18.1 C
São Paulo
sábado, agosto 13, 2022
-Publicidade-
Inicio Lançamentos Livro reúne aspectos biológicos e econômicos do uso dos herbicidas à base...

Livro reúne aspectos biológicos e econômicos do uso dos herbicidas à base de 2,4-D no Brasil

Livro 2,4-D
Livro 2,4-D

Substituição do 2,4-D nas culturas em que é utilizado no Brasil traria aumento de custo para a agricultura do país de 506,53%

 Lançamento será durante o I Simpósio Nacional sobre Plantas Daninhas em Sistemas de Produção Tropical, dia 29 de setembro, em Sinop (MT)

Robinson Osipe
Robinson Osipe

Jethro Osipe
Jethro Osipe

Com o objetivo de apresentar uma análise completa sobre uma indispensável ferramenta para controle de plantas daninhas, o 2,4-D, os pesquisadores Robinson Osipe e Jethro Osipe lançam o livro “Aspectos Biológicos e Econômicos do Uso dos Herbicidas à Base de 2,4-D no Brasil“. A obra reúne dados que comprovam a segurança, eficácia e importância da molécula no controle de plantas daninhas nas culturas da soja, milho, cana, trigo, arroz e café no Brasil. “Nunca tivemos um estudo que revelasse o verdadeiro impacto deste herbicida na agricultura do país. Este livro vem preencher essa lacuna, proporcionando aos leitores a oportunidade de conhecer não só a história do 2,4-D, como a sua real relevância para os produtores e toda a sociedade“, explica o autor e professor doutor Robinson Osipe.

Além de retratar a história, as características da utilização no Brasil e o perfil ambiental e toxicológico deste defensivo agrícola, o livro oferece uma nova perspectiva sobre a molécula ao compará-la com outras alternativas para controle químico de plantas daninhas nas culturas para as quais o 2,4-D é registrado. Dessa forma, foi possível identificar que uma das razões para o 2,4-D ser, até hoje, um dos herbicidas mais utilizados no Brasil, é a sua economicidade. “A substituição do 2,4-D nas culturas em que o herbicida é registrado e utilizado no Brasil traria um aumento de custo para a agricultura do país de, em média, R$ 1.089.052.654,46, o que representaria 506,53% a mais do montante utilizado com o herbicida 2,4-D para o manejo de plantas daninhas nessas culturas,“ explicam os autores. Este aumento teria um impacto direto também na população urbana brasileira, que seria inevitavelmente afetada pelo incremento do preço dos alimentos produzidos sem a utilização do 2,4-D.

Outro ponto de destaque da publicação é o aspecto agronômico do 2,4-D. Os pesquisadores ressaltam que a molécula se apresenta como uma importante alternativa no manejo de plantas daninhas resistentes a herbicidas. De acordo com Robinson Osipe, a resistência tem se tornado um dos principais problemas da produção agrícola nacional. “Por contar com um mecanismo de ação diferente dos inibidores de ALS e do glifosato, o 2,4-D é fundamental na luta dos agricultores contra a resistência“, afirma.

Inicio Lançamentos Livro reúne aspectos biológicos e econômicos do uso dos herbicidas à base...