18.1 C
São Paulo
quarta-feira, agosto 10, 2022
-Publicidade-
Inicio Destaques Lima ácida tahiti

Lima ácida tahiti

Manejo otimiza a produção

Ana Cláudia da Silva Mendonça anac_mendonca@hotmail.com

Lucas Pereira da Silva / Bruna Cristina de Andrade Engenheiros agrônomos e mestrandos em Agronomia – Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Limão – Foto: Shutterstock

Já é prática comum entre os citricultores o uso da roçadeira ecológica. Por ser uma tecnologia recente, estudos envolvendo a prática estão sendo desenvolvidos e por meio deles foi possível identificar a melhor espécie a ser utilizada nas entrelinhas.

Para a cultura do lima ácida thaiti, a variedade selecionada foi a Braquiária ruziziensis. De acordo com o Instituto Agronômico (IAC), o incremento de produtividade é de 30% na produção da fruta em ensaios com adoção da roçadeira ecológica e do consórcio de Braquiária ruziziensis.

Vantagem

O manejo utilizando a roçadeira ecológica tem como vantagem o aumento de produtividade e tornar o manejo de plantas daninhas na propriedade mais fácil. Ainda, o número de aplicações de herbicidas quando se utiliza a técnica pode ser reduzido em até 50%. Outra vantagem é o aumento dos níveis de potássio na linha de plantio.

O aumento da produtividade ocorre devido à melhora de condições físicas, químicas e biológicas do solo. A manutenção de cobertura verde na entrelinha diminui a radiação solar incidente, conservando a microbiota e diminuindo a perda de solo por lixiviação, aumento da profundidade das raízes, teor de matéria orgânica, nutrientes, capacidade de armazenamento de água, melhora da aeração e aumento do nitrogênio fixado a partir da atmosfera, tornando-se disponível no solo.

Ademais, a microbiota do solo tende a sofrer menores distúrbios. Isso ocorre pois o uso da roçadeira ecologia melhora o aporte de nutrientes para as plantas, visto que ela tem como princípio a retirada do material vegetal da entrelinha, direcionando-o para as linhas das plantas de citros. Com a decomposição dos resíduos vegetais ocorre a mineralização dos nutrientes e consequente liberação dos nutrientes para as plantas de citros.

Estudos

Pesquisas realizadas no período de 2010 a 2020 pelo IAC mostraram que o uso de Braquiária ruziziensis em conjunto com a roçadeira ecológica aumentou em até 30% a produtividade da lima ácida Tahiti, quando comparado ao sistema convencional, que usa a Braquiária decumbens e a roçadeira convencional.

O uso desse conjunto não muda em nada o operacional já realizado a campo, uma vez que é frequente o uso de cobertura vegetal e de roçadas, ou seja, existem apenas vantagens a campo. A roçadeira ecológica pode ser adotada em qualquer pomar que utilize cobertura verde na entrelinha.

Já a adoção da Braquiária ruziziensis só é possível durante a instalação do pomar. Sendo assim, se o pomar estiver formado não existe a possibilidade de se trocar a vegetação da entrelinha.

Sem erros

Para ler o restante deste artigo você tem que estar logado. Se você já tem uma conta, digite seu nome de usuário e senha. Se ainda não tem uma conta, cadastre-se e aguarde a liberação do seu acesso.

Inicio Destaques Lima ácida tahiti