%. Outra vantagem é o aumento dos níveis de potássio na linha de plantio.

O aumento da produtividade ocorre devido à melhora de condições físicas, químicas e biológicas do solo. A manutenção de cobertura verde na entrelinha diminui a radiação solar incidente, conservando a microbiota e diminuindo a perda de solo por lixiviação, aumento da profundidade das raízes, teor de matéria orgânica, nutrientes, capacidade de armazenamento de água, melhora da aeração e aumento do nitrogênio fixado a partir da atmosfera, tornando-se disponível no solo.

Ademais, a microbiota do solo tende a sofrer menores distúrbios. Isso ocorre pois o uso da roçadeira ecologia melhora o aporte de nutrientes para as plantas, visto que ela tem como princípio a retirada do material vegetal da entrelinha, direcionando-o para as linhas das plantas de citros. Com a decomposição dos resíduos vegetais ocorre a mineralização dos nutrientes e consequente liberação dos nutrientes para as plantas de citros.

Estudos

Pesquisas realizadas no período de 2010 a 2020 pelo IAC mostraram que o uso de Braquiária ruziziensis em conjunto com a roçadeira ecológica aumentou em até 30% a produtividade da lima ácida Tahiti, quando comparado ao sistema convencional, que usa a Braquiária decumbens e a roçadeira convencional.

O uso desse conjunto não muda em nada o operacional já realizado a campo, uma vez que é frequente o uso de cobertura vegetal e de roçadas, ou seja, existem apenas vantagens a campo. A roçadeira ecológica pode ser adotada em qualquer pomar que utilize cobertura verde na entrelinha.

Já a adoção da Braquiária ruziziensis só é possível durante a instalação do pomar. Sendo assim, se o pomar estiver formado não existe a possibilidade de se trocar a vegetação da entrelinha.

Sem erros

[rml_read_more]

A adoção dessa técnica é fácil e a taxa de erro é baixa. Apesar disso, encontram-se mais facilmente nos pomares a Braquiária decumbens, mesmo ela não sendo a mais indicada, pois tem efeito alelopático.

Já a Braquiária ruziziensis não tem esse efeito negativo no desenvolvimento vegetativo e produtivo da lima ácida tahiti. Ademais, possui como característica positiva a liberação e decomposição de nutrientes mais rapidamente, reciclar maiores quantidades de fósforo e potássio no solo e ser pouco resistente à seca, ou seja, em épocas de seca é baixa sua competição por água.

Apesar das inúmeras vantagens que a doção dessa técnica trás, é necessário atentar-se para a adubação do solo, pois a técnica não torna desnecessária a adubação. É importante lembrar que a falta de cuidado com a adubação do solo é sempre um erro grave. Ademais, quando se retira a matéria vegetal da entrelinha, levando-a pra a linha de plantio, existe uma diminuição do aporte de nutriente nessa região, sendo necessária a suplementação, assim como na linha. Lembrando que o ideal, em plantas perenes, é que a adubação sempre ocorra na projeção da copa.

Análise de solo à frente

A melhor forma de evitar erros no manejo do solo é realizando a análise de solos pelo menos uma vez ao ano, e a montagem de um cronograma de adubação ao longo do ciclo da cultura. Esse tipo de atitude soma à técnica e melhora o desempenho produtivo do pomar.

Para a implantação da técnica, deve-se ter em mente que ela tem início com a implantação do pomar. O recomendado é que sejam utilizados 10 quilos sementes de Braquiária ruziziensis por hectare antes do plantio das mudas de laranja.

Investimento

O custo da semente é de aproximadamente R$ 10,00 o quilo, podendo variar com a região e empresa fornecedora. Já a roçadeira ecológica tem um valor de mercado 20 a 30% superior ao do convencional. Esses custos de instalação são baixos, quando tem um aumento de produtividade de até 30%, ou seja, o retorno econômico é alto.

Ademais, ainda existe o ganho com menos operações ligadas a plantas daninhas, pois são realizadas menos aplicações, economizando com o operacional e produtos.

ARTIGOS RELACIONADOS

Panorama do cultivo de mamão no Brasil

O mamoeiro é cultivado na Ásia, nas Américas e na África, que, juntas, produziram em 2016 cerca de 13,05 milhões de toneladas de frutos. O Brasil é responsável por 10,9% da produção mundial, o que equivale a 1,4 milhão de toneladas da fruta. Nos últimos anos, o Brasil exportou a quantidade de frutos que corresponde a US$ 42 milhões, mas a maior parte de sua produção é consumida no mercado interno.

Incidência de CVC cai e doença é considerada praticamente extinta

A doença clorose variegada dos citros (CVC), também conhecida como “amarelinho“, considerada a maior ameaça da citricultura na década de 1990, está praticamente extinta...

Acácia-negra

A Acacia mearnsii De Wild., pertencente à família Fabaceae, é natural de regiões temperadas ...

Feijoeiro: Enraizamento auxilia em período de estiagem

O equilíbrio do solo é a chave para a estabilidade produtiva e a garantia de qualidade na lavoura. Um dos aspectos fundamentais para o desenvolvimento das plantas é o sistema radicular bem desenvolvido, o qual fará a absorção de água e nutrientes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!